Buscar

Instalações Desportivas .pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Instalações Desportivas 
Roma conserva, até hoje, muitas recordações de suas admiráveis instalações desportivas da Antiguidade, construídas com luxo e perfeição tecnica:
As Termas;
O circo;
O Anfiteatro;
O Estádio;
Instalações Particulares.
As Termas
Figuravam entre as mais grandiosas construções. Eram locais apropriados para banhos, duchas, massagens e fricções.
O Circo
Os circos romanos apresentavam magnífica construção arquitetural, de forma retangular, com pavimentos, arcadas, escadarias interiores, colunas, pilastras, muralha extetior e fachada monumental.
As corridas de carro faziam a alegria dos espectadores. Os carros denominavam-se BIGAS, TRIGAS ou QUADRIGAS. O condutor que dirigia de pé, chamado AURIGA, no decorrer da corrida que era muito perigosa, muitas vezes perdia a vida.
O Anfiteatro 
O anfiteatro, esplêndida obra arquitetural romana, diferia do circo, já pela sua finalidade, já pela sua forma e disposição interna, na majestade e na capacidade de público. Tinha por peça principal uma arena circular ou elíptica, circundada por maciça arquitetura, onde se desenrolavam os combates de gladiadores, feras e os sacrifícios. Estes consistiam em lançar às feras os cristãos indefesos, que eram devorados ante os aplausos sádicos e frenéticos da multidão.
Coliseu
O Estádio
O estádio era destinado às competições e as lutas atléticas – corridas, saltos, arremessos de disco e dardo etc.
Os jogos Capitolinos, muito parecidos com os Olímpicos, tinhqm lugar nos estádios. Neles muitas vezes, realizavam-se concursos de ginástica, canto, música, poesia, dentre outros.
Instalações Particulares
Além de numerosas instalações privadas, estabelecidas com finalidade comercial, numerosas propriedades de gente abastada dispunham, como hoje, de locais desportivos de recreação e treinamento, sobretudo palestras, campos de pelota e piscinas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais