Buscar

Comun.Organiz.Sist.Inform.Gerencial Discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

313 
Nota: 60
PROTOCOLO: 201604069183137B8182
Disciplina(s):
Sistemas de Informação Gerencial
	Data de início:
	06/04/2016 20:53
	Prazo máximo entrega:
	06/04/2016 21:53
	Data de entrega:
	06/04/2016 21:48
Questão 1/5
Em uma perspectiva instrumental clássica, é possível considerar que uma organização empresarial esteja dividida em funções e em níveis hierárquicos ou decisórios. Há o nível responsável pelas decisões mais abrangentes da organização que possuem impacto no longo prazo e permitem direcionar e caracterizar o futuro da organização. Outro nível é o da rotina diária da organização, caracterizado por decisões de impacto a curto prazo. E existe o nível responsável pelas decisões setoriais da organização, focado na concretização das estratégias a partir do acompanhamento e do controle das atividades que irão concretizar os objetivos estabelecidos.
Essa forma de organização das decisões que devem ser tomadas em uma empresa exige que a mesma tenha tecnologias de suporte à sua estrutura, que viabilizem a realização das tarefas diárias de cada nível decisório. Tradicionalmente, sistemas de informação específicos são utilizados em cada um desses níveis, cada qual com denominação e função determinadas.
Descreva que tipo de sistema de informação corresponde a cada um dos níveis decisórios apresentados acima, indicando também a nomenclatura desses níveis.
Nota: 16.0
	A partir da demanda fornecida, o aluno deve apontar que o nível operacional de decisão se utiliza de Sistemas de Processamento de Transações (SPT), que registram dados relativos às operações rotineiras e básicas da empresa, fornecendo a seus usuários uma visão das transações de dados executadas, abastecendo bases de dados de outros sistemas mais complexos.
O nível gerencial de decisão se utiliza de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), que permitem o controle e a coordenação do nível operacional, auxiliando os gestores em seu acompanhamento por meio de gráficos, relatórios gerenciais e tabelas.
Já o nível estratégico de decisão utiliza Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e Sistemas de Apoio Executivo (SAE), que permitem delinear estratégias competitivas ou apoiá-las, alterando a forma de conduzir o negócio para que a empresa mantenha ou adquira vantagem competitiva.
Resposta:(SIG) sistema informação gerencial - nível de rotina diária (SAD)sistema de apoio decisão- nível de decisões mais abrangentes (SAE)sistema apoio executivo - nível estratégico 
Questão 2/5
A figura abaixo mostra como é composta a tecnologia BI (Business Intelligence):
A partir da análise da imagem, redija um texto dissertativo da tecnologia BI. Em sua abordagem, deverão ser contemplados os seguintes aspectos:
Data Warehouse; (Valor 4,0 pontos).
OLAP; (Valor 3,0 pontos).
Data Mining; (Valor 3,0 pontos).
Nota: 6.0
	O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos:
Data Warehouse: Coleta e organiza os dados corporativos para fins gerenciais, em especial para os objetivos da administração estratégica. Ele se baseia na ideia de que as informações necessárias para um gestor acompanhar o seu negócio são diversificadas, volumosas, dispersas e não estão organizadas de forma apropriada para sua rápida compreensão. O seu objetivo é buscar extrair valor dos dados corporativos para o propósito do negócio.
OLAP: Possibilita a análise rápida de grandes volumes de dados sob múltiplos ângulos de observação – o que denominamos de análise multidimensional.
Data Mining: Mineração de Dados - Visa a descobrir padrões implícitos nos dados e utilizá-los para obter vantagens de negócios. É uma técnica de análise exploratória, aplicada a situações em que não há um entendimento prévio do que seria um “conhecimento interessante”. Ele se baseia na ideia de que podem existir informações relevantes e desconhecidas “escondidas” por trás dos dados, e que essas informações podem ser “extraídas” por meio de algoritmos computacionais.
Resposta:é a tecnologia que compacta as informações e as compatível a cada sistema 
Questão 3/5
Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que concorrem para a realização de um determinado objetivo. O sistema informatizado permite a realização das ações de coleta, armazenamento, processamento e recuperação, em equipamentos de processamento eletrônico, dos dados necessários ao funcionamento de outro sistema de função mais ampla. Essas ações ocorrem com um escopo específico para cada nível decisório de uma empresa, sendo que, conforme esses níveis, os sistemas de informação podem ser classificados em:
- SPT – Sistemas de Processamento de Transação
- SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
- SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
- SAE – Sistemas de Apoio Executivo
Imagine a situação hipotética de que você acaba de ser contratado para atuar em uma empresa que está inaugurando suas atividades, e, com seu conhecimento na área de Sistemas de Informação, foi convidado a indicar que tipo de dado ou informação deveria ser tratado por tipo de sistema a ser implantado nessa empresa.
Escreva um texto com sua resposta para essa situação, indicando qual o conteúdo processado por cada um dos quatro tipos de sistemas citados acima, e a que nível da empresa esse conteúdo é destinado.
 
