Buscar

Comunic.Organiz.Sist.Inform.Gerencial Apol 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

uestão 1/5
Peter Drucker (Drucker, 1972) resume as atividades de um gestor em cinco categorias: 1. Estabelecer objetivos. 2. Organizar atividades.  3. Motivar e comunicar. 4. Medir. 5. Desenvolver as pessoas e em cada atividade gerencial, o principal papel do gestor é tomar decisões, que afetarão, em menor ou maior grau, o desempenho da organização. Podemos identificar claramente pelo menos duas das categorias das atividades de um gestor no enunciado a seguir: Carlos é um supervisor de produção no setor de acabamento de uma fábrica de confecções. No início de cada jornada de trabalho, ele verifica os pedidos a serem entregues para o setor de embalagem e aloca as tarefas para os colaboradores do setor. Carlos adota o procedimento de dividir as tarefas mais complexas para as costureiras de maior experiência, porém as menos experientes são colocadas ao lado das colaboradoras seniores pelo menos uma hora por dia para aprenderem mais.
Com base nesse enunciado e em nossos estudos, identifique neste cenário, duas categorias das atividades de um gestor:
	
	A
	Motivar e comunicar e medir; Não está explícito o aspecto da motivação, bem como o da mensuração no texto.
	
	B
	Organizar atividades e desenvolver as pessoas.
Você acertou!
A atividade gerencial pressupõe o planejamento e a coordenação sobre as pessoas e sobre os processos organizacionais. A proposição correta é a organização das atividades e desenvolvimento das pessoas. Não está explícito o aspecto da motivação, bem como o da mensuração no texto. Também não está explícito o aspecto de estabelecer objetivos, bem como o de mensuração no texto. E não está explícito o aspecto de medição ou mensuração no texto.
	
	C
	Estabelecer objetivos e medir; Não está explícito o aspecto de estabelecer objetivos, bem como o de mensuração no texto.
	
	D
	Organizar atividades e medir; Não está explícito o aspecto de medição ou mensuração no texto.
	
	E
	Organizar atividades e estabelecer objetivos.
Questão 2/5
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE) são termos largamente utilizados por executivos, sendo então muito importante o nosso entendimento sobre os respectivos conceitos. De acordo com o que foi estudado, relacione os conceitos a seguir e depois assinale a alternativa correta:
1.SIG
2.SAD
3.SAE
(    ) Destinam-se a apresentar o desempenho geral da organização
(    ) Destinam-se à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais
(    ) Buscam solucionar problemas complexos por meio de simulações de cenários e análises estatística
	
	A
	3-1-2;
A característica de apoio à gestão que tornou os sistemas de informação conhecidos como Sistemas de Informação Gerenciais (SIG). Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) se caracterizam pelo uso intensivo de processamento numérico, simulações, projeções estatísticas e técnicas de modelagem de problemas para solucionar situações complexas e não estruturadas. Os Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE), diferentemente dos anteriores, se destinam a apresentar o desempenho geral da organização, permitindo aos executivos identificar situações de decisão e oportunidades de negócio.
	
	B
	3-2-1;
	
	C
	2-1-3;
	
	D
	2-3-1;
	
	E
	1-2-3;
Questão 3/5
A Matriz de Decisão é uma ferramenta que permite uma rápida análise através de critérios que favorecem uma visão mais ampla e coerente de várias alternativas. Apesar de trabalhar subjetivamente, ela servirá como um guia para encontrar tendências que se enquadram melhor à nossa realidade e ao que buscamos no futuro. Ela também auxilia na identificação de pontos fortes e fracos de cada ideia, tornado mais simples a escolha para um próximo projeto[1]. Para esse exercício usaremos um setor de compra de matéria-prima, onde Márcia, que trabalha nesse setor, precisa decidir num processo de aquisição entre três diferentes fornecedores (X, Y e Z) de uma matéria-prima específica. Márcia utilizará uma matriz de critérios, estabelecidos como o prazo de entrega, a precisão da entrega (quantidades entregues corretamente) e a qualidade do material. Os pesos a serem utilizados são:
Prazo de entrega – 0,35
Precisão – 0,30
Qualidade – 0,40
 
As avaliações feitas para cada fornecedor, em função de entregas anteriores, são dadas a seguir na forma de notas numa faixa de 0 a 100:
                               Prazo de Entrega             Precisão                              Qualidade
Empresa X:         80                                          75                                          80
Empresa Y:         90                                          75                                          50
Empresa Z:         100                                        40                                          60
 
Após o cálculo da matriz de decisão, a classificação na ordem decrescente em termos de maior pontuação resultará em:
	
	A
	Z-X-Y;
	
	B
	Z-Y-X;
	
	C
	X-Y-Z;
Você acertou!
O cálculo envolve a ponderação das notas dadas pelos pesos atribuídos. Para a empresa X: 80*0,35+75*0,30+80*0,40=82,5. Para a empresa Y: 90*0,35+75*0,30+50*0,40=74. Para a empresa Z: 100*0,35+40*0,30+60*0,40=71. Assim, X é maior que Y, que é maior que Z.
	
	D
	Y-X-Z;
Questão 4/5
A complexidade das decisões gerenciais cresce na medida em que ascendemos nos níveis funcionais da organização, porque os seus resultados se tornam menos previsíveis. De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, elas são classificadas em três tipos: estruturada, não estruturada e semiestruturada.  Com base nessa afirmação e em nossos estudos, apresentamos a situação de um departamento financeiro que precisa tomar decisões quanto ao controle de caixa, pois deve estar atento às variações cambiais (relacionadas com o dólar, por exemplo) e à inflação, e também com o destino das sobras de caixa, priorizando qual o melhor investimento a ser feito para manter o rendimento do capital. Em caso de déficit de caixa, deve priorizar o saque das reservas ou escalonar os pagamentos, atento aos prazos de vencimento dos compromissos de pagamento. Este tipo de decisão, de acordo com o texto, ocorre tipicamente:
	
	A
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Conforme O’Brien (2002), Uma decisão não estruturada se adapta bem ao nível estratégico como planejamento de novos negócios. Mas mesmo decisões não-estruturadas podem ser tomadas em níveis mais operacionais, tal como a administração de caixa: dependendo de como o mercado financeiro se comporta, pode ser mais rentável investir a sobra de caixa em um fundo em preferência a outro, dependendo de informações que mudam a todo momento.
	
	B
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	C
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	D
	Em nível gerencial, sendo  o tipo de decisão semiestruturada;
	
	E
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Questão 5/5
Em todas as etapas do processo de decisão, as informações desempenham um papel central, fornecendo diferentes tipos de orientação ao gestor, conforme ilustra a figura abaixo.
 De acordo com o que foi estudado, temos uma situação envolvendo uma tomada de decisão, onde Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa, o que pode ser um indício da razão do consumo ter aumentado. Mário decide conversar com o mecânico chefe sobre isto, porém ainda desconfiado com a qualidade do combustível dos postos conveniados com a empresa. Com relação a este caso mostrando uma situação envolvendo tomada de decisão, assinale V para verdadeiro e F para falso, e depois marque a alternativa correta:
(      ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses.
(      ) A fase da implementação ocorreu quando, em conjunto com a equipe, Máriodescobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa.
(      ) A fase de concepção ocorreu quando, conforme as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota.
(      ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe sobre o problema constatado.
	
	A
	V-F-V-V;
	
	B
	V-F-V-F;
Você acertou!
Quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses (fase de inteligência). Com as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota (fase de concepção).  A fase de implementação ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe, optando pela causa da manutenção em detrimento da causa da qualidade do combustível.
	
	C
	F-F-V-F;
	
	D
	V-V-V-F;
	
	E
	V-V-V-V;

Outros materiais