Buscar

A chegada dos europeus e o inicio da colonização Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A chegada dos europeus e o inicio da colonização 
Paraíso tropical 
O europeu percebeu que a vida nos trópicos era diferente e bem diversas da Europa, isso foi sentido neles no clima na vegetação e na gente que habitava a terra.
A terra tinha uma linha paralela de recifes arenito de coral, esse arenito de coral era tão importante que Cabral ao encontrar o Brasil chamou de Porto seguro pelo fato de esses arrecifes os proteger das tempestades e dos inimigos.
Como era vista a paisagem das parias e o solo ? 
Os viajantes viram logo que chegaram aqui
- rastingas arenosas e de áreas mais baixas
- solo argiloso escuro e muito úmido
-vegetação de mangue nas rastingas
É bom lembrar que não havia por aqui ainda em nosso litoral Pernambucano os coqueiros, pois os mesmos foram trazidos da Oceania.
Nessa formação vegetal era de:
- Cajueiros
Guajirus Litoral Pernambucano
Pitangueira 
Batiputãs interior Pernambucano 
Mangabeiras 
Nos rios e trechos era coberto pela maré e nas áreas arenosas havia um riqueza imensa de:
Crustáceos
Caranguejos
Guaiamuns
Siris Alimentação dos povos indígenas que aqui viviam 
Aratus
Camarões 
Moloscus
Peixes 
Olhar Europeu sobre as Índias: 
 
Observarem as mulheres que viviam nesse novo mundo, elas eram belas aos olhos do estrangeiro, pois as mesmas têm belos corpos, cabelos, seios e muito libidinosas segundo os viajantes, as indígenas que tem filhos nem pareciam que tinha seus corpos não pareciam desgastados e nem seus mamilos decaídos eram não se diferenciavam das índias virgens.
Como já dizia a historiografia tradicional que os nativos foram pacíficos diante da invasão dos europeus, já sabemos hoje que não foi bem assim, os índios resistiram de muitas formas ao colonizador, devemos ter u cuidado em especial no que Roberto Freire relata em seu livro quando diz que as mulheres indígenas desejam terem filhos com os homens brancos, para que tivessem filho em uma condição superior possibilitando assim um surgimento de uma nova classe dominante, esse tipo de análise estar fora de cogitação, pois não temos um encontro de Europeu com povos indígenas mais sim um desencontro de culturas distintas uns das outras então pode dizer que o maior encontro do europeu não fora tanto com a natureza mais a gente que habitavam esse novo mundo.
Os primeiros Visitantes
 
Admite-se que Vicente Pizõn visitou a costa Pernambucana no inicio de 1500 mesmo antes de Cabral chegar a Porto Seguro, Pizõn teria Estado no Cabo de Santo Agostinho que o mesmo denominou de Cabo de Santa María de la Consolación.
Com a chegada de Cabral se se intensificaram as viagens do litoral brasileiro, acredita-se que passou pela costa Pernambucana Gaspar Lemos que levava a carta de Caminha e outros documentos ao rei. No ano de 1501 teria vindo ao Brasil a expedição do comandante Gonçalo Coelho, D. Nuno Manuel ou André Gonçalves, participando da mesma o florentino Vespúcio Américo que por escrever carta aos reias espanhóis fica famoso e termina dando o nome ao continente,o mesmo alcançou a ilha de São João, depois chamada Fernando de Noronha onde naufragou.
Que por aqui passou também foi os franceses, logo fizeram contatos e aliança com só povos indígenas e instalando feitorias em Itamaracá.
Por outro ao lado os portugueses fixaram pequenas feitorias temporárias ao lado dos afranceses, onde havia um ponto , onde armazenamento de seus produtos.
Seu principal produto de exportação era :
Pau – Brasil ao lado desse:
Toros de madeira
Algodão
Papagaios
Plumas
Couros e peles
isso pelo fato de Portugal não darem mais importância o mercado com o oriente, pois agora o reino português estava preocupado com mas nova colônia,por isso mesmo em 1516 foram enviado para Brasil especialmente Pernambuco técnicos e materiais pra a implantação de engenho de açúcar em Itamaracá.
Vale salientar que o nome Pernambuco passou a ter várias denominações, na língua indígena significa “Buraco do mar” por causa da foz do rio Santa Cruz que o separava a ilha de Itamaracá, para is colonizadores havia duas dominações a primeira se refere a “Pernambuco o velho” isso por ter sido explorado primeiro e a outra era chamada de “Pernambuco o novo, ou de Recife.
Em 1516 temos a fundação de feitoria permanente ao sul da ilha. Foram deixados, alguns degredados, que eram pessoas que forma presas em Portugal por terem cometidos algumas atrocidades, tipo morte, roubo ou até mesmo terem cometidos bruxarias ou terem feito algum tipo de reza em alguém, então essas pessoas eram enviadas para as colônias como um castigo, então foram deixados aqui com objetivo de: 
Aprenderem os costumes e línguas dos povos indígenas
Para facilitar o contato comercial mais tarde.
E para firmar um polo de povoamento.
Por Josemir Francisco da Silva
Referência
ANDRADE, Manuel Correia de. 1922- Pernambuco imortal: evolução histórica e social de Pernambuco/ Manuel de Andrade . – Recie Ed. CEPE. 1997.

Outros materiais