Buscar

SIMULADO DE AVALIAÇÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM	2
1.Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Tendo por base o fragmento acima, sobre a condição do educando podemos afirmar que:
Se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época.
2.Até o final da Primeira República no Brasil, as escolas tradicionais, voltadas para a formação dos filhos da elite nacional, adotavam:
I - um sistema avaliativo classificatório como medida do conhecimento.
II - o sistema de notas introduzido na escola passa a ter a função de medir o conhecimento transmitido pelo professor de forma que exigia a decoreba e a memorização.
Assinale a alternativa correta:
		Somente os enunciados I e II estão corretos
3.Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Lembre-se que a prática educacional institucionalizada é intencional e deve ser organizada de forma lógica, precisa e rigorosa, ou seja, não deve decorrer de um espontaneísmo individual, mas de um trabalho coletivamente pensado, organizado, e, fundamentalmente, contextualizado. Contudo, não podemos deixar de considerar o momento do encontro entre professor e aluno na sala de aula, ou seja, da materialização do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, podemos compreender que para a prática educativa o planejamento é importante, por:
I - permitir ao professor prever o tempo necessário para a abrangência de cada tópico estudado;
II - permitir ao professor a definição das estratégias e das atividades mais adequadas;
III - permitir ao professor organizar uma melhor forma de ministrar as aulas e conduzir a turma.
Assinale a alternativa correta:
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
4.O planejamento educacional pretende, a partir de uma realidade vivida construir a realidade desejada. Dessa forma, o planejamento está presente no trabalho docente, mas não está apenas vinculado ao que se passa em sala de aula, está também diretamente ligado às exigências sociais, às condições de trabalho do professor e à experiência de vida dos alunos. Desta forma, os instrumentos avaliativos são essenciais para se fazer um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.O enunciado acima, nos permite afirmar que o planejamento educacional é:
Um ato político por decorrer das exigências legais e não expressa qualquer relação com a dimensão pedagógica do fazer educativo.	
5.Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da quarta geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?
Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação.
6.A avaliação escolar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e a aprendizagem. A concepção mediadora de avaliação sugere que o docente inclua o "ainda" no seu vocabulário favorecendo que a confiança do aluno na sua possibilidade de aprender e evoluir permanentemente em suas hipóteses sobre os objetos e os fenômenos observados. Ao mesmo tempo, o professor passa a fazer parte do processo, comprometendo-se:
tornar o "vir a ser" possível, em oportunizar desafios aos estudantes de modo a favorecer a descoberta de valores e atitudes necessários à construção de um mundo melhor
7.A contribuição mais importante do Banco Mundial deve ser seu trabalho de assessoria concebido para ajudar os governos a desenvolver políticas educativas adequadas à especificidades de seus países. Desse modo,	
	o financiamento do banco, em geral, será o delineamento com vistas a influir sobre as mudanças nas despesas e nas políticas de autoridades nacionais
8.A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino-aprendizagem, buscar identificar os conhecimentos construídos e identificar as dificuldades de uma forma dialógica. O educador compromissado com a aprendizagem dos alunos entende que a função da avaliação é:
Adequar as estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, dialogando com o mesmo durante o processo de ensino-aprendizagem.
9.Procura acompanhar o desenvolvimento do aluno e se os objetivos pretendidos em tal processo estão se configurando. Este modelo é fundamental para que se possa avaliar o desenvolvimento da prática docente e discente e permite identificar erros e acertos. Além disso, possibilita a reflexão, o diálogo e, portanto, a tomada de consciência dos todos os envolvidos no mesmo processo. O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação?
	Avaliação Formativa
10.A respeito da Prova Brasil, podemos afirmar que: 
I - Foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. 
II - O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. 
Assinale a alternativa correta:
		Somente os enunciados I e II estão corretos

Outros materiais