Buscar

Dos crimes contra a propriedade imaterial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE PÚBLICA E PRIVADA
Dos crimes contra a propriedade imaterial
Considerações preliminares
Bens exclusivamente pessoais 
Bens imateriais 
Título III – Dos crimes contra a propriedade imaterial → art. 184 (Violação de direito autoral)
Lei n. 9.279/96 (Código de Propriedade Industrial) revogou os artigos 187 a 196 do CP.
Lei n. 9.279/96 (Código de Propriedade Industrial) revogou os artigos 187 a 196 do CP:
a) crimes contra a patente de invenção ou de modelo de utilidade – arts. 183 a 186;
b) crime contra os desenhos industriais – arts. 187 e 188;
c) crime contra as marcas - 
d) crime cometido por meio de marca, título de estabelecimento e sinal de propaganda 
e) crime contra indicações geográficas e demais indicações
Violação de direito autoral
 
        Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:
        Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Conceito
- objeto jurídico;
- direitos conexos
Elementos do tipo 
1) ação nuclear – violar
2) direito autoral – norma penal em branco.
 a) obras literárias;
b) obras científicas;
c) obras artísticas.
3) Conduta
a) contrafação; 
b) plágio 
(cont.) Elementos do tipo 
4) Limitações aos direitos autorias – § 4º e arts. 46 a 48 da Lei n. 9.610/98
5) sujeito passivo
- herdeiros
- limite temporal
Elemento subjetivo 
Consumação 
Forma qualificada - §§ 1º a 3º
§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:
        Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa
- intuito de lucro;
- exemplos
§ 2o Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.
Conduta
Exemplos
STF: 1. Os princípios da insignificância penal e da adequação social reclamam aplicação criteriosa, a fim de evitar que sua adoção indiscriminada acabe por incentivar a prática de delitos patrimoniais, fragilizando a tutela penal de bens jurídicos relevantes para vida em sociedade. 2. O impacto econômico da violação ao direito autoral mede-se pelo valor que os detentores das obras deixam de receber ao sofrer com a “pirataria”, e não pelo montante que os falsificadores obtêm com a sua atuação imoral e ilegal.
STF: I - A conduta do paciente amolda-se perfeitamente ao tipo penal previsto no art. 184, § 2º, do Código Penal. II - Não ilide a incidência da norma incriminadora a circunstância de que a sociedade alegadamente aceita e até estimula a prática do delito ao adquirir os produtos objeto originados de contrafação. III - Não se pode considerar socialmente tolerável uma conduta que causa enormes prejuízos ao Fisco pela burla do pagamento de impostos, à indústria fonográfica nacional e aos comerciantes regularmente estabelecidos. 
§ 3o Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente:
        Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
Conduta
Exemplos
Exclusão do crime
        § 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.
Limitações ao direito do autor - art. 46, Lei 9610/98 (publicação em jornais assinados, com menção do nome; reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos para uso privado do copista)
Proteção da propriedade intelectual de programa de computador (software) – Lei 9.609/98, art. 12
Especialidade
Ação penal (§ 3º):
a) privada;
b) pública incondicionada:
- vítimas;
- resultado
Delegado de Polícia/AP/2010 - Relativamente aos crimes contra a propriedade imaterial, analise as afirmativas a seguir. 
I. Nos crimes contra a propriedade imaterial, se o crime tiver deixado vestígio, a queixa poderá ser instruída com o exame pericial dos objetos que constituam o corpo de delito ou, na falta do exame, por declaração de duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica de que se tratar a propriedade imaterial. 
II. Nos crimes contra a propriedade intelectual previstos no Código Penal, procede-se mediante ação penal pública incondicionada quando os crimes tiverem sido cometidos em desfavor de entidades de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou fundação instituída pelo Poder Público. 
III. Nos crimes contra a propriedade imaterial em que se proceda mediante queixa, a diligência de busca ou de apreensão será realizada por dois peritos nomeados pelo juiz, que verificarão a existência de fundamento para a apreensão, e quer esta se realize, quer não, o laudo pericial será apresentado dentro de 3 (três) dias após o encerramento da diligência. 
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
b) se somente a afirmativa II estiver correta. 
c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais