Buscar

PROVA DISCURSIVA ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Foucault (1999b) destaca que as disciplinas são um mecanismo de poder que controla o corpo social em seus elementos mais tênues: os indivíduos. Trata-se de uma técnica de poder cujo efeito é o de individualização e que responde às questões de como vigiar alguém, de como controlar sua conduta, seu comportamento, suas atitudes, de como intensificar seus rendimentos, de como multiplicar suas capacidades, de como colocar seu corpo em um lugar que seja mais útil.
SILVEIRA, R. A. da. Michel Foucault: poder e análise das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 2005.  (p. 70)
 
De acordo com o texto, e com base nos conteúdos e livro da disciplina, é possível afirmar que, a partir do conceito de disciplina, Foucault identifica características comuns a diversas instituições sociais. Quais instituições são essas? Cite-as.
Nota: 20.0
	A partir do conceito de disciplina ou poder disciplinar, Foucault é capaz de identificar estruturas comuns a instituições sociais tão diversas como o hospício, o hospital, o exército, as prisões e a escola. (p. 134)
Resposta:A partir do conceito da disciplina ou poder da disciplina, Foucault é capaz de identificar estruturas comuns a instituições sociais tão diversas como o hospícios, o hospital, o exercito, as prisões e a escola. No hospital psiquiátrico, a cura da loucura consiste em fazer o indivíduo a ficar dócil e útil. A docilidade é um objetivo político, pois visa produzir um sujeito que não desafie a autoridade. A utilidade,por sua vez, é um objetivo econômico, esse mesmo sujeito deve desempenhar algum tipo de atividade produtiva. Uma vez dócil e útil, o louco pode retornar a sociedade, integrando-se a ela. Na instituição escolar encontramos muitos dos elementos estruturais de que ele havia identificado no hospício, especialmente na questão disciplinar visando a produção de seres dóceis e úteis.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Como obra heurística, Weber reconhece que os trabalhos de Marx são fundamentais e que o mundo acadêmico não poderia realizar parte de seu próprio trabalho sem eles; e afirma que o mundo dentro do qual nós mesmos existimos intelectualmente é um mundo criado em parte por Marx e por Nietzsche (MOMMSEN, 1997: 148). Assim, sua análise sobre o capitalismo moderno não está afastada dos trabalhos de Marx
 
 
Disponível em: http://www.seminariodehistoria.ufop.br/t/daniela_oliveira_ramos_dos_passos.pdf - Acesso em dezembro 2015.
 
Tomando como referência os estudos desenvolvidos na disciplina e considerando o que  traz  o livro-base, apresente  uma  diferença entre as concepções de Marx e Weber em relação aos conflitos sociais.
Nota: 16.0
	Marx elabora concepção de história materialista e dialética, estabelecendo como motor de suas mudanças e transformações a luta de classes. Uma luta que na modernidade, assume sua forma no modo de produção capitalista. Os conflitos se originam do antagonismo entre os patrões e empregados, burgueses e proletários que, como donos dos meios de produção, se utilizando dessa condição para explorar e oprimir os trabalhadores.
Para Weber os conflitos sociais existem, mas não tem como causa única o fator econômico. Ou seja, para Weber além das questões econômicas, os conflitos que existem na sociedade estão relacionados, aos grupos sociais e seus status, ao acesso a educação, e a racionalidade presente no Estado e nas relações sociais (tipos de ações) que integram a vida moderna. (p.160 a 188).
Resposta:Marx elabora concepção de historia materialista e dialética, estabelecendo como motor de suas mudanças e transformações a luta de classes sociais. Uma luta que na modernidade assume uma forma no modo de produção capitalista. Os conflitos se originam do antagonismo entre os patrões e empregados, burgueses e proletários, que como donos dos meios de produção, se utilizando dessa condição para explorar e oprimir os trabalhadores. Para Weber os conflitos sociais existem, mas não tem como causa única o fator econômico. Ou seja, para Weber além das questões econômicas, os conflitos que existem na sociedade estão relacionados, aos grupos sociais e seus status, ao acesso a educação, e a racionalidade presente no Estado e nas relações sociais (tipos de ações) que integram a vida moderna.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelo professor é o que se costuma chamar de “controle da disciplina”. Dizendo assim, dá a impressão de que existe uma chave milagrosa que o professor manipula para manter a disciplina. Não é assim. A disciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da prática docente, ou seja, a autoridade profissional, moral e técnica do professor. Quanto maior a autoridade do professor (no sentido que mencionamos), mais os alunos darão valor às suas exigências.
 
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Disponível em: http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-102.pdf - Acesso em novembro de 2015.
 
 
Considerando os estudos na disciplina e o que traz o livro-base sobre as tendências pedagógicas na educação, explique como a tendência escolanovista concebe o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Nota: 16.0
	Busca-se construir um processo ativo com a participação do aluno. O professor torna-se um mediador do processo educativo cabendo ao aluno assumir seu protagonismo. A metodologia da problematização visa fazer da sala de aula uma comunidade de investigação fazendo com que o aluno aprenda para vida e atuação na sociedade. O objetivo é formar um individuo com independência intelectual e autonomia social e política.
Resposta:O aluno assume o centro do processo de aquisição do conhecimento escolar, com preocupação a leitura e escrita 
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
 
As noções de pedagogia crítica e instrução popular de Gramsci, foram teorizadas e praticadas décadas mais tarde por Paulo Freire no Brasil. Gramsci desacreditava de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, para a conquista da cidadania, seria a escola.
 
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/antonio-gramsci.htm -
Acesso em 18/01/2016
 
 
O pensador marxista Antônio Gramsci  desenvolveu importantes conceitos que contribuíram para  a educação. Conforme o livro-base da disciplina, explique  o trabalho como princípio educativo, segundo Gramsci.
Nota: 0.0
	Partindo da ideia de totalidade, Gramsci busca construir uma explicação da sociedade de modo a relacionar suas esferas produtivas, políticas e culturais (o que inclui a escola). Nesse processo, Gramsci explica que o capitalismo organiza a escola de modo a vincular a forma como trabalho pedagógico se desenvolve com a esfera produtiva da sociedade. Num primeiro momento, a escola tradicional submete e aliena os trabalhadores “educando-os” para aceitarem a ordem estabelecida. No entanto, para Gramsci, a escola também o potencial de ser revolucionária na medida em que contribui para que os trabalhadores passem, do senso comum ao senso crítico em relação as causas de suas condições. (p. 193-196).
Resposta:
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A descoberta da existência das ligações, sejam estáticas ou dinâmicas, é considerada a essência do que seja ciência para Comte (1990, p. 23); é, portanto, a redução à busca do nexo, do “ligar”, no interior do material empírico que é o imprescindível no fazer ciência.
SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. (p. 26)
 
A partir do texto, relacionando-o com os conteúdos e livro-base da disciplina, é possível afirmar que, para Comte, as leis sociais eram duas: a da estática e a das dinâmicas sociais. Essas duas resumem-se num único lema: qual? E onde é mais visível tal lema, no Brasil?
Nota: 20.0
	No entender de Comte, a sociedade apresenta duasleis fundamentais: a estática e a dinâmica sociais. [...] Essas duas leis são resumidas no lema “ordem e progresso”, que, não por acaso, figura na bandeira brasileira [...]. (p. 72)
Resposta:No entender de Comte, apresenta duas leis fundamentais: a estática e a dinâmica sociais, essas duas leis são resumidas no lema " Ordem e Progresso" que figura na bandeira brasileira.

Outros materiais

Perguntas Recentes