Nota: 6.0
	Considerando a situação apresentada, espera-se que o aluno elabore um texto contendo os seguintes elementos:
1) SPT
De nível operacional, registram os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de todos os setores da empresa, abastecendo bases de dados referentes a outros sistemas de informação
2) SIG
De nível gerencial, transformam dados coletados no nível operacional em informações significativas utilizadas para tomar decisões gerenciais na empresa, gerando relatórios e gráficos claros e objetivos.
3) SAD
De nível estratégico, realizam a modelagem em cenários da informação obtida nos níveis gerenciais, objetiva ou não-estruturada, para oferecer suporte aos gestores na tomada de decisão.
4) SAE
De nível estratégico, fornecem informações orientadas à gestão estratégica da empresa, com foco nas informações externas à organização, especificamente o comportamento do mercado, dos concorrentes, dos clientes e dos parceiros, gerando uma visão antecipativa que possibilita aos executivos agir de forma proativa na estratégia da empresa.
 
Resposta:-spt sistema de processamento de transação -sig sistema de informações gerenciais cuida das informações de rotina da empresa com agilidade -sad sistema de apoio á decisão ajuda não decisões mais abrangentes -sad sistema de apoio executivo atua nas decisões estratégicas e de grande impacto dentro da organização 
Questão 4/5
A aquisição e implantação de sistemas integrados de gestão normalmente são encaradas como projetos caros e de médio/longo prazo, além das dificuldades inerentes ao processo de aculturamento às novas tecnologias e processos.
Por isso muitas organizações de pequeno e médio porte resistem à implantação destes sistemas, com o receio de investirem altas somas financeiras em um projeto que pode não trazer os benefícios esperados. 
Descreva como as pequenas e médias empresas representam um mercado a ser explorado no segmento de sistemas de informação do porte de um ERP.
Nota: 16.0
	É esperado que a resposta do aluno contemple os elementos:
Mercado com necessidade de integrar a gestão tanto quanto grandes empresas;
Mercado em busca de soluções baratas e simplificadas;
Mercado com demanda por sistemas com seções modulares, acessíveis online;
Mercado com pouca necessidade de customização, reduzindo o custo do produto.
Resposta:são sem duvida um mercado a ser explorado, pois muitos empresários não investem num sistema de ERP por receio, mas os benefícios da agilidade que o sistema traz possibilita mais tempo para novos faturamento, redução de desperdícios e qualidade de informação 
Questão 5/5
Os SIG financeiros são de extrema importância para a administração das organizações, poisdevem oferecer suporte ao planejamento e à gestão financeira das mesmas. As informações proporcionadas por estes sistemas são importantes para que os gestores projetem futuras necessidades de caixa ou oportunidades de investimento. A figura abaixo mostra um exemplo de resultado de um SIG financeiro em forma de gráfico:
Com base no gráfico apresentado, indique qual a informação que o gráfico apresenta aos gestores financeiros e as possíveis ações que estes podem tomar com base nesta informação.
Nota: 16.0
	Deve-se dizer aqui que o gráfico apresenta uma previsão de vendas com tendência crescente ao longo do período. Apresenta também uma curva real de vendas, que iniciam superiores à previsão mas evoluem em queda até o terceiro mês e se elevam a partir dele, chegando a superar a previsão no quarto e quinto meses. Uma ação que pode ser recomendada é o investimento do excesso do fluxo de caixa nos meses onde a venda real é maior que a prevista, e outra ação é a economia de fundos nos meses nos quais a venda é menor que a previsão realizada.
Resposta:com base no gráfico as vendas começaram melhor que o previsto, tiveram uma queda entre o segundo e o quarto ano e voltaram a crescer no ultimo ano. e as ações a serem tomadas com base neste gráfico são estáveis pois tivemos dois anos positivos e dois negativos.

Outros materiais