Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G2. Com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G2. Com respostas
1 - A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual modelo de desenvolvimento. Nos próximos decênios, deveremos ser capazes de passar de uma sociedade em que o bem-estar e a saúde econômica, que hoje são medidos em termos de crescimento da produção e do consumo de matéria-prima, para uma sociedade em que seja possível viver melhor consumindo (muito) menos e desenvolver a economia reduzindo a produção de produtos materiais.
É muito difícil prever como essa passagem de um estado para outro poderá acontecer. É certo, porém, que será verificada uma descontinuidade que atingirá todas as dimensões do sistema: a dimensão física (os fluxos de matéria e energia), mas também a econômica e institucional (as relações entre os atores sociais), além da dimensão ética, estética e cultural (os critérios de valor e os juízos de qualidade que socialmente legitimam o sistema). Também é certo, portanto, que o que nos aguarda é uma longa fase de transição. Aliás, podemos dizer que a transição já começou e que se trata de promover a sua gestão procurando minimizar os riscos e aumentar as oportunidades.
As características das sociedades sustentáveis vão emergir de um processo que vai depender de como vão se mover os diferentes atores sociais, das novas culturas que vão surgir das relações de força que vão ser estabelecidas e das novas instituições que vão ser criadas.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir e assinale a (s) alternativa (s) correta (s).
     
Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não sociopolítica ou institucional esta tipicamente exercida por governos e organizações multilaterais.
     
Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas institucionalizados tendem a ser questionados e substituídos por novas instituições, as quais podem conservar ainda certos aspectos tradicionais.
     
O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser alvo de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis.
     
Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas por muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação legal seja por incentivos de mercado.
     
Nenhuma das afirmações acima esta relacionada com o enunciado da questão.
2 - Desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades das gerações presentes sem impedir que as gerações futuras também o façam. O princípio ético é de que as futuras gerações tenham acesso, pelo menos, ao mesmo nível de capital natural que as gerações predecessoras. Nesse contexto, surge o conceito de produção mais limpa, que busca a eficiência pelo não desperdício, minimização ou não geração de resíduos, eficiência energética e eliminação de impactos à saúde humana e ao ambiente, na obtenção de produtos atóxicos, no uso de reciclagem primária atóxica e na responsabilidade continuada do produtor. Na produção mais limpa, bens são produzidos de forma compatível com o que um ecossistema pode suportar, garantindo-se sustentabilidade e conservação de recursos, com respeito aos padrões de qualidade ambiental. Para que isso ocorra, é imperativo o envolvimento de toda a cadeia produtiva.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções a respeito da produção de bens e serviços sustentáveis e a relação proposta entre elas.
I. A produtividade dos sistemas de produção em uma economia sustentável é dependente de certificações do tipo produção mais limpa.
POR QUE:
II. Uma economia sustentável depende não apenas de processos industriais mais limpos, mas também de produtos sustentáveis, ou seja, o foco da produção deve ser ampliado do gerenciamento de processos para o gerenciamento de produtos ao longo da cadeia produtiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I; 
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I; 
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa; 
     As asserções I e II são proposições falsas; 
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira; 
3) No mercado consideramos algumas mudanças fundamentais para o processo de empreender, sendo que as mudanças são fontes de oportunidades:
I - Considerada a fonte mais importante de oportunidades de empreendedorismo as Mudanças Tecnológicas oportunizam aos profissionais inovar com produção mais elevada.
II - As Mudanças Políticas e Regulamentares são fontes de aproveitamentos de ganhos particulares.
III - As Mudanças Sociais e Demográficas favorecem o consumo e assim as negociações. Considerando que as pessoas possuem gostos, preferências e recursos financeiros diferentes.
IV - O Excesso de Normas é outra mudança fundamental, pois as empresas esquecem-se de inovar, de forma inteligente.
Estão corretas as assertivas:
    As assertivas I, II e IV estão corretas. 
    As assertivas I, II e III estão corretas. 
    As assertivas II e IV estão corretas. 
    As assertivas II, III e IV estão corretas. 
    Somente a assertiva IV esta correta. 
4) De acordo com aquilo que verificamos aqui na nossa disciplina “ser empreendedor é aproveitar todas as oportunidades (...) é ser criativo e inovar”. Para que o processo criativo e a inovação ocorram é necessário estar preparado para as mudanças. No entanto, algumas pessoas não estão preparadas, pois mudar exige sair da zona de conforto. Entre os fatores considerados “INIMIGOS” da inovação podemos citar:
I - Excesso de normas, isto é, os processos são realizados mediante regras, inclusive a tentativa de soluções aos problemas que possam surgir. Neste sentido, não existe espaço para soluções alternativas e iniciativa pessoal. 
POR QUE: 
II - As organizações são previsíveis ao enfrentar a concorrência. Não buscam inovar com inteligência, desta forma não conseguem surpreender os concorrentes.
    as duas afirmações são falsas, e a segunda não justifica a primeira. 
    as duas alternativas são falsas, e a segunda justifica a primeira. 
    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
    as duas afirmações são verdadeiras. 
5) Segundo os conteúdos estudado em nossa disciplina, o empreendedor ao realizar um “Plano de Negócios” de um novo negócio é importante considerar? Neste sentido, indique a (as) alternativa (as) que melhor ilustram esta necessidade:
     
Apresentar um plano de maneira clara e inteligente, abordando os aspectos relativos ao negócio.
     
O plano deve apresentar seus dados e informações de uma forma muito sucinta, ninguém tem tempo e interesse em permanecer horas e horas estudando planos complexos.
     
Realizar o resumo executivo muito longo, tornando a leitura desgastante, isto é, não vá direto ao ponto.
     
Não se preocupe em definir as qualificações da equipe administrativa, afinal você está apresentando-o apenas ao investidor.
     
O Ponto de Equilíbrio representa o quanto sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período, e por isso é um fator relevante a ser considerado na elaboração do Plano de Negócios.
????6 - “A função do marketing é estabelecer uma ligação entre empresas e clientes, proporcionando um relacionamento duradouro.” A partir dessa assertiva, assinale a(s) alternativa (s) correta(s):
    A prática de marketing no Brasil sugere que sua formação tem base conceitual influenciada pelomarketing português. 
    O desenvolvimento de um produto inclui qualidade, inovação, diferencial, entre outros, que precisam ser planejados e executados objetivando o sucesso nas vendas. 
    Relacionamento com clientes, distribuidores, fornecedores precisam ser mantido em curto prazo, além de oferecer valores e satisfação elevados, visando maximizar seus lucros nas transações. 
    A satisfação do cliente depende do encantamento no que lhe foi oferecido, buscando atender e superar as expectativas dos consumidores em relação ao que foi oferecido, aprimorando seus processos e superando um baixo grau de satisfação. 
    O marketing, assim como outra função, lida com clientes cada vez menos exigentes com a qualidade e a satisfação de suas necessidades. 
7) Muitas empresas têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho.
POR QUE:
As crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional influenciam comportamentos dos funcionários na empresa.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
    A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira; 
    As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira; 
    A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa; 
    As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira; 
    As duas afirmações são falsas. 
8) Baseado naquilo que foi estudado aqui na disciplina, leia atentamente as opções de respostas abaixo e assinale a (s) alternativa(s) INCORRETA(S):
    A sobrevivência de um empreendimento depende de como ele é administrada, tendo como prioridade inclusive o desenvolvimento das pessoas. 
    Quando se tornam possíveis situações que anteriormente eram consideradas impossíveis, o mundo acaba mudando. 
    Como empreendedor você vai precisar competir com milhares de outros profissionais para mostrar seu talento e conquistar clientes ou fontes de financiamento.
    Alguns autores defendem que a ordem agora com relação aos novos empreendimentos é preocupar-se com o individuo, com suas necessidades e outras variáveis com as quais até o momento ninguém estava absolutamente preparado. 
    Ao empreender um novo negócio, o beneficio é uma forma direta de oferecer ao empregador uma satisfação de sua necessidade pessoal, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações com uma melhor qualidade de vida no trabalho. 
9) Para Dornelas, “o empreendedor deve estar sempre com a mente estimulada, observando tudo que acontece a sua volta e procurando novas ideias por meio de algumas técnicas de estímulo à geração destas”. Neste sentido, indique a (as) alternativa (as) que melhor ilustram esta necessidade:
     
Conversar com pessoas de todos os níveis sobre temas variados de diferenciados segmentos de mercado.
     
Pesquisar novas patentes e licenciamento de produtos/serviços do seu interesse.
     
Enfoque teórico adotado pelos pesquisadores dos países em desenvolvimento, no qual os negócios tendem a fortalecer a inclusão social focada na parte mais favorecida da sociedade.
     
Portanto, a partir de uma analise estatística pode-se determinar as variáveis irrelevantes em relação aos consumidores. Estes dados são importantes frente a uma tomada de decisão.
     
Participar de conferências nacionais e internacionais, reuniões e assembleias de entidades de classe e associações que representam as necessidades da comunidade do em torno e/ou da sociedade.
10) Conforme  conteúdos difundidos em nossa disciplina, “em qualquer empreendimento novo, o Plano Financeiro é de extrema relevância”. Neste devem constar vários “indicadores de viabilidade”. Dentre estes, poderíamos citar:
     
Necessidade de pessoal.
     
Rentabilidade.
     
Lucratividade.
     
Localização do negócio.
     
Prazo de retorno do investimento.

Outros materiais