Buscar

Vascularização Venosa Superficial do SNC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vascularização Venosa Superficial do SNC
O Sistema Nervoso exige para o seu metabolismo um suprimento permanente e elevado de glicose e oxigênio.
Composto pelas veias que drenam o córtex e a substância branca, estas veias se dividem amplamente pela superfície cerebral e formam as veias cerebrais superficiais, grandes troncos que desembocam no seio da dura-máter. As veias superficiais inferiores drenam a porção superior e lateral de cada hemisfério e as veias superficiais inferiores drenam a metade inferior e lateral de cada hemisfério.
As veias que drenam todo o tronco encefálico e o cerebelo desaguarão em seios revestidos de endotélio chamados de seios venosos da dura- máter, que se divide em algumas partes, são elas: seio sagital superior, sagital inferior, sigmoide, occipital, reto, transverso, a confluência de seios, seios cavernoso, esfenoparietal, petroso superior, petroso inferior e basilar. Outras veias que desaguam no seio da dura- máter são as diploicas e emissárias, as veias diplóicas podem ser encontradas na lamina interna e externa da parte compacta dos ossos do crânio, já as veias emissárias atravessam o osso de fora para dentro indo direto para a dura- máter.
·         Seio sagital superior: Recebe sangue das veias da parte superior do cérebro (veias diplóicas, veias emissárias, veias da foice do cérebro). Ela surge na parte anterior da cavidade craniana e termina na confluência dos seios na parte posterior, se encontra em toda a área superior do cérebro.
·         Seio sagital inferior: Recebe sangue venoso de veias da foice do cérebro e de veias cerebrais, esta localizado inferiormente a foice do cérebro, ele termina na parte anterior do tentório do cerebelo, onde se encontra com a veia cerebral magna, formando o seio reto.
·         Seio sagital reto: Recebe sangue de veias cerebrais, da veia cerebral magna, de veias cerebelares, veias da foice do cérebro, além do seio sagital inferior. Começa no mesmo local onde termina o seio sagital inferior e tem fim na confluência dos seios, inclinando para esquerda para desaguar no seio transverso esquerdo.
·         Confluência dos seios: Quando o seio sagital superior, seio reto e seio occipital desaguam eles formam a confluência dos seios, que está localizado na foice do cerebelo, onde posteriormente será drenado pelo seio transverso direito e o seio transverso esquerdo.
·         Seios transversos: Os seios transversos direito e esquerdo recebem sangue do seio sagital superior e do seio reto respectivamente, além de também drenar o seio petroso superior, veias da parte inferior do cérebro e do cerebelo, e algumas veias diploicas e emissárias, estão localizados onde o tentório do cerebelo une as paredes lateral e posterior da cavidade craniana.
·         Seio sigmoide: Drenam veias diploicas, emissárias, cerebelares e cerebrais. É a continuação dos seios transversos, tem fim quando começa as veias jugulares internas.
·         Seios cavernosos: Recebe sangue de veias cerebrais, veias da orbita ocular e veias emissárias. Passando dentro dele encontra- se os nervos oculomotor, troclear, oftálmico, maxilar e abducente, além da artéria carótida interna.
·         Seios esfenoparietais: Recebem sangue de veias diploicas e meníngeas. Está localizado na parte inferior das asas menores do esfenoide.
·         Seio petroso superior: Recebe sangue dos seios transversos, veias cerebrais e veias cerebelares. Começa no seio cavernoso e termina quando se junta ao seio transverso.
·         Seio petroso inferior: Recebe sangue dos seios cavernosos, veias cerebelares, veias da orelha interna e do tronco encefálico. Começam no seio cavernoso e termina nas veias jugulares internas.
·         Seios basilares: São responsáveis por ligar os seios petrosos entre si e a parte venosa das vértebras, está localizado posteriormente á sela turca do osso esfenoide

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes