Buscar

SM2 EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0366 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA 	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / SM 2
1.Para Taylor a administração deveria garantir, concomitantemente, prosperidade ao patrão e ao empregado. A divisão das tarefas na fábrica viria pela observação do desempenho físico do operário. A atividade realizada era cronometrada estabelecendo-se um padrão médio de tempo gasto pelo trabalhador durante sua jornada de trabalho. O controle racional do tempo permitia ao administrador corrigir descaminhos. Infere-se com tudo isso :
III - Que a supervisão do trabalho humano geraria um lucro maior.
IV - Que a hierarquia, na fabrica, era uma marca do taylorismo.
Assinale a opção em que as propostas se apresentem em consonância com o sistema taylorista:
	III e IV 
2.Tendo em vista as características do modelo de produção fordista, assinale com um V as alternativas verdadeiras e com um F as falsas.
No modelo de produção fordista há a presença de:
( ) linha de montagem com esteiras que organizam o fluxo contínuo de peças, tendo como uma das suas conseqüências a redução de tempos mortos.
( ) um acentuado controle da produção adequado ao funcionamento de linhas de montagem.
( ) postos de trabalhos encadeados, com um ritmo de trabalho intenso e uma mão-de-obra muito qualificada
( ) liderança dos setores industriais voltados para a produção em massa de bens de consumo duráveis
Assinale a opção que indica a seqüência correta de afirmativas verdadeiras e falsas sobre o modelo de produção fordista:
	V__V__F__V
3.Leia o texto de Altamiro Borges apresentado a seguir: (...) "as ´ilhas´ dão maior mobilidade à mão-de-obra, que desta forma pode ser deslocada através de vários processos fabris de acordo com a conveniência da empresa num dado momento. O just-in-time também estimula a chamada polivalência, o que não significa o fim do trabalho rotineiro e embrutecedor. Ao contrário. Ela se dá com base em operações simples sem qualquer exigência de especialização no serviço. Por último, esse sistema eleva a concorrência entre os próprios trabalhadores, forçando que os próprios se fiscalizem e controlem o trabalho em ´equipe´ nas ilhas de produção" Que paradigma produtivo o autor está descrevendo?
	toyotismo
4.Dentro das características dos paradigmas produtivos, marque:
1. Taylorismo/fordismo
2. Produção flexível (toyotismo)
( ) Fragmentação do trabalho, linhas de montagem determinando o ritmo da produção
( ) Trabalhador ¿coletivo¿, organizado em grupos, mais autônomo e integrado à produção
( ) Separação entre concepção e execução do processo de trabalho, com controle da execução pelo supervisor
( ) Versatilidade, qualidade e tecnologia
( ) Produção de massa/consumo de massa
( ) Produção diversificada para atender às necessidades dos consumidores
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências:
	1; 2; 1; 2; 1; 2
5.Os baixos índices de crescimento econômico e a ausência de expansão do mercado de trabalho, próprios da atual etapa do processo de acumulação capitalista, impuseram limites a respeito da relação educação/mercado de trabalho. A escola, antes responsável pela organização da sociedade com base no mérito, agora só pode propiciar condições para que os indivíduos possam negociar melhor um lugar no mercado de trabalho, buscando assegurar:	
	a empregabilidade
6.A empregabilidade tem sido referência nas atuais políticas educacionais e de formação profissional e tema de grandes debates. Torna-se consenso a idéia de que a empregabilidade, entendida como objetivo ou meta da educação profissional e da formação profissional permanente, contribui para superar a crise do desemprego. O princípio que está por trás desse consenso é de que o desemprego é decorrente
	da inadequação dos trabalhadores, desqualificados para o emprego
7.São duas as racionalidades que orientam a prática pedagógica da educação profissional de acordo com Ferretti (2004). Uma delas tem raízes na filosofia e na economia política de origem marxista, formulando para a educação questões de natureza econômica, filosófica, social e ético-política, que remetem não apenas à formação profissional estrito senso, mas à formação humana, em sentido pleno, da qual a primeira faz parte" (FERRETI, 2004, p.403). Trata-se da racionalidade:	
	Emancipatória
8.Ferretti (2004) destaca a presença de diferentes racionalidades que orientam a prática pedagógica da educação profissional. A racionalidade emancipatória compreende a formação profissional como incorporada à educação integral, que se amplia para "incluir a elevação de escolaridade, a educação para o exercício da cidadania, a totalidade das dimensões que constituem a vida do trabalhador (econômica, social, cultural, política, subjetiva)" e tem como perspectiva a crítica social e a transformação.
A respeito dessa racionalidade emancipatória é possível afirmar que ela:
I) está centrada no desenvolvimento de uma percepção crítica em relação ao conteúdo técnico e ao contexto sócio-cultural do trabalho
II) tem por objetivo o questionamento das concepções de conhecimento dominantes, negando as propostas curriculares que favorecem os processos de inserção social e de aceitação do modelo social vigente
III) defende a prática profissional integral (dimensão técnica e política), e a articulação entre teoria e prática.
Assinale a opção correta:
Todas as afirmativas são verdadeiras
9.A partir do que estabelece a Lei nº 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir. I - A educação profissional técnica de nível médio articulada, segundo essa Lei, será desenvolvida nas formas integrada e concomitante. II- A educação de jovens e adultos deverá ser oferecida, preferencialmente, articulada à educação profissional. III- As instituições de educação profissional e tecnológica oferecerão cursos regulares e cursos especiais, abertos à comunidade. IV- Na educação profissional técnica de nível médio, a preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. Das afirmativas acima, estão corretas, apenas,	
	I, II, III e IV
10.O fordismo entendido como um paradigma tecnológico caracterizou-se pela presença da grande empresa e pela estrutura oligopólica, e foi marcado pelo uso da máquina em grandes unidades produtivas e pela incorporação de grandes massas de trabalhadores A estrutura produtiva fordista que se consolidou no pós-guerra apresentou algumas características, COM EXCEÇÃO DE:	
incorporação das fontes sólidas de energia como o carvão

Outros materiais