Buscar

Discursiva PRÁTICA PROFISSIONAL MODELAGEM MATEMÁTICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
A Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática assumida, busca manter-se em estreita harmonia com a visão apresentada, ou seja, aquela que concebe a Matemática como um instrumento importante, mas sem desconsiderar as outras áreas que devem estar presentes no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática.
BURAK, D. KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática na Educação Básica numa perspectiva de Educação Matemática. In: Educação Matemática: reflexões e ações. BURAK, D. PACHECO, D. R., KLÜBER, T. E. (orgs.). Curitiva: CRV, 2010, p. 151 e 157.
 A compreensão de Modelagem Matemática dos autores está alinhada com a compreensão de um ensino interdisciplinar. Sintetize como a Modelagem Matemática está relacionada com essa compreensão de ensino.
	Podemos compreender a natureza interdisciplinar da Modelagem Matemática uma vez que as elaborações de modelos exigem conhecimentos de outras áreas, além da Matemática. Em outras palavras, na abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, e isso ocorre no desenvolvimento de uma atividade de modelagem.
TEXTO 01: Modelagem Matemática e etnomatemática no contexto da educação matemática: aspectos filosóficos e epistemológicos.
Resposta:
Questão 2/3
Criar o fundamento perene da mecânica do céu e reuni-lo em indivisível unidade com a mecânica da terra, foi a grande obra de Newton. Essa afirmação leva a crer que o método de trabalho se aproxima do que chamamos de Modelagem Matemática.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática como método de ensino e aprendizagem de matemática em cursos de 1° e 2° graus. Rio Claro, 1990. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – UNESP, 1990, p. 15.
 
O fragmento de texto busca relacionar o método de pesquisa utilizado pelo físico Newton com a Modelagem Matemática definida na perspectiva na Matemática Aplicada. Explique de forma sucinta como se dá o processo de modelagem nessa perspectiva.
	A modelagem parte de um problema da realidade, de um contexto social, político, físico, etc., em seguida, deve-se levantar informações afim de se compreender o contexto do problema para, então formular um modelo matemático da situação, ou seja, um modelo que represente a situação em estudo. Na sequência, deve-se resolver esse modelo, isto é, encontrar a solução matemática. Essa solução deve ser interpretada e analisa à luz do contexto, da realidade da qual emergiu o problema, Caso a solução seja considerada adequada, deve-se informar os resultados, caso contrário, deve-se retomar o processo de modelagem afim de se aperfeiçoar o modelo.
TEXTO 03: Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem.
Resposta:
Questão 3/3
Para o desenvolvimento de uma atividade com modelagem matemática Burak (1998, 2004), sugere cinco etapas: 1) escolha do tema; 2) pesquisa exploratória; 3) levantamento dos problemas; 4) resolução dos problemas e o desenvolvimento do conteúdo matemático no contexto do tema; 5) análise crítica das soluções [...]. Durante todo o processo da Modelagem, a postura do professor é primordial, pois assume o papel de mediador.
KLÜBER, T. E. BURAK, D. Modelagem Matemática: pontos que justificam sua utilização no ensino. Disponível em: <http://www.dionisioburak.com.br/#!artigos-eventos/cnxf>. Acesso em: 07 abril 2016. p. 2.
 
Com base nos textos indicados para leitura, descreva o papel do professor em cada uma das cinco etapas proposta por Burak.
	Na Escolha do tema o professor pode apresentar aos alunos alguns temas e incentivar aos próprios alunos a sugerirem aqueles que lhes sejam do interesse.
Na Pesquisa exploratória após a escolha do tema, professor deve auxiliar os alunos e junto deles buscarem dados a partir de materiais e subsídios teóricos, técnicos, informativos dos mais diversos, nos quais contenham informações e noções sobre o tema que se quer investigar/pesquisar.
No Levantamento dos problemas, de posse dos dados coletados na fase anterior, o professor deve incentivar os alunos a levantar questões pertinentes ao tema.
Durante a Resolução dos problemas e o desenvolvimento do conteúdo matemático no contexto do tema o professor deve conduzir os alunos na busca de respostas aos problemas levantados com o auxílio do conteúdo matemático, que pode ser apreendido a partir dos problemas por meio de exemplos simples e até mesmo de forma empírica, para posteriormente ser sistematizado.
Na Análise crítica das soluções o professor deve favorecer a reflexão acerca dos resultados obtidos no processo e como estes podem ensejar a melhoria das decisões e ações.
TEXTO 02: Modelagem Matemática: pontos que justificam sua utilização no ensino
 
Resposta:

Outros materiais