Buscar

SLIDES - ANATOMIA DO PÂNCREAS - TAMANHO, LOCALIZAÇÃO, FUNÇÃO, VASCULARIZAÇÃO, INERVAÇÃO, DUCTOS, DIVISÃO ANATOMICA, TECIDOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia do pâncreas
			Mayla Carol Ferreira
			Concórdia - 2016					
função
Este órgão é classificado como uma glândula anfícrina, por possuir uma porção exócrina e outra endócrina, que fazem parte do sistema digestório humano.
TAMANHO E LOCALIZAÇÃO
O pâncreas é um órgão com aproximadamente 12,5 a 15 cm, 04 de altura e 02 de espessura (formato alongado) e seu peso na mulher é de 14,95 g e no homem 16,08 g. Localizada no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, que integra os sistemas digestório e endócrino, está no nível da L1 e L2. 
DIVISÃO 
O pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça, o corpo e a cauda.
CABEÇA 
A cabeça do pâncreas é envolvida pela curvatura do duodeno em forma de C à direita dos vasos mesentéricos superiores. O processo uncinado, uma projeção da parte inferior da cabeça, estende-se medialmente para a esquerda, posterior à artéria mesentérica superior. A cabeça do pâncreas está apoiada posteriormente na veia cava inferior e pela aorta. 
Colo
Existe ainda o Colo do pâncreas, que é curto e está situado sobre os vasos mesentéricos superiores, que formam um sulco em sua face posterior. A face anterior do colo, coberta por peritônio, está situada adjacente ao piloro do estômago.
CORPO
O corpo do pâncreas continua a partir do colo e situa-se à esquerda dos vasos mesentéricos superiores, passando sobre a aorta e a vértebra L2, posteriormente à bolsa omental. A face anterior do corpo do pâncreas é coberta por peritônio, está situada no assoalho da bolsa omental. A face posterior do corpo do pâncreas é desprovida de peritônio e está em contato com a aorta, artéria mesentérica superior.
CAUDA
A cauda do pâncreas situa-se anteriormente ao rim esquerdo, onde está intimamente relacionado ao hilo esplênico e à flexura cólica esquerda. A extremidade da cauda geralmente é romba e voltada para cima. 
Vascularização – Arterial 
O pâncreas é suprido arterialmente pelas artérias pancreaticoduodenais: A artéria mesentérica superior que origina as artérias pancreaticoduodenais inferiores. A artéria gastroduodenal que origina as artérias pancreaticoduodenais superiores. A artéria esplênica que origina as artérias pancreáticas.
Vascularização - venosa
A drenagem venosa é feita através das veias pancreáticas que são tributárias das veias esplênica e mesentérica superior, no entanto a maioria delas terminam na veia esplênica. A veia porta hepática (porta do fígado) é formada pela união da veia mesentérica superior e veia esplênica posteriormente ao colo do pâncreas. Geralmente a veia mesentérica inferior se une à veia esplênica atrás do pâncreas. 
Tecidos e suas funções
Ilhotas de Langerhans (região endócrina): Possuem dois tipos de células; as células alfa, que produzem glucagon, e as células beta, produtoras de insulina. A insulina e o glucagon ajudam a regular os níveis de glicose no sangue. O efeito da insulina é o de baixar os níveis de glicose sanguinea e o do glucagon, o de elevar esse níveis.
Tecidos e suas funções
Ácino Pancreático (região exócrina): fabrica enzimas que atuam no processo de digestão alimentar. As enzimas presentes na secreção são a amilase pancreática, que quebra carboidratos; a tripsina que quebra proteínas; a lípase que quebra lipídeos; a ribonuclease e desoxirribonuclease quebram ácidos nucléicos.
inervação
São controlados pelo Sistema Nervoso Autônomo; responsável pela comunicação interna do organismo com ele mesmo e com o meio externo, buscando sempre a homeostasia. Os nervos do pâncreas responsáveis por tais ações são derivados dos nervos Vagos (nervo parasimpático) e Esplânicos Abdominopélivos (nervos simpáticos), que atravessam o diafragma. 
Ductos 
	Através do ducto pancreático principal (Wirsung) e acessório (Santorini), o pâncreas envia a sua secreção externa para o duodeno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes