Buscar

Portifolio individual do 6 semestre. contabilidade aplicada

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO	�
73	A ABRANGÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR	�
84	EMPRESAS QUE SE PREOCUPAM COM O MEIO AMBIENTE E O BENEFÍCIOS FISCAIS	�
95	CONCLUSÃO	�
10REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
Leva em consideração a Contabilidade aplicada nesse setor, destacando a importância do profissional contábil para esta área, que deve ser mostrada de forma clara, evidenciando a importância dos balanços sociais, apontamentos fiscais, declarações, etc. 
Além disso, evidencia o modelo de organização de uma Fundação, que é um dos personagens desse chamado Terceiro Setor.
Nunca se foi falado tanto em sustentabilidade como nos dias de hoje, apesar do uso aleatório do termo que resulta em uma falta de entendimento real do conceito, que surgiu com os movimentos ambientais e hoje engloba todas as áreas: ambiental, social, cultural e econômica. Pois a sustentabilidade esta relacionada coma continuidade desses aspectos.
Todas as ações devem ser pensadas e desenvolvidas de forma integrada para que o ser humano, as mesmo tempo em que tenha acesso aos seus direitos básicos, proteja o meio ambiente, que é fundamental para a sua existência.
SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Com a degradação do ambiente natural, a sustentabilidade tem sido pauta em inúmeras discussões em várias partes do mundo ocupando boa parte da agenda pública do setor na atualidade. Este problema se agrava principalmente pelo desgaste gerado pelo excesso de exploração e extração desses recursos como fonte de matéria prima nos processos industriais que aquecem a economia e garantem o desenvolvimento e a sobrevivência humana. Toda forma encontrada para amenizar esses impactos e até mesmo tentar reverter essa realidade deve ser aceita e levada em consideração. Por conta disto, existe a necessidade de encontrar um equilíbrio entre evolução, criação e inovação dos sistemas econômicos e sociais e a preservação dos recursos naturais existentes no planeta.
As adoções de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Também muito se anda discutindo sobre as formas de sustentabilidade das organizações governamentais, bem como na tentativa de construção de estratégias de sustentação das ONGs ou, mais amplamente, das organizações do Terceiro Setor.
O objetivo é tornar as atividades na administração publica mais eficiente, além de estimular a proteção e a consciência ambiental.
 “Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre a utilização de recursos naturais e a produção de riqueza ” (COELHO, ARAUJO, 2011, p.267). Todavia, numa visão adequada do ponto de vista econômico em consonância com o conceito constitucional de sustentabilidade, trata-se de estabelecer que o bem estar aumenta quando melhora o padrão de vida de um ou mais indivíduos sem que decaia o padrão de vida de outro indivíduo e sem que diminua o estoque de capital natural ou o produzido pelo homem.
A sustentabilidade social é pensada enquanto modo de convívio social em que os valores supremos de uma sociedade ( direitos sociais e individuais, liberdade, segurança, bem estar, desenvolvimento, igualdade e justiça) possam se fazer efetivar no seio de uma sociedade solidária e participativa. (COELHO, ARAUJO, 2011,p.273), buscando melhoria na qualidade de vida da população por meio da inclusão social. Para que haja equilíbrio e, assim, se cumpra a sustentabilidade social, a regulação jurídica das atividades privadas e públicas deve ser estruturada com base na preocupação em os empreendimentos de fato gerarem benefícios a todos os atores e setores sociais envolvidos, e não apenas aos empreendedores ou a uma camada da população (COELHO, ARAUJO, 2011, p.273).
A noção de sustentabilidade cultural aponta para uma nova abordagem interdisciplinar, dedicada a aumentar o significado da cultura e a importância das suas características tangíveis e intangíveis nos campos locais, regionais e globais do desenvolvimento sustentável. A cultura é um aspecto crucial da sustentabilidade, pois consegue ilustrar como encaramos os nossos recursos naturais, e sobretudo como construímos e cuidamos das nossas relações com os outros a curto e longo prazo, com vista à criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais.
	O Terceiro Setor, composto por organizações sem fins lucrativos, cujos objetivos principais são ações sociais, vem ganhando espaço a cada ano, principalmente pelo fato de que o setor publico não consegue atender adequadamente as demandas sociais. Assim, ele configura-se como sendo um campo de pesquisa recente e cujo conceito é objeto de debate, porque os conceitos variam conforme a ênfase dada a um dos elementos ou características do Terceiro Setor. O Terceiro Setor é uma proposta experimental social, com uma tentativa de trabalho conjunto que pretende reunir instituições muito diversas, também democratizando as instituições que regulam a vida social e da redefinição de seus objetivos em prol da equidade, da justiça social e de uma nova proposta de relação do Estado com a sociedade civil.
As organizações do Terceiro Setor vêm ampliando sua presença e participação na área social. Porem, o agravamento dos problemas sociais, estão e exigir dessas entidades um novo padrão de performance, remetendo ao tema de sua sustentabilidade.
