Buscar

osm apol 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
“O cenário econômico mundial tem levado os empreendedores a repensar seus métodos de produção que, ao passar dos anos, se tornaram ineficazes e inviáveis devido à vasta gama de produtores de bens e serviços encontrados por todo o mundo. As empresas devem se adaptar constantemente às mudanças necessárias para atender um público que procura por produtos de qualidade e principalmente bom preço. Um método eficaz que a indústria automobilística japonesa já vem utilizando, desde o término da segunda guerra mundial, tem mostrado que é possível sobreviver às crises”
Fonte: RABELO FILHO, J. C.; FIRMINO, R.; ALVARELI, L. V. G.; RIBEIRO, R. B. Análise do mapeamento aplicado no lean manufacturing em uma empresa fabricante de produtos veterinários: estudo de caso. Janus, v. 8, nº 13, 2011, adaptado.
 
Leia as afirmativas a seguir:
I) O sistema Toyota de Produção tem sido utilizado nos dias atuais para evitar o desperdício e cuja origem foi no Japão, após pós a II Guerra Mundial.
PORQUE
II) Diferente de outros sistemas de produção, o sistema de produção enxuta se refere a um tipo de insumo utilizado e é aplicado apenas em lavanderias e empresas que utilizam a água de forma sustentável.
 
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
	
	B
	As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	
	C
	As assertivas I e II são falsas.
	
	D
	A assertiva II é falsa e a I é verdadeira.
Você acertou!
A primeira afirmativa é verdadeira. Porém a segunda, é falsa uma vez que o sistema Toyota de produção pode ser aplicado em todas as empresas, não apenas naquelas que se utilizam da água. O termo enxuto se refere à redução do desperdício e não à utilização da água de forma sustentável ou não.
	
	E
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
Questão 2/5
A estrutura organizacional pode ser definida como conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Sobre a estrutura organizacional e seus componentes, analise as afirmativas a seguir:
I) A responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem.
II) A comunicação pode ser definida como a troca de informações entre indivíduos.
III) A autoridade pode ser formal ou informal.
IV) As organizações são sistemas compostos por elementos e obrigações independentes entre si, que buscam resultados comuns à organização e a responsabilidade é inerente ao cumprimento da obrigação que uns tem com outros dentro da estrutura organizacional.
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III
Você acertou!
i) A responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, a responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem, portanto afirmativa correta.
ii) A comunicação pode ser definida como a troca de informações entre indivíduos. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, a comunicação pode ser definida como a troca de informações entre indivíduos, portanto afirmativa correta.
iii) A autoridade pode ser formal ou informal. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, a autoridade pode ser formal ou informal, portanto afirmativa correta.
iv) As organizações são sistemas compostos por elementos e obrigações independentes entre si, que buscam resultados comuns à organização e a responsabilidade é inerente ao cumprimento da obrigação que uns tem com outros dentro da estrutura organizacional. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, as organizações são sistemas compostos por elementos e obrigações interdependentes entre si, que buscam resultados comuns à organização e a responsabilidade é inerente ao cumprimento da obrigação que uns tem com outros dentro da estrutura organizacional, portanto afirmativa incorreta.
 
Alternativa correta: A
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II
	
	D
	Apenas a afirmativa II
	
	E
	Apenas a afirmativa IV
Questão 3/5
A estrutura organizacional, segundo afirma o autor OLIVEIRA, (2002, 90) é um “conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Sobre a estrutura organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I) A estrutura formal é objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais; é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
II) A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.
III) A organização é um elemento fixo e estável, mesmo com a atuação das pessoas.
IV) A estrutura informal deve ser evitada ao máximo pela organização, pois apenas traz prejuízo à organização.
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II
Você acertou!
i) A estrutura formal é objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais; é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, estrutura formal é objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais; é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma, portanto afirmativa correta.
ii) A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma, portanto afirmativa correta.
iii) A organização é um elemento fixo e estável, mesmo com a atuação das pessoas. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, a organização não é um elemento inerte, mas sabemos que são as pessoas que fazem com que estes fenômenos se movimentem ao longo do tempo, ao longo dos anos, e as estruturas organizacionais se movimentam continuamente para se adaptarem as realidades contemporâneas nas quais se encontram as empresas, ou até mesmo fazendo com que estas realidades sejam mudadas e estabelecendo novas realidades que serão acompanhadas pelo mercado., portanto afirmativa incorreta.
iv) A estrutura informal deve ser evitada ao máximo pela organização, pois apenas traz prejuízo à organização. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, as empresas podem se utilizar destas estruturas informais para, desde que bem organizadas e acompanhadas, tomar conhecimento de detalhes e obter resultados que não foram previamente estimados, mas que acontecem em decorrência da ação e do comportamento das pessoas, portanto afirmativa incorreta.
 
Alternativa correta: C
	
	D
	Apenas a afirmativa II
	
	E
	Apenas a afirmativa IV
Questão 4/5
O sistema Toyota de Produção tem como objetivo evitar os desperdícios e identificar os componentes de produção que não adicionam valor nos processos da empresa. Estes desperdícios são denominados como os sete desperdícios.
A partir das definições de cada tipo de desperdício e sua classificação, ordene a relação que melhor representa a classificação e sua explicação de quatro tipos de desperdícios, como, espera, estoque, superprodução e excesso de processo:
I) Funcionários que ficam esperando pelo próximo passo no processo.
II) Produção de itens que não há demanda.
III. Excesso de matéria-prima que causam longos lead times ou produtos inacabados e obsoletos.
IV) Passos desnecessários para processar produtos ou serviços além do tempo que poderia ser realizado.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	espera II, estoque I, superprodução IV e excesso de processo III.
	
	B
	espera I, estoque III, superprodução II e excesso de processo IV.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b em que dá a exata definição dos quatro tipos de desperdícios. As demais alternativas são incorretas porque apesar das nomenclaturas dos sete desperdícios estarem corretas, a ordenação está incorreta.
	
	C
	espera III, estoque IV, superprodução II e excesso de processo I.
	
	D
	espera I, estoque III, superprodução IV e excesso de processo II.
	
	E
	espera I, estoque II, superprodução III e excesso de processo IV.
Questão 5/5
“Percebe-se que a solução adequada para a empresa, é aquela aderente aos seus processos, portanto nenhuma solução isolada pode atender plenamente todas as necessidades da empresa, através do planejamento de suas atividades, pode ser adequado adotar várias ferramentas e soluções de forma integrada para agirem conjuntamente, adotando uma visão holística do processo, visando à geração de valor”.
Fonte:<http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/instrumentos-de-gestao-empresarial/80769/> Acesso em 02 jul. 2016
 
Leia as afirmativas a seguir:
I) São os clientes que definem o que é valor, além disso cada cliente terá um valor diferente para o produto.
PORQUE
II) O Valor é gerado pela necessidade do cliente e cabe as empresas notarem esta necessidade e cobrar um preço específico por ela.
 
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são falsas.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	
	D
	A assertiva II é falsa e a I é verdadeira.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
Você acertou!
As duas afirmativas estão corretas. Conforme o exemplo da pipoca na rota 3, a primeira afirmativa mostra que são os clientes que definem o valor para o produto. E, cabe a empresa cobrar um preço pelo produto e identificar e satisfazer as necessidades do cliente. Portanto, a segunda explica o porquê da geração de valor ser definida pelo cliente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais