Buscar

SM3 CURRICULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0374 - CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA 	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / SM
1.Estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência de várias concepções. Pleno, formal, real, oculto são algumas delas. O currículo oculto define-se como sendo:
Tudo aquilo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, gestos, percepções que vigoram no meio social escolar.
2.Os componentes do currículo oficial das escolas aparecem especificados em um documento, que os estudantes recebem como comprovante de determinado período de escolaridade, devidamente assinado pela autoridade competente da escola. Este documento se denomina:	histórico escolar.
3.Segundo Alves (1981) a ciência não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum; é apenas uma abordagem mais especializada, controlada e disciplinada desse conhecimento. O autor coloca em questão o mito que se construiu sobre a ciência e a ideia de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor que as outras, que tem em suas mãos uma receita universalmente válida para todos os casos, de que a sua palavra, por ser especialista, vale mais. Ao contrário, relativiza as diferenças e semelhanças entre esses dois tipos de saber. O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. E para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. (ALVES, 1981, p.16). Para muitos autores, o que caracteriza o conhecimento científico e o distingue do saber não científico é I.	( ) a sua abordagem sistemática da realidade e do objeto a ser pesquisado. II.	( ) a seleção de um problema, o levantamento de hipóteses e a coleta e análise de dados. III.	( ) a formulação de perguntas ou questões que norteiam o olhar do pesquisador. IV.	( ) a escolha da metodologia de pesquisa e a elaboração de conclusões e de paradigmas. V.	( ) a seleção de referenciais teóricos e o levantamento de novas questões.	
	( ) V, V, V, V,V
4.O movimento conhecido como a Nova Sociologia da Educação (NSE), alerta que o conhecimento transformado em conteúdo curricular não pode mais ser visto como algo independente do contexto social, histórico e cultural, e considera o currículo escolar como:
um espaço de relações de poder onde circulam visões sociais e culturais a serem consideradas nas práticas educativas.
5.Do ponto de vista das interpretações nas práticas curriculares, a teoria crítica e a teoria pós-crítica têm como ponto de convergência a seguinte característica:
	Sinalização de aspectos ideológicos nas práticas curriculares.
6.A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os)	
ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
7."...no novo mapa cultural traçado pela emergência de uma multiplicidade de atores sociais e por um ambiente tecnicamente modificado, a educação institucionalizada e o currículo continuam a refletir, anacronicamente, os critérios e os parâmetros de um mundo social que não mais existe." (SILVA:1995, p. 185).Para debater o tema alguns professores apresentaram argumentos sobre a necessidade de refletir sobre a realidade do mundo social. Analise os argumentos destacados nas opções e assinale o DEVE SER EVITADO nas propostas curriculares da escola de hoje:
Priorizar procedimentos de consumo e comportamentos socioculturais provenientes de polos econômicos de regiões urbanas.
8.Para o sociólogo português Boaventura Santos "as pessoas e os grupos sociais têm direito a ser iguais, quando a diferença os inferioriza e direito a ser diferentes, quando a igualdade os descaracteriza." (1997: p. 122)Se refletirmos sobre as implicações desse pensamento nas práticas e atos curriculares, uma das prioridades dos educadores do século XXI é:
	Incluir conteúdos na esfera dos saberes potencialmente acessíveis a todos.
9.A perspectiva pós-crítica preocupa-se com as práticas sociais éticas, dentro ou fora da escola, pois observam-se intenções educacionais diretas ou indiretas para influenciar pedagogicamente as pessoas em diferentes espaços formais ou não-formais. Dentre os exemplos apresentados nas opções, o único que DISCORDA deste pensamento é:	
	Um grupo de jovens agrediu uma mulher no ponto do ônibus.
10.Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2002 Estudando os aspectos de saneamento básico e da epidemia da dengue no seu município, a professora de Ciências e o professor de Geografia propuseram aos alunos de uma escola urbana um trabalho de campo. Cada grupo tinha a tarefa de visitar bairros previamente escolhidos e coletar informações sobre indicadores de saneamento. Esses professores estão seguindo a estrutura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da metodologia de projeto, no que se refere a:	
trabalhos práticos, rompendo com o modelo disciplinar e valorizando a cidadania por meio de temáticas escolhidas pela equipe de professores.

Outros materiais