Buscar

Discursiva História e Legislação

Prévia do material em texto

História e Legislação – Discursivas
Questão 1 
Leia o trecho de texto a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Considerando o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro base Constituição histórica da Educação no Brasil, descreva pelo menos três características da educação na Idade Média.
Resposta: A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura greco-romana. A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolástico. A educação na Idade Média é indissociável da formação do homem de fé.
Questão 2 
Leia o trecho de texto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8.
Considerando o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro base Constituição histórica da Educação no Brasil, explique como a verdade é concebida pelos pesquisadores contemporâneos.
Resposta na página 16 e 17 : 
Questão 3
Atente para a seguinte citação:
“ A democracia era absolutamente e sempre ameaçada. Tanto pela esquerda quanto pela direita. Mas, paradoxalmente, esta ameaça fazia bem para a democracia. Se vocês observarem o que foi a social-democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social-democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa as ameaças”.
O modelo político conhecido como Estado de bem-estar esteve embasado em duas teorias: o Keynesianismo e a social-democracia. Nesse sentido, responda: O que é a Social-democracia? Justifique sua resposta a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Resposta: A social-democracia foi uma corrente política que reuniu partidos de esquerda (com denominações diversas, tais como social-democratas, socialistas e trabalhistas). Na Europa, diversos partidos social-democratas, quando no comando de governos, impulsionaram a constituição de Estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização7 dos bens sociais. Instituíram simultaneamente mecanismos de redistribuição de renda, como forma de relativizar as diferenças sociais. A cultura da solidariedade estabelecida como pilar básico de estado de bem estar foi instituída por um individualismo liberal sendo que o conceito de igualdade foi readequado ao de equidade.
Questão 4
Leia a passagem de texto a seguir:
“ A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concementes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações”.
O principal instrumento de vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil? Justifique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Resposta: O principal instrumento da vida de um país é sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, instituída a Lei nº 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBN), que regula os principais mecanismos da educação escolar no país.
Questão 5
Leia o Excerto a seguir:
“ No século XIX, muitas ciências foram sistematizadas, recebendo um tipo de configuração (procedimentos metodológicos, formas de investigação, etc) que as tornaria respeitáveis. A sociologia e a antropologia são exemplos dessas ciências. A história, como veremos, também está entre elas. O que chamamos de ciência da história desenvolveu-se, propriamente, no século XIX”
Considerando os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro base Constituição histórica da educação no Brasil, explique de que forma a explicação histórica pode ser considerada científica.
Resposta: Há alguns elementos que indicam caminhos necessários para que a explicação histórica possa ser considerada científica. Por exemplo: Deve haver um problema de pesquisa claramente enunciado, um método de seleção, organização e interpretação das fontes, e um referencial teórico que oriente a explicação que deve ser coerente e decorrente do problema, das fontes e do referencial.

Continue navegando