Buscar

Estrutura dos Neurônios - Dendritos, axônio, corpo celular, terminais axônicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

neurônios
ALYSON JOSÉ POZZEBON
CAROLINE FERREIRA RIGELLI
CHAIANE FRANÇA BEDIN
CÍNTIA CAROLINE CESCO LAZAROTO
JAINE LÍDIA DALÓ
JHENIFER ZANINI
MAYLA CAROL FERREIRA
Neurônios
Os neurônios são células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos. Estas células especializadas são, portanto, as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano.
Partes de um neurônio
 São compostos pelos dendritos, corpo celular e axônio. 
Dendritos
 Os dendritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados. Funcionando como “antenas”, conduzindo os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
CORPO CELULAR
Onde fica o núcleo e diversas organelas (como mitocôndrias) que irão produzir substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula. São geralmente encontrados em determinadas áreas do Sistema Nervoso Central (SNC) e nos gânglios nervosos, localizados próximo da coluna vertebral
Axônio: uma estrutura especial
 O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular. Formam os nervos, que constituem o Sistema Nervoso Periférico (SNP). 
AXÔNIO - COMPOSIÇÃO
Em uma visão ampliada observam-se várias estruturas exclusivas desse componente do neurônio: a bainha de mielina, o neurolema e os nodos de Ranvier. 
AXÔNIO – bainha de mielina
	Alguns axônios são revestidos por uma camada esbranquiçada de material lipídico denominada bainha de mielina. É um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos.
AXÔNIO - NODOS DE RANVIER
	Os nodos de Ranvier aparecem regularmente ao longo do axônio e são áreas dos axônios não cobertas por mielina. Devido a esses espaços entre as bainhas, o impulso nervoso em vez de percorrer todo o axônio, vai "pular" de nódulo em nódulo, o que acelera a transmissão do impulso, chegando a velocidade muito altas.
Axônio – células de schwann e oligodendrócitos
Os dois (célula de Schwann e os oligodendrócitos) produzem a bainha de mielina que encontramos no neuronios mielínicos, porém as células de Schwann encontramos no SNP e o Oligodendrócito no SNC.
Axônio – células do schwann
O núcleo e o citoplasma das células de Schwann ficam por fora da bainha de mielina e constituem o neurolema. Essa estrutura é importante nos casos em que o nervo é acidentalmente seccionado, pois ela é responsável, em parte, da regeneração do mesmo. Assim, os nervos rompidos em um membro gravemente lesionado e que é reconstituído cirurgicamente, podem eventualmente restabelecer suas conexões, permitindo a recuperação da sensibilidade e dos movimentos.
Axônio - OLIGODENDRÓCITOS
A bainha de mielina formada pelos oligodendrócitos são um tipo de célula da neuróglia. Sem o neurolema (existente nas células de Schwann) esses neurônios são impossíveis de se regenerar. É por isso que uma lesão na medula espinhal é tão séria. As lesões nervosas e a consequente paralisia são permantes. 
aXônio – terminação nervosa
	A porção terminal do axônio sofre várias ramificações para formar de centenas a milhares de terminais axônicos. No interior dos quais são armazenados os neurotransmissores químicos. 
SINAPSE - COMUNICAÇÃO NEURONAL
A forma de comunicação entre os neurônios se faz por mediadores químicos e por estímulos elétricos. Os mediadores químicos são denominados neurotransmissores. Os neurotransmissores são sintetizados pelos próprios neurônios e armazenados dentro de vesículas. Essas vesículas concentram-se no terminal axônico (fenda pré-sinaptica) e quando os impulsos nervosos chegam a esses terminais (fenda pós-sinaptica) os neurotransmissores são liberados.
NEUROTRANsMISSORES
	Existem vários tipos de neurotransmissores. De exemplo podemos citar os mais comuns, como a acetilcolina e noradrenalina, ou outros como as dopaminas (um excesso está relacionado a esquizofrenia e uma falta está ligado ao mal de Parkinson) e as endorfinas (ligadas à memória e ao aprendizado - são secretada também na realização de exercícios físicos - também se relacionam com a supressão da dor).
Tipos de neurônios
São três os tipos de neurônios: Sensitivo, Motor e Interneurônio.
Um neurônio sensitivo conduz a informação da periferia em direção ao SNC, sendo também chamado neurônio aferente. 
Um neurônio motor conduz informação do SNC em direção à periferia, sendo conhecido como neurônio eferente. 
		Os neurônios sensitivos e motores são encontrados tanto no SNC quanto no SNP
O interneurônio é encontrado somente no SNC e forma as conexões entre os neurônios sensitivo e motores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais