Buscar

AV 1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Assinale V para verdadeiro e F para falso.
Cada uma das teorias do desenvolvimento: inatista ou ambientalista, apoiam-se em diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende. Essas teorias dependem, também, da visão de mundo existente em determinada situação. As expressões a seguir apresentam, na sua origem, concepções de desenvolvimento humano e a abordagem teórica de desenvolvimento correspondente:
I. ( v ) "A criança é como uma folha de papel em branco." - Ambientalista
II. ( v ) "Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto." - Inatista
III. ( f ) "José é muito inteligente, puxou ao pai." – Ambientalista
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) apenas a I é verdadeira.
b) I e II apenas são verdadeiras.
c) I e III apenas são verdadeiras.
d) II e III apenas são verdadeiras.
e) apenas a III é verdadeira.
2) A Psicologia contribui para a compreensão do desenvolvimento e dos processos de aprendizagem do ser humano. A Psicologia da Educação é uma área de atuação da Psicologia e tem a finalidade de
Alternativas:
a) compreender que o pensamento humano é formado pelas aptidões geneticamente determinadas.
b) explicar porque, como e para que o ser humano desenvolve e manifesta seus comportamentos baseados em intuições.
c) utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos.
d) planejar programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança, relativos à educação sexual  e da mulher, nos cuidados com a gravidez e com os filhos.
e) organizar atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.
3) Na Psicologia da Educação existem vários paradigmas sobre a aprendizagem que influenciam muito a educação, destacando-se: Psicologia Cognitiva,  Behaviorismo, Psicologia Humanista, Psicanálise e Psicologia Histórico-Cultural. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conforme segue:
1. Psicologia cognitiva
2. Behaviorismo
3. Psicologia humanista
4. Psicanálise
5. Psicologia histórico-cultural
( 4 ) corrente europeia da Psicologia, traz para a Educação diversas colaborações, dentre elas as ideias de que educadores devem promover fortalecimento e equilíbrio do Ego de seus alunos, de que devem levar em consideração relações entre professores e alunos como potencialmente transferenciais e de que o modo de educar deve ser adequado aos diferentes estágios do desenvolvimento da personalidade.
( 2 ) segundo essa abordagem americana da Psicologia, cabe aos educadores organizar aquilo que denominam como contingências (relações entre estímulos ambientais e comportamentos) favoráveis para a manifestação de comportamentos funcionais (aqueles que funcionam bem por possibilitar o melhor ajuste possível entre a pessoa e os ambientes em que ela vive).
( 1 ) corrente que traz muitas colaborações para a Educação, uma vez que se debruça sobre a maneira como as pessoas em diferentes idades e sob diversas e diferentes circunstâncias fazem para coletar informações, trabalhar essas informações, produzir e aprender respostas para solucionar problemas e adaptar-se aos ambientes.
( 5 ) sua importância para a Educação parte da ideia de que a relação histórico-dialética de transformação mútua entre homem e ambiente, cujo objetivo último é a manutenção da vida do homem, não seria uma relação direta, mas sim mediada por ferramentas culturais (tecnologias) e instrumentos psicológicos (linguagem) que aprendemos a usar graças à internalização provocada pela intervenção cultural.
( 3 ) sua principal colaboração para a Educação é a ideia de que a escola deve favorecer a autorrealização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida. 
Assinale a alternativa com a sequência correta.
a) 1-2-3-4-5.
b) 5-4-3-2-1.
c) 2-4-5-1-3.
d) 4-2-1-5-3.
e) 2-4-1-5-3.
4) Sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem, estudadas pela Psicologia da Educação, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( v ) Para a abordagem interacionista, o ser humano não é produto apenas de seus genes nem produto apenas dos estímulos do ambiente. Ele é uma construção de ambos.
( f ) As teorias interacionistas da Psicologia abordam a questão do desenvolvimento humano, dando explicações ao processo por conta da ênfase dada somente ao fator biológico.
( v ) Para a abordagem interacionista, é na interação entre crescimento orgânico e estímulos ambientais, que o ser humano se desenvolverá nas dimensões Físico-Perceptiva, Cognitiva, Linguística, Social e da Personalidade, todas interdependentes.
( v ) Por aprendizagem entende-se que é a aquisição ou mudança (quantitativa ou qualitativa) de comportamentos e processos mentais, de acordo com a Psicologia da Educação.
( f ) Aprendizagem é um complexo processo neuropsicológico que não envolve mais nenhum outro processo, como percepção, atenção, memória, motivação.
Alternativas:
a) V-V-V-F-F.
b) V-F-V-F-V.
c) V-F-V-V-F.
d) F-F-V-V-F.
e) F-V-F-V-F.
5) Sobre as questões relacionadas a Psicologia, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( v ) O "pai" da Psicologia científica se chamava Wilhelm Wundt.
( f ) Charles Darwin foi o fundador da Psicologia experimental.
( f ) Sigmund Freud é considerado o pai da Psicologia histórico-cultural.
( v ) O termo Psicologia é derivado do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo). 
Alternativas:
a) V-V-F-F.
b) V-F-V-F.
c) V-F-F-V.
d) F-V-F-V.
e) F-F-V-V.

Outros materiais

Outros materiais