Buscar

Conhecimentos sobre LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LIBRAS
1)Devido ao desconhecimento muitas pessoas ainda referem-se aos surdos de maneira equivocada, usando o termo:
Surdo mudo.
2) Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia :
Amarelo
3) Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde a um dado elemento da natureza
Montanha
4) Na datilologia abaixo temos para o português a alternativa que corresponde ao nome soletrado.
Alambique
5) A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), refere-se a:
um estado brasileiro.
6) Marque a alternativa correta em que a datilologia abaixo apresentada corresponde ao nome de um eletrodoméstico:
Batedeira
7) O alfabeto manual (datilologia) corresponde às letras do alfabeto em português. Marque a resposta que explica a finalidade desse alfabeto.
Preencher certas necessidades momentâneas de conceitos ainda não incorporados à língua de sinais ou tradução de nomes próprios.
8) A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
9) No que diz respeito à língua de sinais brasileira, é correto afirmar que:
como todas as línguas orais apresenta os níveis linguístico, fonológico, morfológico, sintático e semântico.
10) Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial.
11) Muitas pessoas confundem os conceitos entre Datilologia e Configuração de Mãos, assim as concepções que as distinguem são, exceto:
Datilologia são os gestos da LIBRAS.
12)Sendo a língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como:
Forma de comunicação e expressão com estrutura gramatical própria usada pelos surdos brasileiros.
13) Políticas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socioeconômicos e culturais dos quais emergem, correm o risco de, elas mesmas, transformarem-se em:
Estratégia de manutenção do preconceito.
14) Sobre o bilinguismo, pode-se afirmar que:
É a melhor opção educacional para surdo, pois assim ele poderá adquirir a língua de sinais como primeira língua e a língua oral de seu país como segunda língua.
15) O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade:
Do poder publico em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos.
16) Muitas discussões vêm acontecendo em prol de uma escola inclusiva, no caso da pessoa surda, a fim de que possa participar deste ambiente de forma satisfatória e sem prejuízos são necessárias algumas medidas. Assinale a alternativa equivocada em relação à inclusão de alunos surdos:
Que a leitura labial seja privilegiada nas interações entre surdos e ouvintes.
17) Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais, mas faz leitura labial é adequado utilizar como o termo:
Surdo oralizado.
18) O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, baseia-se no fato de que esses são cidadãos brasileiros, tem o direito de utilizar e aprender essa língua oficial e que é tão importante para o exercício de sua cidadania. Dentre as alternativas a seguri, assinale a ÚNICA opção que corresponde a essa proposição:
O contexto de ensino bilíngue para a criança surda configura-se diante da co-existência da LIBRAS e da língua portuguesa, aprendendo-as para as diferentes funções sociais que se apresentam no dia-a-dia da pessoa surda.
19) São aspectos culturais da comunidade surda sinalizante:
Literatura Surda, Organização Política, Língua, Artes Visuais e Vida Social.
20)O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:
É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
21) Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
22) As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação:
Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
23) Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais, etc.
Pais surdos e filhos surdos
24) O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:
Como um batismo.
25) A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao Outro. Assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda:
A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um Outro sujeito surdo.
26) A LIBRAS é considerada pela Lingüística como língua natural, ou seja, um sistema linguístico legítimo e não como uma patologia da linguagem. Comparando-a com as línguas orais, apenas sua modalidade se difere. Marque a opção que denomina corretamente a que tipo de modalidade a LIBRAS se estrutura:
Modalidade visual-espacial.
27) Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:
É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
28) As crianças surdas devem ter como modelos linguísticos e culturais os surdos adultos, usuários da LIBRAS. Elas não são deficientes, mas, sim, diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria. Assinale a ÚNICA opção que evidencia essa afirmativa:
As crianças surdas são sujeitos de uma comunidade autêntica. As representações surdas são muito importantes para a sua formação identitária.
29) As artes, sobretudo as visuais, surgem como um canal capaz de gerar mudanças. A imagem, concebida pela fotografia, por vídeos ou pinturas, por exemplo, pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta pedagógica e comunicacional. Ela comunica a partir do momento em que é pensada, produzida, até quando é contemplada por outras pessoas, ocasionando reações, reflexões e sentimentos distintos. No caso de pessoas surdas: (www.todosnos.unicamp.br/Helena Bezerra)
Os estímulos visuais sãoainda mais importantes, pois são sua principal forma de comunicação com o mundo, já que seus olhos fazem também o papel dos ouvidos. Além disso, a participação em atividades culturais estimula a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo com o desenvolvimento de cada um.
30) Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito:
A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.

Outros materiais