Buscar

SM3 AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0367 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / SM
1.Acreditamos que constantemente estamos diante de situações concretas que nos fazem avaliar um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte etc. Dessa afirmação podemos deduzir que:
A avaliação sempre deve estar relacionada a um determinado objeto/processo;
2.Se eu olho pela janela avalio o tempo para saber que roupa eu vou vestir, essa avaliação se dá à luz de critérios que eu vou buscar na dimensão da:	
	geografia
3.Segundo Luckesi (1994), a avaliação escolar deve ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, para que se tomem decisões satisfatórias que o levem a avançar no processo de aprendizagem. Para tanto, a avaliação deve ter a função:
	diagnóstica
4.De acordo com Luckesi (2008), "o ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuídos ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. E o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso de ação, a partir do valor ou qualidades atribuídos, conduz a uma decisão nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele." Tendo por base o texto e considerando a avaliação no processo educativo, entende-se que a avaliação pedagógica deve ser:
um mecanismo por meio do qual o professor detecta os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos
5.A escola é um local privilegiado para a construção de conhecimento e valores, que possibilitam a compreensão da nossa sociedade e a organização da ação educacional com vistas à equidade, à autonomia e, consequentemente, à inclusão dos indivíduos na vida cidadã.
Considerando a avaliação da aprendizagem um desafio para o educador, assinale a opção que NÃO está adequada à concepção de avaliação como processo interativo.
É recomendável se desvincular a avaliação da prática educativa, pois ela é muito importante no processo ensino aprendizagem. Sua eficácia nesse processo se dá, quando a prática da avaliação se resume na realização de provas e atribuições de notas..
6.Muitas vezes, ouvimos professores em sala de aula dizer para os alunos: ¿Vamos ver se na avaliação deste mês você vai continuar a fazer essas gracinhas¿. Essa afirmativa do professor demonstra que ele:	
Está confundindo prova com avaliação e utilizando avaliação como instrumento de pressão e controle disciplinar
7.A contribuição mais importante do Banco Mundial deve ser seu trabalho de assessoria concebido para ajudar os governos a desenvolver políticas educativas adequadas à especificidades de seus países. Desse modo,	
o financiamento do banco, em geral, será o delineamento com vistas a influir sobre as mudanças nas despesas e nas políticas de autoridades nacionais
8.A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino-aprendizagem, buscar identificar os conhecimentos construídos e identificar as dificuldades de uma forma dialógica. O educador compromissado com a aprendizagem dos alunos entende que a função da avaliação é:
Adequar as estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, dialogando com o mesmo durante o processo de ensino-aprendizagem.
9.O SAEB ¿ Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação externa , em larga escala, aplicada a ada dois anos. Seu objetivo é :	
	realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado.
10.Quais são as avaliações aplicadas, em nosso país, aos alunos do ensino fundamental, médio e superior respectivamente?	
	Prova Brasil, ENEM e ENADE

Outros materiais