Buscar

Economia redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia- Redação
1. Avaliação I - Redação Individual (221873)
Economia (ECO20)
Prova: 970462
QUESTÃO:
1. Na visão do Capitalismo puro, as pessoas e/ou as empresas são incentivadas a produzir para atingir seus próprios interesses, buscando maximizar seus lucros. Por outro lado, as famílias (ou seja, os consumidores) procuram satisfazer suas necessidades básicas e secundárias através dos bens e serviços produzidos pelas empresas. Assim, o sistema gera riqueza e melhora a qualidade de vida da população. Nesse contexto, os trabalhadores procuram sempre melhorar sua produtividade para, logo assim, aprimorar sua renda, para poder cobrir melhor suas necessidades básicas e secundárias (vontades). Com base nesta reflexão, escreva uma redação com o tema: CAPITALISMO, CONSUMISMO E EGOÍSMO.
RESPOSTA ESPERADA:
Segundo a visão do Capitalismo puro, hoje existem empresas que produzem automóveis porque seus acionistas estão preocupados em ganhar dinheiro, e encontraram, na produção de automóveis, uma maneira lícita de fazer isso. Eles não produzem automóveis porque são altruístas, ou seja, não produzem automóveis porque estão preocupados com as necessidades de transporte e deslocamento das pessoas. Na verdade, se estivessem preocupados com as necessidades de transporte, priorizariam sistemas de transporte coletivo, ao invés do transporte individual, que está em vias de saturação, como fica evidente com as estradas cada vez mais congestionadas. 
O capitalismo é, nesta visão, um sistema que se alimenta do egoísmo dos indivíduos, na medida em que, ao buscarem satisfazer suas necessidades pessoais, compram mais, trabalham mais, ganham mais, consomem mais, vendem mais, lucram mais, e, ao final do processo, produzem mais lixo. O consumismo vem sendo estimulado nesse sistema econômico, pois, no fundo, o capitalismo é dependente de doses crescentes de consumo. Quanto mais consumo, maior a demanda, maiores as vendas, a produção, o emprego, maior a renda, e maior a felicidade geral da nação.

Outros materiais