Nesse contexto, há uma serie de desafios a serem superados pelas organizações do Terceiro Setor, ligados a sustentabilidade, que parece conter ou contemplar um movimento social histórico, ser um elemento agregador e mediador, portador de um projeto de mudança de articular setores sociais diferentes. A identidade que parece integrar o Terceiro setor á sustentabilidade é a orientação para o desenvolvimento de uma sociedade sem desigualdades sociais ou uma sociedade sustentável, dentro de uma estratégia na qual as organizações assumem “ papel de educar a sociedade, tentando torna-la parceira e corresponsável pelos projetos sociais empreendidos, os quais, em ultima instância, contribuem para a transformação social mais ampla almejada por todos” (SANTOS, 2005, p.146). 
É preciso que as entidades entendam seu papel, atuem com ações conjuntas e busquem sempre o aperfeiçoamento por meio da capacitação continuada. Sustentabilidade é a corrente que movimenta o motor do planeta, onde cada elo é importante, mas que não funciona de forma isolada.
EMPRESAS QUE SE PREOCUPAM COM O MEIO AMBIENTE E O BENEFÍCIOS FISCAIS
Os Benefícios Fiscais ou Incentivos Fiscais são uma ferramenta que o Estado utiliza na economia para impulsionar um determinado setor econômico. É caracterizado pela renúncia total ou parcial de algum tributo; podendo se manifestar por varias formas jurídicas, desde a forma imunitária até a de investimentos privilegiados, passando pelas isenções, alíquotas reduzidas, suspensão de imposto, manutenção de créditos, bonificações, créditos especiais e outros tantos mecanismos, cujo fim ultimo é sempre o de impulsionar ou atrair, os particulares para a prática das atividades que o Estado elege como prioritárias.
Nos dias de hoje, há uma necessidade de produção e consumo sustentáveis, cada vez mais valorizado como uma alternativa interessante ás políticas de repressão,que ainda predominam na proteção do meio ambiente, pois as medidas de educação ambiental que tem em vista a prevenção ainda são bastante reduzidas. A tributação ambiental foi criada com o fundamento de inibir a produção e o consumo de bens que de algum modo lesasse o meio ambiente. A criação das situações de benefício, as regras de sua atribuição, o reconhecimento administrativo e o elenco de benefícios devem obedecer aos princípios fiscais previstos no Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), aprovado pelo decreto-lei 215/89 de 1 de Julho. Assim, tem-se nos benefícios fiscais, uma recompensa àqueles que adotam as metas estipuladas pelo governo e um encargo aquele que optar por não as seguir, pouco se importando com o desenvolvimento econômico e com as gerações futuras.
CONCLUSÃO
A sustentabilidade tem o objetivo de melhorar a qualidade do gasto público por intermédio da eliminação do desperdício e da melhoria contínua da gestão dos processos, com a finalidade de aperfeiçoar a prestação de bens e serviços aos cidadãos.
O estudo constatou que, embora a dimensão política apresente-se, de alguma forma, sustentável, sólida e reconhecida, isso não garante a sobrevivência das organizações e nem seus projetos, pois as dimensões técnicas, econômicos- financeiras e sociais ainda precisam de maior sustentação, não garantida, portanto, a sustentabilidade organizacional das instituições.
REFERÊNCIAS
ESCOVEDO, Maria Helena Spinelli. O Futuro e a Sustentabilidade. Disponível 
Emhttp://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/07/noticias/a_gazeta/opiniao/902383-maria-helena-spinelli-escovedo-o-futuro-e-a-sustentabilidade.html > Acesso em 30 de setembro de 2015.
SIQUEIRA, Patrícia. O Principio da Sustentabilidade e o Terceiro Setor: Uma Relação Necessária para Construção de Uma Sociedade Livre, Justa e Solidária. Disponível em <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=348a38cd25abeab0> Acesso em 01 de outubro de 2015.
SUSTENTABILIDADE CULTURAL. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade_Cultural> Acesso em 30 de setembro de 2015.
SUSTENTABILIDADE. In: Brasil sustentável, economia e meio ambiente no Brasil. Disponível em <http://www.brasilsustentavel.org.br/sustentabilidade> Acesso em 30 de setembro de 2015.
SUSTENTABILIDADE. In: Sua Pesquisa.com. Disponível em <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm> Acesso em 01 de outubro de 2015.
SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO. In: Revista Ecoturismo. Publicada em 10/08/2015. Disponível em <http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/sustentabilidade-no-setor-publico/> Acesso em 02 de outubro de 2015.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso de graduação em ciências contábeis
yhaskara emanuelle peixoto de souza
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 6º PERIODO
CONTABILIDADE APLICADA
BETIM - MG
2015
yhaskara emanuelle peixoto de souza
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 6º PERIODO
CONTABILIDADE APLICADA
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.
Orientador: Professores Valdeci da Silva Araujo, Carla Patricia Rodrigues Ramos, Regiane Alice Brignoli Moraes, Merris Mozer e Sebastião de Oliveira.
BETIM - MG
2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes