Buscar

CIÊNCIAS DO AMBIENTE AVALIANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504534423)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É constituído de areias e argilas, soltas ou consolidadas em arenitos e filitos, e de calcários e pedregulhos, resultantes do levantamento dos sedimentos do oceano primitivo. Os elementos que formam o estrato superior são providos de raízes profundas, que lhes permite atingir o lençol freático, situado de 15 a 20m de profundidade. Essa circunstância lhes confere melhores condições de sobrevivência ao longo do período de estiagem. As gramíneas do estrato inferior, devido a suas raízes curtas, ressentem-se mais da estiagem, quando entram em estado de latência, ou morte aparente. O tapete rasteiro apresenta então aspecto de palha seca, que favorece a propagação de incêndios, desencadeados pelas queimadas. Mas logo após as primeiras chuvas tudo reverdece e viceja. Essas caracteristicas se referem ao Bioma:
		
	
	Manguezal.
	
	Pantanal.
	
	Mata Atlântica.
	
	Caatinga.
	 
	Cerrado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504521114)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A crosta terrestre é formada por rochas e minerais. Estas últimas podem ser definidas como agrupamentos de minerais que, por sua vez, são compostos de elementos químicos. Analise as proposições sobre as rochas, assinalando F para Falsa e V para Verdadeira. a) As rochas ígneas ou magmáticas formaram-se a partir do resfriamento e solidificação do magma, material em estado de fusão de que é constituído o manto. b) As rochas ígneas foram, originalmente, rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura. c) As rochas sedimentares derivam de rochas que sofreram a ação de processos erosivos, como atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações químicas e físicas e pela ação dos seres vivos. d) A areia, o calcário e o arenito são exemplos de rochas metamórficas. e) Originalmente, as rochas metamórficas foram magmáticas, sedimentares ou metamórficas, mas pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	F, V, F, V, F
	
	V, V, F, F, V
	
	F, V, V, V, F
	 
	V, F, V, F, V
	
	V, F, V, V, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503851562)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O aterro sanitário de Nova Iguaçu,no Rio de Janeiro, é o primeiro projeto baseado no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kioto a ter seu registro aprovado no mundo. O projeto visa a diminuir as emissões do gás metano (CH4), um dos gases liberados em processos de decomposição de material orgânico e 20 vezes mais poluente que o dióxido de carbono (CO2). Com este novo processo, o gás é capturado e usado em uma usina termelétrica para geração de energia substituindo assim, o uso de combustíveis fósseis, mais poluentes. Pode-se concluir que o texto refere-se aos respectivos ciclos biogeoquímicos:
		
	 
	ciclos do enxofre e carbono
	
	Ciclos do carbono e nitrogênio
	
	Ciclos do nitrogênio e enxofre
	
	Ciclos do enxofre e nitrogênio
	
	Ciclos do fósforo e carbono
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504660718)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A camada de ozônio tem importância vital, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. A respeito da camada de ozônio, assinale a opção INCORRETA I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas. II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão. III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente. IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica. V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.
		
	 
	Apenas a afirmativa III está incorreta.
	
	Estão incorretas as afirmativas I, III e V
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Estão incorretas as alternativas I, IV e V.
	
	Estão incorretas as afirmativas II, IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504507476)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Bactérias quimiossintetizantes capazes de transformar amônia em nitratos participam do ciclo de qual elemento químico?
		
	
	Oxigênio
	
	Enxofre
	
	Carbono
	 
	Nirtogênio
	
	Água

Outros materiais