Buscar

AULA ATIVIDADE 03 DE CIÊNCIAS ATUÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Texto 
O PAPEL DA ATUÁRIA NA ECONOMIA 
Na prática, distingue-se o papel efetivo da Atuária na economia brasileira em 3 níveis. No primeiro nível estão os setores de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Previdência Complementar Fechada e Capitalização que apoiam fortemente suas estruturas técnicas na Atuária. Num segundo nível, predomina uma quantidade significativa de organizações atuando ainda sem uma estrutura atuarial, temos o segmento dos planos de saúde (apesar da atuação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, baixando normas e exigindo das operadoras estruturas técnicas e atuariais) e o segmento de Previdência de Estados e Municípios (em que pese a atuação da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Previdência no sentido de dotar os Entes Governamentais de estrutura técnica). 
Por fim, temos as Previdências dos Militares, Congressistas, Servidores do Executivo e do Judiciário e a Previdência Pública dos Trabalhadores Urbanos e Rurais, que operam em regime de caixa, ou seja: sem uma estrutura atuarial, em que pese alguns estudos e análises de variáveis populacionais e financeiras feitos nesses planos, que, porém, nada tem a ver com estruturação atuarial.
É de se destacar que, na estruturação dos setores técnicos das Seguradoras, Sociedades de Capitalização e das Entidades de Previdência Complementar, UNOPAR VIRTUAL Curso Superior em Ciências Contábeis as exigências atuarias são respaldadas por legislações próprias, cabendo-nos destacar os seguintes aspectos relevantes: exigência de que o custeio dos planos seja estruturado através de bases atuariais, bem assim as reavaliações do mesmo; exigência da constituição de fundos atuariais (reservas técnicas ) para o suporte financeiro das operação; exigência de margem de solvência; exigência de avaliações atuariais, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta; e exigência de avaliações atuariais e auditoria atuarial e de Benefícios, nos segmento de previdência complementar fechada. 
O ATUÁRIO E OS NOVOS CENÁRIOS DO MERCADO 
A atuação do atuário se dá em mercados e segmentos distintos, como exemplo: Seguros, Capitalização, Previdência Complementar Aberta, Previdência Complementar Fechada, Planos de Saúde e Previdência de Estados e Municípios. 
No mercado de seguros temos uma distinção nítida na atuação do atuário nos ramos elementares e no Seguro de Vida e Previdência Complementar Aberta Nas áreas de seguros e de previdência complementar aberta, novos cenários se destacam por uma acirrada concorrência, além de um nível acentuado de exigências técnicas por parte da SUSEP, de modo que se tem um mercado em profundas transformações. Tudo isso exige do atuário uma postura dinâmica e criativa. 
Nestes últimos anos, a SUSEP vem se destacando por uma atuação voltada para o acompanhamento e monitoramento da solvência das empresas por ela fiscalizadas, com ênfase para o controle de reservas técnicas, aferição de bases técnicas através de elaboração de tábuas e estudos biométricos, criação de novas provisões técnicas IBNR, PIP e PIC, instituição de avaliação atuarial, revisão de planos de contas, aprimoramento dos critérios de geração de informações periódicas (FIP), exigências de apurações de dados estatísticos e outras iniciativas. Algumas dessas iniciativas ainda estão em processo de assimilação pelos atuários e pelas empresas. Essas iniciativas se reverterão em benefício do mercado no médio prazo. É o caso do IBNR, quando instituído gerou problemas de ajustes nas bases de dados de sinistros das seguradoras e uma certa incompreensão e resistência do mercado. 
Hoje, no entanto, se reconhece que muitas seguradoras aprimoraram bastante as suas bases de sinistros, beneficiando-se significativamente dessa melhora. Todo esse conjunto de exigências significa para os atuários desafios e principalmente uma tendência para se caracterizar um novo perfil para a profissão atuarial, com ênfase para a criatividade, aprimoramento constante, maior participação e intercâmbio. 
Do lado das entidades de previdência complementar fechada teve início também um processo de acompanhamento e monitoração das operadoras, onde a Secretaria de Previdência Complementar – SPC, vem criando novas exigências em relação à geração de dados de controle. A avaliação atuarial exigida desde o início da regulamentação da previdência, vem sendo aprimorada. Recentemente, a SPC e o Conselho de Gestão instituíram as Auditorias de Benefício e Atuarial.
QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS 
1. Vocês consideram que os três níveis de atuação da atuária possuem influência em termos econômicos para o país?
 A ideia é que se reconheça que os três grupos de empresas citadas são fundamentais para a economia do país e, portanto a atuária contribui importantemente ao atingir seu objetivo de garantir a saúde financeira e econômica das empresas. 
2. Qual a opinião de vocês em relação à necessidade de estruturação das seguradoras e dos fundos citados no texto. A estruturação exigida por legislação seria necessária para a sobrevivência desses seguros e fundos de pensão? 
Com a legislação exigindo e parametrizando o trabalho dos atuários já há problemas graves em algumas empresas, imaginem se não houvesse uma legislação que indicasse a estrutura dessas empresas. 
3. A frase “Nas áreas de seguros e de previdência complementar aberta, novos cenários se destacam por uma acirrada concorrência” significa o que exatamente em termos de importância da atuária para esses segmentos.
 A atuária ao contribuir para o equilíbrio financeiro e econômicos dessas empresas possibilita que o cálculo de preços dos prêmios de seguro, por exemplo, sejam competitivos. A ausência dos cálculos atuariais colocaria essas empresas numa situação de definição de preços às escuras. 
4. O melhoramento da base de sinistros e, portanto das informações sobre o que vem ocorrendo no caso de uso dos seguros, significa uma melhor possibilidade de previsão dos riscos futuros pela atuária? 
Comentem essa prática atuarial de previsão de riscos e sua importância para a garantia dos equilíbrios financeiro e atuarial das empresas. UNOPAR VIRTUAL Curso Superior em Ciências Contábeis Como se viu na disciplina o cálculo do risco é feito pela análise de probabilidades, portanto as informações sobre o passado podem contribuir para se definir com maior precisão os sinistros futuros. 
5. Vocês concordam que o acompanhamento “de perto” por parte da SUSEP e demais órgão reguladores contribuem para uma melhor garantia do usuário dos seguros e dos fundos de pensão? 
Como já mencionado, sem o acompanhamento dos órgãos reguladores não haveria padronização e consequentemente seria difícil se obter uma garantia de que a empresa com a qual se mentem um contrato é de fato idônea e segura.

Outros materiais