Buscar

AD2 INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância 2 – AD2 - 2016/2º semestre
Disciplina: Introdução à Economia / Coordenador: Gil B. Leite
As transações registradas no Balanço de Pagamentos estão reunidas em dois grandes grupos: Transações Correntes, e Conta Capital e Financeira. Explique de forma sucinta a composição desses dois grupos e diga qual a importância do Balanço de Pagamentos para a economia de um país. 
O Balanço de Pagamentos: se mostra importante para a economia de um país, pois registra transações contábeis de um país com os outros, e seus dois grupos consistem em:
Transações Correntes: registram entradas e saidas devidas ao comércio de bens e serviços e também os pagamentos de transferências. 
Conta Capital e Financeira: registra todo o fluxo que entra e sai do país, inclusive as transações de fundos, empréstimos e transferências.
Para atender as necessidades de financiamento do setor público, três procedimentos se destacam: a cobrança de impostos, emissão de moeda e emissão da dívida pública. Explique cada um deles, apontando seus aspectos negativos.
Cobranca de impostos: mesmo sendo uma forma comum de financiar gastos públicos, acontecem várias situações como déficts, aumento de impostos, os ganhos dos atribuidos não comportam os gastos. 
Emissão da moeda: “criação de dinheiro”. O Banco Central emite o dinheiro para atender o financimento do déficit. Sendo que o aumento ocasionario aumento da inflação e perda do valor monetário.
Emissão de dívida pública: ao liberar à venda de títulos públicos que ocasionam inferências monetárias, sendo os fundos limitados e que a emissão de dívida pública reduz o financiamento privado, podendo aumentar a taxa de juros.

Outros materiais