Buscar

A Economia Marxista

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Economia Política Marxista
 
Marx e os clássicos: semelhanças e diferenças
Análise baseada em classes, de acordo com sua inserção no processo produtivo.
Ênfase no excedente como conceito crucial para entender a expansão econômica. No capitalismo chama-se mais-valia.
Ênfase na acumulação de capital como importante na economia capitalista (mas que também o seria, com as devidas qualificações, em economias socialistas). Análise dinâmica ( ainda mais dinâmica que a dos clássicos)
Trabalho como produtor de valor. 
Trabalho como único produtor de valor porque o valor é a forma específica assumida pelo produto do trabalho numa sociedade mercantil. 
Teoria do valor é central.
Crítica ao liberalismo.
Economia capitalista é um sistema particular
 Uma crítica importantíssima que Marx faz aos clássicos é que tratam os aspectos particulares da economia capitalista como se fossem universais ou então simples produtos de uma evolução natural de situação semelhantes. Para ele, troca, produção e distribuição tomam formas particulares nesta sociedade. 
 A terra apropriada privadamente e geradora de renda aparece como uma evolução natural das formas anteriores de utilização da terra, o capital aparece como apenas adiantamentos necessários a um processo de produção mais complexo e o assalariamento como a principal maneira de trabalhadores “livres” produzirem num sistema complexo. 
 Marx mostra que esses adiantamentos e essa terra tornada propriedade privada são formas específicas de expropriação do trabalhador, que é obrigado a se assalariar para sobreviver, não sendo, portanto, livre de fato. A liberdade propugnada pelo liberalismo é meramente formal.
Produção de excedente na economia capitalista
Para Marx, não cabe chamar os instrumentos de trabalho de capital em qualquer situação, mas apenas se fazem parte de uma relação capitalista de produção. 
O que caracteriza esta? O fato dos trabalhadores não terem acesso aos instrumentos de trabalho necessários nas condições de produtividade vigentes (socialmente necessárias) e, por isso, serem obrigados a vender sua força de trabalho ao capitalista. Ao fazerem isso, são obrigados a abrir mão do excedente, apropriado pelos donos dos meios de produção. Assim, há tempo de trabalho necessário (que serve para reproduzir o trabalhador) e excedente (além do necessário), como em outras sociedades, mas sua forma de apropriação cria a ilusão de liberdade.
Alguns conceitos importantes da economia marxista
Valor: tempo de trabalho socialmente necessário.
Capital: valor usado para a própria valorização. O capital produtivo serve para comprar instrumentos e objetos de trabalho (capital constante) e pagar aos trabalhadores (capital variável).
Taxa de mais-valia ou taxa de exploração: trabalho excedente. 
 trabalho necessário
 ou m/v.
Taxa de lucro: excedente apropriado ou m/(c+v).
 capital adiantado 
Tanto a taxa de mais-valia, quanto a de lucro tendem à igualação entre os diferentes setores devido ao processo de concorrência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais