Buscar

Sistemas Operacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01 – Newton C. Barbosa / PVA 744030
1 - Defina Hardware e Software.
O hardware é a parte que você pode ver do computador, ou seja, todos os componentes da sua estrutura física, exemplo: a tela, o teclado, o gabinete e o mouse fazem parte do hardware do seu computador.
Os softwares são a parte lógica do computador, são os programas que permitem realizar atividades específicas em um computador. Por exemplo, os programas como Word, Excel, Power Point, os navegadores, os jogos, os sistemas operacionais, entre outros.
2- Vimos que a informática é divida em gerações, de acordo com o componente eletrônico usado. Comente cada Geração com o devido componente eletrônico usado na época.
Primeira Geração: Primeiro computador ele fazia uso de 18 mil válvulas era super Pesado cerca de 20 toneladas gastava 150KW e fazia 5 mil operações, primeiro computador com armazenamento era digital fazia714 operações por segundo e foi o que executou o primeiro programa com sucesso.
Segunda Geração: Primeiro computador transistorizado foi o substituto das válvulas gastava muito menos corrente elétrica duravam mais tempo foi o inicio na ideia de computadores menores e foi o primeiro a inventar um computador em tempo real.
Terceira Geração: Foram os que fizeram computadores com circuitos integrados (CI =transistores acoplados a uma capsula normalmente de 8 a 10 transistores por capsula) Dominaram a computação cientifica nos anos 60 
Quarta e Quinta Geração: Criação dos microprocessadores desenvolvimento de computadores pessoais evolução e criação de hardware e software com componentes
Futuramente: Inteligência artificial, Reconhecimento de voz, Sistemas inteligentes, Redes neuronais.
3 - Quais são os principais componentes de um Computador? Escolha um deles e descreva-o.
Placa-Mãe; Processador; Memória RAM; HD (Hard Disck-Disco Rígido); Dispositivos de E/S (Entrada e Saída);
E falando da Placa-Mãe (Motherboard ou Mainboard) - É a maior e principal placa do computador. Também conhecida pelas nomenclaturas de "Motherboard" e "Mainboard" que significam "Placa-mãe" e "Placa Principal". É exatamente nela onde todos os componentes do computador estão interligados de forma direta ou indireta. Também é responsável pela comunicação entre os componentes do computador através dos barramentos.
				
4 - Diferencie Memória RAM de Memória ROM.
RAM - Memória de Acesso Randômico - é a memória que pode ser lida e escrita. É utilizada para armazenar informações de processamento corrente, ou seja, sobre o processamento que ocorre no momento. Assim que desligado o computador, ou o aparelho, todo conteúdo da memória RAM é perdida. 
ROM - Memória Somente de Leitura - é a memória que só pode ser lida, e não escrita. É utilizada para guardar os programas mais básicos de um computador, ou sistema. Informações de hardware, configurações que não podem ser mudadas, e programas para acesso ao hardware.
5 - Para você, o que é um Sistema Operacional?
Ele Administra todos os recursos do computador, ou seja, o software e o hardware. É a estrutura que sustenta e administra todos os programas e partes do seu computador, é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.).
Sistema Operacional – SO (inglês: Operating System – OS). 
Sem um sistema operacional um computador é inútil, você não teria a plataforma que carrega os programas que possibilitam escrever uma carta, escutar música, navegar na internet ou enviar um e-mail. 
Trocando em miúdos, sem ele o computador é inútil, gerencia todo o processo.
6 - Cite alguns exemplos de Sistemas Operacionais. Escolha um deles e descreva-o.·.
Linux
Mac os
Windows
Falando do Mac Os
É totalmente gráfico e conhecido pela sua relativa simplicidade de operação;
É bastante semelhante ao sistema Windows;
Foi otimizado por chips, que tem mais velocidade;
Permite rodar um sistema Windows ou Linux, mas é necessária a averiguação de compatibilidade;
Só funciona em máquinas fabricadas pela própria Apple;
Os Mac os são feitos sob medidas para o sistema operacional, assim não costuma apresentar problemas de configurações, compatibilidade com acessório;
Tem os preços mais elevados que os demais sistemas.

Outros materiais