Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle 'planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)" para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
		
	
	
	
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	
	
	As funções básicas dos sistemas de valores são somente organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	
	 
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		"Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura"; "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas"; "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica"; "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
		
	
	
	
	
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
	
	 
	Os heterossexuais possuem uma padrão moral superior aos gays, pois podem constituir famíla.
	
	 
	Não gosto de música sertaneja e de pagode.
	
	
	Acredito fervorosamente em minha religião.
	
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Marque a alternativa correta a partir da perspectiva antropológica: Ao ouvirmos uma afirmativa do tipo: "a família de João é maluca. Ele ficou doente e ao invés de eles procurarem um médico, foram a um Centro Espírita, fazer uma consulta com a Vovó Maria Conga. Que horror! Que falta de civilização!", podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Este é um exemplo claro de relativismo cultural, porque o autor da frase reconhece, sem estabelecer hierarquias, o saber do outro.
	
	
	Este é um exemplo claro de uma postura tolerante em relação ao outro.
	
	
	Quem usa uma afirmativa deste tipo está certo, uma vez que atitudes deste tipo, como a realizada pela família de João, podem acabar matando as pessoas.
	
	
	Existem pessoas, como a que expressou essa frase, que revelam em suas atitudes a preocupação com a saúde da população.
	
	 
	Este é um exemplo claro de etnocentrismo, porque o autor da frase não reconhece, estabelecendo hierarquia, o saber do outro.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		INFANTICÍDIO EM TRIBOS INDÍGENAS: RESPEITO Á CULTURA OU AOS DIREITOS HUMANOS. Por questões de crenças e dogmas tribos indígenas ainda cometem a barbárie de matarem crianças pelos mais diversos meios tais como envenenadas, afogadas, queimadas, enforcadas e enterradas vivas. Em regra é a própria mãe quem deve executar a criança, embora haja casos em que pode ser auxiliada por outros índios. Os motivos que levam uma comunidade indígena a realizar tamanha crueldade variam de tribo para tribo, por motivo de cultura da região onde estão localizadas. Recém-nascidos portadores de deficiências físicas ou mentais, índios que nascem com simples manchas na pele, e os gêmeos são sacrificados, praticamente, em todos os casos surgidos. Algumas etnias acreditam que gêmeos representam o bem e o mal e, desta forma um viria para fazer o bem e o outro para amaldiçoar a tribo, assim, por não saber quem é quem, encerram com a vida de ambos. Outras creem que só os bichos podem ter mais de um filho de uma só vez, diminuindo o homem a condição de animal, ou seja, irracional (Disponível em http://www.webartigos.com). Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais. Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	
	
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo
	
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	
	
		5.
		Sobre o relativismo cultural é incorreto afirmar que:
		
	
	
	
	
	É um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade.
	
	
	Observação do sistema cultural em questão sem nenhum preconceito.
	
	
	O princípio do relativismo cultural decorre de um vasto conjunto de fatos, obtidos ao se aplicar nos estudos etnológicos as técnicas que nos permitiram penetrar nos sistemas de valores subjacentes às diferentes sociedades.
	
	 
	São características biológicas que determinam as diferenças culturais de cada povo.
	
	
	Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente.
	
	
	
		6.
		Um dos primeiros cientistas a adotar a metodologia antropológica na análise cultural foi Bronislaw Malinowski (1884-1942), antropólogo polonês radicado na Inglaterra. Foi ele que, a partir do trabalho de campo nas ilhas Trobriand, na Melanésia, praticou o que se tornaram os procedimentos metodológicos de pesquisa na Antropologia. Esses procedimentos metodológicos são:
		
	
	
	
	
	a escuta e a investigação estatística.
	
	
	a análise e a descrição dos fenômenos da natureza
	
	 
	a etnografia e a observação participante,
	
	
	a análise dos diários de viajantes e a teorização em seu gabinete.
	
	
	a coleta e a verificação de dados em laboratório.
	
	
	
		7.
		As ciências sociais abrangem um conjunto de disciplinas que investigam aspectos da vida social. Dentre elas, encontra-se a Antropologia que tem como objeto principal:
		
	
	
	
	
	a mente humana
	
	 
	a cultura
	
	
	a agricultura
	
	
	a psique humana
	
	
	a política
	
	
	
		8.
		(Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa osfenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
	
	
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
	
	 
	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
	
	
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo
	
	
	relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.

Outros materiais