Buscar

Discursiva FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=escolarização&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KjajVaeJPMSLwgT5sJbYCw& acesso em 12/07/12.
 
Com base na figura apresentada acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre os processos de educação e escolarização.
Nota: 20.0
	O termo educação é amplo, abrangendo desde processos de socialização iniciais, como os do âmbito familiar, até aprendizagens mais formais, enquanto escolarização trata das orientações normativas, praticas, culturas e instituições escolares, mais especificamente. (p. 39-40)
Resposta:Inicialmente é preciso dizer que há uma diferença entre educação e escolarização, pois é possível haver um processo educativo sem haver escolarização. O termo educação é amplo, abrangendo desde processos de socialização iniciais, como no âmbito familiar, etc. Quanto a escolarização no Brasil, é uma construção histórica, com suas contradições, dilemas, conflitos e desafios. Vale ressaltar que durante muito tempo houve grande influencia da igreja católica na educação e escolarização, inicialmente com os jesuítas, vindos de Portugal, que tinham a missão educativa e catequizadora, o que permitia levar civilização e Deus, portanto, salvação para outros povos. Essa educação perdurou por mais de dois séculos. Na sequencia houveram reformas como a " Pombalina" que foi orientada pelo pensamento iluminista, que entendiam como função da educação "preparar súditos capazes de identifica e reconhecer como legítimos as leis e os costumes do Estado". Somente na primeira república a educação passou a ser debatido pelos intelectuais devido as necessidades da população diante da reorganização do Estado. 
Questão 2/5
"Tudo por um filho. Nove em cada dez casais brasileiros inférteis conseguem ter filho com a ajuda da medicina"
 
Revista Veja, capa, (nº 1699, 9/5/01).
 
A frase acima revela uma crença bastante arraigada no senso comum brasileiro contemporâneo. Isso posto, descreva o que se entende por fertilidade prescritiva:  “só não tem filho quem não quer”.
Nota: 16.0
	O conceito refere-se à  crença na infalibilidade da ciência e uma fertilidade prescritiva. Ver no livro-base: “Luna chama a atenção para a emergência do que denomina fertilidade prescritiva, pois as novas tecnologias reprodutivas estão criando uma aura de infalibilidade da ciência” (pgs. 73 e 74)
Resposta:Com as novas tecnologias reprodutivas, está sendo criado uma mentalidade de que só não tem filhos hoje em dia quem não quer, pois com a mudança no estilo de vida das mulheres como: adiamento da maternidade, entrada da mulher no mercado de trabalho, o memento escolhido para ter filhos coincide com o declínio da fertilidade feminina e com isso cada vez mais mulheres buscam essa tecnologias para poder gerar filhos.
Questão 3/5
No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização”
ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre os aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil.
Nota: 16.0
	Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.  (p. 20 e 21)
Resposta:o surgimento dessa disciplina relaciona-se ao surgimento de do curso de pedagogia no Brasil. O que a diferencia é a forma de pesquisa que é utilizado tais como: arquivos escolares, museus escolares, legislações específicas, diários de classe, cadernos de alunos, etc
Questão 4/5
“No dia 11 de agosto de 1971 foi promulgada a Lei nº 5.692, que regulamentava o ensino de primeiro e segundo graus. Entre outras determinações, ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos, aglutinando o antigo primário com o ginasial, suprimindo o exame de admissão e criando a escola única profissionalizante. A legislação complementar que acompanhou a Lei de Diretrizes e Bases foi imediatamente organizada pelo Conselho Federal de Educação (CFE), por meio da Resolução nº 8, e fixava o núcleo comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus, definindo seus objetivos e amplitude, e o parecer 853 do CFE, que definiu a doutrina de currículo, indicando os conteúdos de núcleo comum, apresentando o conceito de matéria, orientando suas formas de tratamento e integração, indicando os objetivos das áreas de estudo e os do processo educativo e remetendo-os ao objetivo geral do ensino de 1o e 2o graus e aos fins da educação.”
LIRA, Alexandre Tavares do Nascimento. Reflexões sobre a legislação de educação durante a ditadura militar (1964-1985). In.: Revista Histórica. Ed. nº 36, junho de 2009. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao36/materia01/
 
Num primeiro momento a lei nº 5692/1971 recebeu poucas críticas. À medida em que ocorreu sua implantação, no entanto, diversos problemas foram evidenciados. A partir dos conteúdos trabalhados nas teleaulas e no livro base da disciplina, apresente três consequências da implantação da lei para a educação brasileira.
Nota: 20.0
	Perda de espaço na matriz curricular das disciplinas da área de humanas como História e Geografia; A introdução obrigatória de disciplinas de conteúdo cívico, como educação moral e cívica e organização social e política brasileira;  A precariedade de recursos humanos e materiais para a implantação das habilitações profissionais; A retirada de conteúdo do 2º grau que eram solicitados em vestibulares – em seus lugares foram colocadas disciplinas profissionalizantes; O favorecimento da expansão da rede privada de ensino por meio de subsídios políticos; A formação mais rápida de professores com a introdução das licenciaturas curtas. (p. 147)
Resposta:perda de espaço da disciplinas da de humanas- história e geografia; a introdução obrigatória de cunho cívico, como educação moral e cívica; a precariedade de recursos humanos e materiais para implantação das habilidades profissionais;
Questão 5/5
“Sua obra de juventude é marcada pelo tom aberto, propositivo, hipotético, o que levou a alguns comentadores a interpretá-lo pelo paradigma da ambiguidade e da contradição constitutivas. Foi precisamente esse aspecto aberto, inquisitivo, de sua obra de juventude, que foi substituído na maturidade por um espírito de sistema fechado, uma compilação de certezas e de sugestões de intervenção prática e política.”
 
SOUZA, Jessé. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo soc. [online]. 2000, vol.12, n.1, pp. 69-100. ISSN 0103-2070. P. 70.
 
O excerto acima faz um balanço da obra freyreana, inventiva e inovadora na juventude e, depois, uma pouco mais autocentrada em “certezas” pre estabelecidas. Nessa direção, tendo como referência a primeira fase da obra freyreana (juventude), mencione alguns    aspectos inovadores da obra do autor. .
Nota: 6.0
	O aluno deve comentar basicamente  a questão da miscigenação indicando que Freyre rompeu com a percepção negativa da mistura das raças, pregando que esta era uma vantagem do povo brasileiro. Ver página 106 do livro-base: “Foi exatamente a miscigenaçãoque promoveu um tipo de ‘democratização social’ do Brasil.”
Resposta:u

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes