Buscar

Discursiva gabarito linguistica e aquisicao da escrita e Lingua Portuguesa e Producao de Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA REGULAR - UTA A ESCRITA B FASE I – julho 2016 – gabarito 
(Versão para impressão)
DEBORA ANTONIO DA SILVEIRA - RU: 947980 
Nota: 96
PROTOCOLO: 20160726947980A5D0C1
Disciplina(s):
Linguística e Aquisição de Escrita
Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
	Data de início:
	26/07/2016 16:09
	Prazo máximo entrega:
	26/07/2016 17:24
	Data de entrega:
	26/07/2016 16:31
Questão 1/5
Leia o texto a seguir: 
A sequência dialogal tem a particularidade de se concretizar só nos segmentos de discursos interativos dialogados, que são estruturados em turnos de fala (BRONCKART, 1999, p. 230). Esses discursos só acontecem quando os interactantes estão de fato engajados em uma conversação e que seus enunciados respectivos são determinados mutuamente (...)
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto o mesmo está disponível em: COSTA, Adriano Ribeiro. GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS: AFINAL DE CONTAS, DO QUE SE TRATA?. Revista Prolíngua – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, I SSN 1 9 8 3 -9 9 79 ,Volume 6 - Número 1 - jan/jun de 2011. Site: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/viewFile/13551/7704 acesso em 23/06/2016.
De acordo com as aulas e com o livro-base Análise Linguística nos Gêneros Textuais, a sequência dialogal tem como situação comunicativa o diálogo, que, por sua vez, associa-se à oralidade. Explique alguns aspectos comunicativos e linguísticos característicos dessa sequência.
Nota: 20.0
	A oralidade faz uso de elementos extralinguísticos, tais como gestos e caretas; a fala explora elementos prosódicos e de entonação; a fala tende a construir frases mais curtas; a fala vale-se de redundâncias; a oralidade possui flutuação temática; a fala possui a presença do interlocutor e aprende-se naturalmente. (p.87)
 
 
Resposta:Através da sequência dialogal é que se estabelece a comunicação. A sequência dialogal só acontece quando há interação entre os interlocutores, havendo fala e reciprocidade.
Questão 2/5
Leia: 
O ensino com foco nos gêneros implica, todavia, na utilização de uma metodologia centrada em atividades interligadas e planejadas de modo a possibilitar a apropriação gradual de um gênero. A essa metodologia ou procedimento didático chamamos de sequência didática, a qual permite integrar as práticas sociais de linguagem – escrita, leitura e oralidade –, guiando as intervenções do professor.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto o mesmo está disponível em: BARROS, PEREIRA e ANDRADE. Leicijane da Silva , Uagne Coelho e Karylleila dos Santos. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, RIO DE JANEIRO: CIFEFIL, 2014. Site: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/03/016.pdf acesso em 20/06/2016.
De acordo com as aulas e com o livro-base Análise Linguística nos Gêneros Textuais, Dolz e Schneuwly (2004) fazem uma sugestão de procedimento metodológico para o trabalho com gênero: a sequência didática. Qual seria a ideia de trabalho com tal proposta? Explique.
 
Nota: 16.0
	A ideia é simples: num encadeamento de módulos de atividades, os alunos elaboram a primeira versão de um gênero – oral ou escrito – depois desenvolvem práticas de leitura, discussão e apreensão de unidades estruturais e linguísticas, e depois desenvolvem novamente uma segunda versão do gênero em questão. (p. 155)
 
 
Resposta:A ideia de trabalho com a proposta de Dolz e Schnewly é que assim há uma reflexão e um inter relacionamento entre a sequencia didatica, assim podemos visualizar o texto de vários ângulos, tendo assim uma visão ampla do que podemos estudar.
Questão 3/5
Leia com atenção: 
Existem várias definições para texto. É fundamental saber que um texto é uma unidade linguística dotada de certa estrutura formal, o que lhe dá sentido e lhe permite exercer a sua função. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VALLE, Maria Lucia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013. P. 73
De acordo com as aulas e com o livro-base Análise Linguística nos Gêneros Textuais, devemos trabalhar com o texto em sala de aula. Para tanto, é imperativo saber o que é texto. Explique o que é o texto.
Nota: 20.0
	Texto é discurso. Ele não pode ser visto apenas como uma estrutura que fale por si, como nas tradições estruturalistas de tratamento textual, nem tampouco como uma espécie de módulo conceitual latente na mente dos falantes, como defendem as concepções cognitivistas. Texto é tudo isso, mas vai além disso. Texto é produto social; é criação da história que se entrelaça às relações organizadas dos indivíduos; é instrumento por meio do qual os indivíduos criam, mantêm ou subvertem suas estruturas. (p.22)
Resposta:Texto é a unidade básica de comunicação. Para qualquer gênero textual e para qualquer tipo de comunicação é necessário haver o texto, seja ele oral ou escrito. Ou seja, o texto é um conjunto de frases encadeadas que fazem sentido, e que há a intenção de passar uma mensagem a quem o lê.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Podemos afirmar que é a linguagem que torna possível a humanização como a percebemos.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: HARTMANN, S. H. de G. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: Intersaberes, 2012. P. 42.
Apresente argumentos favoráveis à afirmação acima, com base na compreensão de linguagem e de sujeito, abordadas nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno discorra sobre a formação do sujeito humano, que se constitui por meio da interação e da comunicação por meio da linguagem, e também sobre a própria linguagem, que humaniza e deve ser compreendida como produto histórico. “Por um lado, não podemos pensar o homem sem a linguagem, por outro, não podemos pensar a linguagem distanciada da vida, em seus aspectos sociais, culturais e históricos.” (livro-base, p. 24)
 
Resposta:Para nos comunicar é necessário utilizarmos a linguagem, e isso é o que nos torna diferentes dos animais irracionais. A comunicação só é viável por termos uma relação entre o sujeito e quem utiliza a linguagem, ou seja a relação interlocutiva da comunicação.
Questão 5/5
Leia o trecho inicial de uma carta do leitor enviada à revista Veja, porém não publicada: 
“Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://advivo.com.br/blog/stockler/carta-resposta-a-revista-veja-por-uma-professora. Acesso em: jun. 2015.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, explique quem é o interlocutor imediato de uma carta do leitor, e dê exemplos de seus possíveis propósitos.
Nota: 20.0
	“O interlocutor imediato de uma carta do leitor é a equipe de redação do jornal ou revista, ou é o articulista responsável por determinada seção do jornal ou revista. [...] Os propósitos de uma carta do leitor podem ser variados: denunciar, criticar, elogiar, opinar, agradecer, reclamar, solicitar, entre outros.” (livro-base, p.115-116)
 
Resposta:O interlocutor imediato de uma carta do leitor é o escritor de uma revista ou jornal. Os possíveis propósitos de carta do leitor é a crítica, sugestão, reclamação, ou elogio.

Continue navegando