Buscar

Prova C I 2016- Fundamentos de Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova objetiva Fundamentos de Administração Nota: 100
Quando Douglas McGregor (19061964) criou a teoria X e Y, baseou-se no conceito de que a empresa bem sucedida é aquela que consegue prever e controlar o comportamento do ser humano. Para provar isso, elaborou duas teorias, a X e a Y, as quais refletem características divergentes do comportamento humano. Dentro deste contexto, descreva as características do comportamento humano na Teoria X e na Teoria Y.
Teoria X: 
Teoria Y:
é natural ao homem não gostar de trabalhar; as pessoas necessitam e preferem ser dirigidas; não gostam de responsabilidade; não são ambiciosas; são ingênuas e não têm iniciativa.: O homem tem disposição para o trabalho; as pessoas têm capacidade de se auto motivar, de enxergar falhas e de corrigi-las; Aceitam a responsabilidade e até procuram por ela; as pessoas querem ser recompensadas pelos desafios que assumem; são criativas e inteligentes.
Resposta Correta: D I- II –I -II
Teoria X: As pessoas são preguiçosas, costumam evitar o trabalho, evitam responsabilidades, são ingênuas e não tem iniciativa. Teoria Y: São pessoas que gostam de executar a função que exercem, são esforçadas e dedicadas, consideram o trabalho com algo natural, assumem responsabilidades, são criativas e competentes.
A administração japonesa utiliza-se de diversas técnicas que, estão sendo incorporadas por muitas empresas em seus modelos de gestão na atual conjuntura. Uma dessas técnicas é descrita a seguir, identifique-a e assinale a alternativa correta. 
Representa o processo de produção com seus diversos subprocessos. Formado por um conjunto de fatores chamados de causa, que tem como objetivo “causar um efeito”, denominado de produto do processo. As causas do produto podem ser as matérias-primas, os equipamentos, o ambiente, as pessoas, a parametrização do processo e os métodos. O efeito do produto que é resultado da soma dessas causas. 
A-Diagrama de Ishikawa. 
Você acertou! De acordo com Scatena (2011, p. 129). Diagrama de Ishikawa: representa o processo de produção com seus diversos subprocessos. Formado por um conjunto de fatores chamados de causa, que tem como objetivo “causar um efeito”, denominado de produto do processo. As causas do produto podem ser as matérias-primas, os equipamentos, o ambiente, as pessoas, a parametrização do processo e os métodos. O efeito do produto que é resultado da soma dessas causas.
 
Um Sistema de Informação é um tipo especializado de sistema, e pode ser definido de inúmeros modos. Uma forma é dizer que sistemas de informação são conjuntos de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e as informações e fornecem um mecanismo de feedback. (Gestão Empresarial pag. 170-171) Neste contexto, preencha as lacunas do trecho a seguir em seguida assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do preenchimento. 
________ envolve a captação e reunião de elementos e novos dados que entram no sistema para serem processados. ___________ envolve processos de transformação, que convertem dados em saídas úteis. ___________ envolve a transferência de dados e informações processados até seu destino final, ou seus usuários finais como gerentes e diretores de organizações. ________ dos dados e informações pelos usuários permite que estes possam dar suas impressões acerca da utilidade, confiabilidade e fidedignidade das informações para os operadores do sistema. 
A resposta correta é a letra: A-entrada – processamento – saída – recepção
Para o auxílio da implementação das estratégias, a teoria da contingência contribui em muitos aspectos, que frutificaram em ferramentas muito interessantes para o planejamento estratégico, pois auxiliam na seleção de 
 estratégias. Entre elas estão: o ciclo de vida do produto, a análise SWOT e a matriz BCG. Uma delas é descrita a seguir, leia e após assinale a alternativa correta. 
 “Essa ferramenta pressupõe que, para o sucesso de uma organização, é preciso que se conheça com clareza as suas oportunidades, possíveis ameaças, fortalezas e fraquezas a fim de estabelecer estratégias específicas para superar 
ameaças e fraquezas e para utilizar de forma sábia as oportunidades e fortalezas.” 
A resposta correta é a letra: B Análise SWOT. 
De acordo com o conteúdo do trabalho, sobre OSM...
Consiste em um conjunto de técnicas que objetiva... 
Resposta correta letra B – F V V V
Se formos consultar a etimologia da palavra ética, veremos que ela é derivada da palav ra grega ethos, que significa "caráter ou modo de ser de uma pessoa". E' um conjunto de valores morais e princípios que regem a conduta do homem social, necessário para haver um equilíbrio da sociedade. É a ciência da verdade e está intimamente relacionada com a justiça social. 
Resposta Correta letra D I – II – III e IV
Os gerentes não devem se envolver com a atividade operacional, sua tarefa é “pensar”, planejar o processo produtivo – gerentes planejam –, enquanto os operários são responsáveis por realizar a produção – operários executam. Para a gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios, sendo eles: planejamento, preparo, controle e execução. Assinale a alternativa que indica corretamente o princípio estabelecido por Taylor apresentado a seguir. “O gerente deve substituir a improvisação por um método científico através do planejamento do trabalho.”
 A	Planejamento.
Você acertou! Capítulo 1, p. 31 – Para a gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução. Planejamento: o gerente deve substituir a improvisação por um método cientifico através do planejamento do trabalho. Preparo: manter trabalhadores treinados, máquinas e equipamentos prontos, em arranjo físico e disposição racional de acordo com o método de trabalho planejado. Controle: verificar se o trabalho está sendo realizado da forma que foi planejado. Execução: distribuir responsabilidades a fim de assegurar que o trabalho será realizado de acordo com o planejado e de forma disciplina.
Visando à implantação de métodos científicos de trabalho na administração, Taylor estabeleceu os princípios da administração científica para atingir os objetivos de maximizar produção e minimizar custos. Assinale a alternativa que indica corretamente o princípio da administração científica descrito a seguir. 
“Aumenta a produtividade proporcionalmente à velocidade com que o trabalhador consegue desempenhar sua tarefa. A velocidade é maior quanto mais simples for o trabalho a ser executado. A subdivisão do trabalho em diversas subtarefas, cada vez menores e mais simples viabiliza o aumento da velocidade de execução por parte do trabalhador.” A- Divisão do trabalho.
Quando falamos em desenvolvimento sustentável, entendemos que o crescimento econômico só deve ocorrer se tiver como objetivo a eliminação da pobreza, a redistribuição de renda de forma mais justa, o controle populacional em sintonia com as possibilidades do planeta, o uso equilibrado de matérias-primas e energia, incluindo meio ambiente e economia, como integrantes da estratégia de qualquer tipo de organização. (Gestão Empresarial pag. 214) O termo sustentabilidade teve início em meados dos anos de 1960, porém passou a ser conhecido mundialmente a partir dos anos de 1987, através do Relatório de: A- Bruntland da World Commission on Environment and Development.
Sabe-se que a teoria clássica idealizada por Henri Fayol recebeu muitas críticas de outras abordagens que surgiram posteriormente. Pois bem, de acordo com os conceitos sobre esta teoria, que estudamos na disciplina, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
Assim como a administração científica, a teoria clássica não é baseada em método empírico e concreto e também não prevalece a prática em detrimento de experimentos científicos, que seriam menos apropriados, pelo rigor da ciência, quando se enuncia uma lei ou um princípio.
 Apesar de todas as críticas, a teoriaclássica, por sua visão simples e organizada, é a mais utilizada com os iniciantes em administração, pois permite uma fácil assimilação do processo administrativo.
 A teoria clássica é considerada fundamental para a compreensão da gestão empresarial em nossos dias.
De acordo com essa teoria, o administrador deve seguir normas e princípios de como agir, partindo do princípio de que todos os eventos pudessem ser sempre previstos, como se não houvesse imprevistos nos processos administrativos.
A resposta correta é a letra D II - III - IV

Outros materiais