Buscar

Serviço Social 8º

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL
ALUNOS
Tutor presencial: 
Desafio profissional
CIDADE
2016
ALUNOS
Trabalho do curso de Serviço Social, Disciplina Desafio profissional referente ao 8º semestre, obtenção de nota parcial do curso.
�
CIDADE
2016
SUMARIO
�
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
2.1 OS CONCEITOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS.....4
2.2 IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO SOCIAL.......................................................................................................................4
2.3 POLÍTICAS VOLTADAS PARA A ÁREA DA SAÚDE DOS CIDADÃOS............6
2.4 ESPAÇO E O TERRITÓRIO NA INTERPRETAÇÃO DA SOCIEDADE...............8
2.5 PROPOSTA DO SISTEMA DE MONITORAMENTO..........................................10
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS.........................................................................................................12
�
1 INTRODUÇÃO
	
	Os governos locais ocupam uma posição central nas políticas de proximidade, tais como as políticas sociais, e muitas demandas sociais e econômicas. O cenário local é revelado como âmbito adequado para aproveitar novas oportunidades de renovação e iniciativas no exercício das formas de governo. A participação dos cidadãos tornou-se questão central e tópica no âmbito político, debate civil e acadêmico. As situações de complexidade e interdependência e dificuldades que enfrentamos exigem interações pensativas e dinâmicas dos diferentes atores sociais, com o elemento de participação inerente a este novo contexto pluralista e relacional.
	Os projetos são uma forma eficaz de transformar idéias em resultados. Atualmente, as atividades baseadas em projetos ganharam grande importância no ambiente educativo e social, devido ao potencial para alcançar resultados que vão além do escopo do gerenciamento da rotina diária.
	Planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação fornecem o conhecimento necessário para o planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de projetos. Ele também oferece uma série de conceitos e métodos consistentes e organizados para facilitar a sua aplicação em diferentes contextos e níveis de trabalho. 
2.1 OS CONCEITOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS
	Considerada uma questão de destaque na busca de ações melhoradas e investimentos sociais, a “Avaliação de Projetos Sociais” é reconhecida como uma importante ferramenta de apoio à gestão e melhoria de iniciativas sociais. Ela promove uma alocação otimizada de recursos e prestação de contas, não só para os doadores, mas também para aqueles que se beneficiam das intervenções sociais e à sociedade em geral.
	A cultura e a prática da Avaliação de Projetos Sociais são disseminadas por meio de cursos, seminários, workshops e eventos organizados para gestores de projetos sociais de organizações da sociedade civil e agências governamentais. A ‘’Avaliação de Projetos Sociais’’ desempenha um papel fundamental na divulgação a metodologia e articulação dos profissionais que frequentam as sessões de treinamento entregues pela equipe do projeto. 
	Avaliação de Projetos é entendida como um instrumento ou ferramenta que fornece informações sobre quem deve tomar decisões e ser beneficiado
	O processo de avaliação é a de fazer um julgamento sobre a bondade ou adequação de uma proposição, é necessário definir os objetivos.
	Avaliação de Projetos é um instrumento que ajuda a medir objetivamente certas magnitudes resultantes estudo quantitativo do projeto; para medir objetivamente estas premissas e pressupostos deve nascer da própria realidade em que o projeto será inserido e que deve tornar os seus benefícios.
	A avaliação procura quantificar o impacto eficaz, positivo ou negativo de um projeto, serve para verificar a coincidência do trabalho realizado como previsto, o seu objetivo é "explicar" para identificar os aspectos do projeto que falhou ou não.
	Analisa as causas que criaram esta situação, também investiga em aspectos bem-sucedidos, a fim de reproduzi-los em projetos futuros, seja de substituição ou suplementos.
	
Se desejar o tabalho completo entre em contato:
Zap: 91988602708
E-mail: helenofavacho@gmail.com

Outros materiais