Buscar

PROVA DISCURSIVA Currículo e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Para Perrenoud (2011, p. 23) “a tese de que os saberes escolares atuais são perfeitamente compatíveis com os saberes pertinentes para viver numa sociedade pós-industrial, globalizada e urbana, por mais tranquilizadora que seja, é insustentável”.
Para ele,
“a conscientização da defasagem entre os saberes escolares e aqueles que são necessários para viver permite que sejam colocados com maior clareza os termos de um debate fundamental, a saber: seria preferível ampliar os conhecimentos escolares de modo que eles possam abranger as principais realidades contemporâneas? Ou, então, não seria melhor renunciar a essa ampliação, limitando o tempo destinado às disciplinas escolares ‘tradicionais’ e dando ênfase à aprendizagem da leitura e ao desenvolvimento de capacidades intelectuais básicas que permitirão que, ao longo da vida, todos possam aprender aquilo de que necessitam, no momento oportuno?”
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver Competências ou Ensinar Saberes? A Escola que Prepara para a Vida. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 23.
 
A proposição de Perrenoud é provocante e questiona os “saberes tradicionais” que ainda são transmitidos pela escola. Com base nos conteúdos do livro-base e das aulas, explique quais são as características da concepção pedagógica “tradicional”.
Nota: 20.0
	A estrutura curricular possui conteúdos isolados e disciplinas especificas;
Visa preparar o educando para atuar na sociedade, com base em um ensino enciclopédico desconexo;
Os saberes são transmitidos de forma isolada , fragmentada, estanque, cada conteúdo é apresentado sem contextualização e sem articulação com a realidade prática;
O professor nesta concepção é um transmissor do conhecimento;
O aluno é passivo, apenas retém as informações transmitidas a ele, memorizando os conteúdos;
Suas normas disciplinares são rígidas e inviabilizam o debate, a analise e o desenvolvimento da criticidade.
(LIVRO BASE, p. 91 e p 159)
Resposta:Segundo Philipe Perrenoud: Papel da escola: promover uma formação moral e intelectual. Conteúdos de ensino: São passadas como verdades absolutas sem chance de questionamento em relação a sua verdade. Metodologia de ensino: Exposição verbal por parte do professor e preparação do aluno. Relação professor-aluno: É marcada pelo autoritarismo do professor sobre o aluno. Pressuposto da aprendizagem: A aprendizagem se da por meio de exercícios de repetições de conceitos.
Questão 2/5
A denominação “pedagogia crítico-social dos conteúdos” foi introduzida por José Carlos Libâneo no livro “Democratização da escola pública”, editado em 1985, que reuniu artigos publicados entre 1982 e 1984. Nessa proposta pedagógica, o papel primordial da escola é difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 177.
 
 Descreva duas das principais características da “pedagogia crítico-social dos conteúdos”, sistematizada por José Libâneo.
Nota: 16.0
	É importante que o aluno cite ao menos duas destas características:
è Acentuam a importância de estimular uma consciência crítica e uma ação transformadora pela transmissão-assimilação ativa de conteúdos críticos, articulados aos interesses da maioria da população;
èA prática decorre da teoria, a aprendizagem se dá a partir do domínio da teoria, assim a prática é guiada pela teoria, valorizam o pensamento sobre a ação.
è Sua base teórica advém da pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani.
 è Seu principal foco é a democratização da escola, buscando a permanência das classes trabalhadoras em sala.
(LIVRO-BASE, p.22)
Resposta:-A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. -A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber. -A função é dar um passo a frente no papel transformador da escola, mas a partir das condições existentes.
Questão 3/5
“reduzimos o currículo e o ensino a uma sequenciação do domínio de competências e a uma concepção pragmatista, utilitarista, cientificista e positivista de conhecimento e de ciência. Currículos presos a essa concepção tendem a secundarizar o conhecimento e a reduzir o conhecimento à aquisição de habilidades e competências que o pragmatismo do mercado valoriza. Terminamos por renunciar a ser profissionais do conhecimento, deixamos de ser instigados pelo conhecimento, sua dinâmica e seus significados e terminamos por não garantir o direito dos educandos ao conhecimento. O mercado é pouco exigente em relação aos conhecimentos dos seus empregados. O que valoriza é a eficácia no fazer.”
 
ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 26
 
O currículo é o instrumento da socialização do conhecimento formal. Conhecimento este que é considerado bem comum da humanidade.
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro-base, descreva:
O que é este conhecimento formal?
Dê exemplos de conhecimento formal?
Nota: 20.0
	Conhecimento formal é todo saber sistematizado criado a partir do desenvolvimento da humanidade; caracteriza-se por ser a organização de informações e redes de significado.
São exemplos de conhecimento: as artes como um todo, as ciências (LIVRO BASE, p. 37-38).
Resposta:É o conhecimentos sistematizado ensinado nas escolas por conhecimento cientifico. Ex: Formal: ensinados escolas.
Questão 4/5
O planejamento é um instrumento indispensável para a ação pedagógica, já que de outro modo, seria impossível orientar o processo até os propósitos perseguidos – e uma proposta educativa deixa de sê-lo se não tratar de tornar realidade certas finalidades previamente trabalhadas.
 
ZUNINO, Delia; PIZANI, Alicia Palácio de. A aprendizagem da língua escrita na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 50.
 
De acordo com o abordado no livro-base e nas aulas, o planejamento docente envolve quais elementos didáticos? Descreva-os.
Nota: 16.0
	Elaboração de objetivos- Fundamentais para a seleção dos outros elementos didáticos. Devem ser estabelecidos em primeiro lugar.
Seleção dos conteúdos e ordenação destes – Deve ser de acordo com os objetivos e interesses da classe; sua seleção deve seguir uma sequencia lógica, gradualidade na distribuição, continuidade e integração
Definição do método e a escolha das técnicas- esta definição depende da abordagem de ensino que o professor usa como base, e tem como questão central a aquisição de conteúdos.
Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal- é um elemento fundamental do processo de ensino, pois é por meio dela que se pode verificar se o ensino está alcançando seus objetivos.
(LIVRO-BASE, p. 56-67)
Resposta:-A eficiência: conseguir resultados previstos -A economia; conseguir resultados com menor tempo -A utilidade; realizar as ações que contribuem para atingir a aprendizagem desejada -A ordem; assegurar a sequencia adequada para conseguir resultados -A amplitude: possui visão do conjunto do processo didático para que sirva a fins educativos mais amplos. 
Questão 5/5
Analisando as tendências pedagógicas presentes na educação brasileira, verifica-se que a aula expositiva se contrapõe a uma variedade de modernas técnicas de ensino. Assim sendo, seria válido questionar se essa atividade ainda poderia ser considerada uma técnica de ensino capaz de produzir uma aprendizagem duradoura por parte dos alunos. Seria também oportuno questionar por que, a despeito de tantas falhas apontadas, a aula expositiva nunca tenha sido relegada na prática pedagógica em nossas escolas. [...] mesmo sendo considerada tradicional, verbalista e autoritária, poderá ser transformada em uma atividade dinâmica, participativa e estimuladora do pensamento crítico do aluno.
VEIGA, Ilma. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. p. 35-36.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, descreva:
è Quais as modalidadesde aula expositiva que são participativas e dinâmicas? (40%)
è Justifique. (60%)
Nota: 20.0
	O aluno deverá apontar as duas modalidades mais participativas apontadas no livro:
Exposição dialógica - Pressupõe a reelaboração do saber e se dá numa relação de intercambio entre professor e aluno.
Exposição cognitiva – Na qual é permitida a participação ativa dos alunos, mesmo com o professor predominando.
(LIVRO-BASE, p.38)
Resposta:-Dialógica: Por meio de introdução de questionário a ser respondido pelo aluno. -Clássica:O professor discorre sobre determinado assunto onde o aluno é totalmente passivo. -Coloquio. Modalidade de apresentação verbal muito usada em congresso. -Seminário.Onde o especialista discorre sobre um determinado tema. -Demonstração. Aula onde o professor utiliza equipamentos e outros materiais. -Magistral.O professor é um especialista de renome oferecendo uma visão mais ampla sobre o assunto.

Continue navegando