Buscar

Ações possessórias II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ações possessórias II
Tipos de ações possessórias, fungibilidade das ações possessórias, cumulação de demandas, natureza dúplice e exceção de domínio.
Tipos de ações possessórias
Há três tipos de ações possessórias:
a) Reintegração de posse, a qual cabe no caso de esbulho, que ocorrerá quando a vítima for desapossada do bem, por exemplo, no caso do imóvel ser invadido e a vítima expulsa, ou se o agressor se posta na entrada do imóvel e não permite mais que a vítima ingresse.
b) Manutenção de posse, verificada nos casos de turbação em que já existem atos concretos de agressão, mas a vítima ainda não foi desapossada, por exemplo, supostos invasores armados derrubarem a cerca, ou postarem na frente do portão, dificultando o ingresso, haverá turbação.
c) Interdito proibitório, em caso de ameaça, tendo que ser tal, que incuta à vítima o temor de que possa vir a concretizar-se, por exemplo, se um potencial invasor, acompanhado de várias pessoas, todas munidas de armas, posta-se na vizinhança do imóvel, e por sua atitude, deixa entender a intenção de invadir, haverá ameaça.
Fungibilidade das ações possessórias
No direito material não há critérios precisos para distinguir, com certeza, entre as diversas formas de violação à posse, com isso o legislador processual valeu-se do princípio da fungibilidade das ações possessórias.
A fungibilidade no processo civil serve para amenizar a regra de que o juiz fica adstrito, no julgamento, àquilo que foi pedido, não podendo julgar nem mais nem além, aplicando não só entre as ações possessórias, mas também entre os recursos e entre as cautelares e a tutela antecipada. Em todos esses casos há possibilidade de haver dúvidas do julgador e do jurisdicionado a respeito de qual a medida mais adequada para a situação.
Podendo o juiz, com a fungibilidade, julgar uma ação pela outra, sem que a sentença seja tida como extra petita.
Cumulação de demandas
Admite-se que cumule ao pedido possessório o de: a) condenação em perdas e danos; b) cominação de pena para caso de nova turbação ou esbulho; c) desfazimento de construção ou plantação, feita em detrimento de sua posse.
Porém só será permitida a cumulação se o tipo de procedimento adeque para todos os pedidos. E caso, para cada pedido corresponder um tipo diverso de procedimento, admitir-se-á a cumulação se o autor empregar o procedimento ordinário.
Natureza dúplice
Consideram-se ações dúplices quando a lei permite ao réu formular pedidos em face do autor sem reconvir, deixando a contestação de ser unicamente peça de defesa, e torna-se sede de pedidos, do réu contra o autor.
Salvo exceções, em caráter dúplice permitirá ao réu formular os mesmos pedidos que o autor poderia fazer na petição inicial, sem prejuízo do procedimento especial.
Por exemplo, imaginemos dois imóveis lideiros, e que haja dúvida a respeito dos limites exatos das divisas entre ambos. Um possuidor, acreditando que a divisa está em um determinado ponto, pensa que o réu está invadindo seu terreno e ajuíza em face dele ação possessória. O outro acredita que a divisa está em outro ponto, e que o invasor é a parte contrária.
Exceção de domínio
Em nenhuma hipótese, não se admite mais exceção de domínio nas ações possessórias, pois mesmo que na ação possessória ambas as partes invoquem para si a qualidade de proprietárias, o juiz não deve julgar em favor de quem provar ser dono da coisa, mas de quem demonstrar melhor posse. Caso ninguém consiga, a decisão deve ser dada com fundamento nas regras do ônus da prova.
Além do mais o artigo 1.210, §2º, do Código Civil vigente, estabelece: “Não obsta à manutenção ou reintegração na posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa”. Como a lei não faz nenhuma exceção à regra, atualmente prevalece, a regra absoluta, de que o juízo possessório e o petitório devem ficar separados.

Outros materiais