Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

certos: 7,0 de 10,0
	Data: 25/10/2016 16:02:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603316084)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	No cinema existem personagens com comportamentos patógenos (doentios) que lotam as salas de exibição. Os roteiristas , na maioria das vezes, explicam tais comportamentos, associando-os a traumas anteriormente vividos. Nós até podemos admitir essa explicação como uma possibilidade . Não podemos, no entanto, admitir que a causa sempre esteja associada a evento prévio, se o fazemos estamos nos utilizando:
	
	
	 
	do senso comum
	 
	da Psicanálise
	 
	da Psiquiatria 
	 
	da Psicopedagogia
	 
	da Psicologia 
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603857276)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Juliana e Michele, estudantes da faculdade Estácio de Sá, estão conversando sobre o comportamento de uma amiga, Suzana. Chegam a conclusão de que Suzana é ¿muito neurótica¿, porque fica preocupada com tudo ao seu redor. O tipo de conhecimento que as estudantes usam para falar do comportamento da amiga é chamado de:
	
	
	 
	Senso Comum
	 
	Religião
	 
	Conhecimento Filosófico
	 
	Ciência
	 
	Psicologia
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603770674)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Se seguirmos a classificação proposta por Muchinsky (2004) sobre as equipes de trabalho, a partir de suas funções nas organizações, podemos dizer que as equipes que têm por objetivo explorar as possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos recebem o nome de:
	
	
	 
	equipes de criação.
	 
	equipes de solução de problemas.
	 
	equipes táticas.
	 
	equipes de controle.
	 
	equipes de planejamento.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603770680)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	As necessidades interpessoais caracterizam a qualidade da interação com os demais, o que significa que aquilo de que precisamos ou aquilo que almejamos e esperamos do grupo determina nosso padrão de relacionamento no grupo, ou, em outras palavras, sua qualidade. Esta qualidade pode ser definida pelo que Schutz (1966) chamou de Postulado das Necessidades Interpessoais, listando-as. São elas:
	
	
	 
	Dominação, submissão e afeição.
	 
	Afeição, conformidade e controle.
	 
	Liderança, controle e inclusão.
	 
	Conformidade, dominação e afeição.
	 
	Inclusão, controle e afeição.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603329713)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A psicologia como ciência recebe a colaboração de diversas linhas teóricas. Conhecemos as personalidades das pessoas através da observação de seu comportamento. Os mais estáveis, que estabelecem um padrão têm, segundo os teóricos, ligação com a herança genética; e os que se formam de acordo com as interferências ambientais são os chamados traços superficiais, sendo percebidos como um resultado das interações vivenciadas no meio. Não se pode determinar qual dos dois fatores é o mais influente na estruturação da personalidade. Segundo a teoria psicanalítica a formação da personalidade constitui-se de. Assinale a única alternativa correta ao que se pede.
	
	
	 
	id ego e superego
	 
	ld, consciente e superego
	 
	eu, self, id
	 
	Inconsciente, subconsciente, ego
	 
	ego, self e superego
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603721432)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Ele propõe em sua teoria os traços de Introversão X Extroversão, admitindo que um deles seja o dominante. A alternância desses dois aspectos depende do estado emocional e do meio no qual a pessoa está inserida. Os traços são definidos como padrões habituais de conduta. O pensamento anterior refere-se a que estudioso: 
	
	
	 
	Allport
	 
	Freud
	 
	Jung
	 
	Catell
	 
	Carl Rogers
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603783185)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo. Já é de conhecimento popular que o estresse prejudica tanto o trabalhador quanto o seu empregador. As causas do stress no ambiente de trabalho podem ser em função de:
	
	
	 
	inadequação do salário, ambiente desagradável, falta de autonomia, má distribuição de responsabilidade, gerenciamento inadequado e falta de prospecção na carreira.
	 
	falta de elogios e premiações que elevem o status do colaborador, diante de seus colegas de trabalho, falta de sociabilidade do próprio colaborador nas suas interações.
	 
	descaso do colaborador pelo cargo e função que ocupa por julgar que não tem projeção na cúpula da empresa, gerando uma sensação de pouca importância para a consecução dos objetivos.
	 
	baixos salários que não auxiliam na melhoria do visual do colaborador e inexistência de contato entre a chefia imediata e o colaborador, de forma a viabilizar solicitações de aumento de salário.
	 
	falta de intimidade nas relações entre chefe e subordinados e o desinteresse da chefia em fornecer todos os benefícios que os colaboradores esperam da empresa.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603385821)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Fisiologicamente, a emoção é o resultado dos trabalhos do SNC e do SNA. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Há quem consiga omitir o que sente e, ainda, quem consegue simular grandes emoções (o trabalho dos atores). Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos estudados: 
	
	
	 
	Personalidade; Gênero; Cultura; Produção.
	 
	Personalidade; Gênero; Cultura; Formação; Condicionamento; Estado de saúde.
	 
	Gênero; Cultura; Formação; Interesse.
	 
	Cultura; Formação; Condicionamento; Pesquisa.
	 
	Formação; Condicionamento; Estado de saúde; Estruturação.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603329846)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Mariotti (1999) acrescenta que o processo de treinamento nas empresas tem por filosofia informar e educar. Podemos dizer que a educação é bem avaliada quando. Assinale a única alternativa correta neste caso 
	
	
	 
	Há mudança dos colaboradores na organização
	 
	Há mudança de conduta nos colaboradores e melhora de qualidade na produção. 
	 
	Há mudanças na organização quanto à produção
	 
	Há mudanças nas condutas grupais e perda na produção.
	 
	Há mudanças na conduta individual
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603739693)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Um perfil profissional deve compreender competências. Assinale a alternativa que melhor define a diferença entre competências técnicas e comportamentais.
	
	
	 
	As competências técnicas são conhecimentos e habilidades específicas para uma função e as comportamentais são atitudes e comportamentos que a pessoa deve ter para ocupar certas posições. 
	 
	Ambas são competências individuais que os sujeitos podem desenvolver nas empresas,
não havendo diferença entre elas.
	 
	Ambas são competências individuais, no entanto as competências técnicas são habilidades que o indivíduo já tem antes de entrar na empresa, e as comportamentais podem ser desenvolvidas dentro das empresas.
	 
	As competências técnicas referem-se a capacidade individual de atuação de cada integrante da empresa. Já as competências comportamentais incluem as experiências e os valores que são compartilhados pelo grupo de trabalhadores.
	 
	As competências técnicas são atitudes e comportamentos que a pessoa deve ter para ocupar certas posições, e as comportamentais são conhecimentos e habilidades específicas para uma função.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais