Buscar

osm apol 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Uma empresa nunca havia realizado um fluxograma ou qualquer outro tipo de ferramenta para o mapeamento dos processos. A empresa apenas utilizava um texto descritivo de algumas atividades a serem desempenhadas pelos funcionários. Como haviam diversas reclamações de clientes, um novo gerente propôs a adoção do mapeamento de processos, a partir do fluxograma, para reduzir os desperdícios e ter o foco no cliente e na agregação de valor do produto.
Houveram duas reações com a proposta: manter como estava porque a empresa sempre funcionou daquela forma ou colocar em prática a nova proposta, principalmente a parte comercial da empresa que lida com as vendas.
Por qual motivo os funcionários preferiram deixar a empresa sem alterações e qual o motivo pode ter influenciado a aceitação por parte de outros?
	
	A
	O novo gerente não tem autonomia para propor este tipo de ferramenta de alto custo nas empresas e porque as pessoas aceitam qualquer opinião da chefia.
	
	B
	A dificuldade na utilização dos fluxogramas que são extremamente complexos e difíceis de serem utilizados e porque a parte comercial da empresa é a única que pode se beneficiar da utilização deste tipo de ferramenta.
	
	C
	A cultura organizacional em que é preferível manter os antigos padrões de produção e melhorias com o foco no cliente para reduzir as reclamações.
Você acertou!
A opção correta é a letra c porque a dificuldade em se adotar novas ferramentas é a cultura organizacional que é avessa à mudança e pode ter processos com problemas, e a aceitação pode ser, provavelmente, para diminuir as reclamações. As demais alternativas são incorretas e absurdas.
	
	D
	As alterações podem reduzir os salários, dado o alto custo de se realizar um fluxograma e, porque os demais funcionários poderiam alterar a hierarquia na empresa com a adoção de um fluxograma dos processos da empresa.
	
	E
	Com o fluxograma muitos funcionários seriam demitidos uma vez que o fluxograma substituiria boa parte dos funcionários e porque o fluxograma poderia aumentar as vendas com o marketing do produto inserido antes da produção do mesmo.
Questão 2/5
O fluxograma é uma ferramenta muito útil para analisar os processos de uma empresa e para identificar possíveis problemas. Sobre sua construção, é correto afirmar que:
	
	A
	a construção dos fluxogramas é extremamente complexa e só é possível com a utilização de softwares.
	
	B
	ajuda a visualizar mais que os processos individuais, mas os processos como um todo.
	
	C
	apenas pessoas com muito conhecimento da empresa e da construção de fluxogramas consegue construí-lo.
	
	D
	a utilização de figuras geométricas facilita a compreensão do fluxograma e do funcionamento da empresa e dos processos.
Você acertou!
A opção a é incorreta porque os fluxogramas são simples de serem construídos e podem ser feitos no papel, sem a ajuda de qualquer software. A opção b é incorreta porque se refere ao mapeamento do fluxo de valor e não apenas ao simples fluxograma. Na opção c é incorreta porque não precisa de tanto conhecimento para conhece-lo, como ocorre no fluxo de valor, o qual é necessário o conhecimento de todos os processos da empresa. E, a opção e é incorreta porque são os funcionários da empresa que criam o fluxograma, embora o foco do mapeamento de processos seja no cliente.
	
	E
	apenas os clientes podem construí-lo porque o foco do cliente é o objetivo dos processos.
Questão 3/5
A adoção de técnicas enxutas nem sempre resulta em grandes resultados de produtividade, rentabilidade e qualidade para algumas empresas como ocorre para empresas que utilizam o Sistema Toyota de Produção – STP.
Com base nesta afirmativa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as opções verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Nem todas as empresas tem a cultura de melhoria contínua.
II. (   ) Os processos em algumas empresas não são o foco das mesmas.
III. (   ) Muitas empresas utilizam a ferramenta Lean de forma isolada.
IV. (   ) Todas as empresas adotam o fluxograma de raias, o que atrapalha todo o processo.
 
Marque a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	F, V, F, V
	
	C
	V, F, V, F
	
	D
	F, V, V, V
	
	E
	V, V, V, F
Você acertou!
A opção correta é a letra e, apenas a opção IV é falsa. Isso ocorre porque o fluxograma de raias não atrapalha o processo, pelo contrário, é um fluxograma muito utilizado porque dá maior visualização de todo o processo, sendo que as diferentes raias se referem às atividades de diferentes setores dentro da empresa.
Questão 4/5
Para se entender e analisar as organizações são elaborados organogramas. Há diversos tipos e utilidades. Sobre os organogramas, analise as afirmativas a seguir:
I) Os Organogramas Circulares ou Radiais representam a autoridade do centro para a periferia do desenho.
II) No organograma funcional, encontraremos a distribuição das atividades desenvolvidas representando a função de cada cargo, respeitando-se os níveis hierárquicos e de subordinação.
III) Diferentemente como ocorre nos fluxogramas, os organogramas podem ser encontrados elaborados sob diversas formas e tipos, a depender dos elementos e variáveis que os constituem assim como em razão dos objetivos para os quais estão sendo elaborados.
 
Estão corretas:
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II
Você acertou!
i) Os Organogramas Circulares ou Radiais representam a autoridade do centro para a periferia do desenho. Conforme Aula 4 – Tema “Outros tipos de organograma”, os Organogramas Circulares ou Radiais tem como características representam a autoridade do centro para a periferia do desenho. Portanto, afirmativa correta.
ii) No organograma funcional, encontraremos a distribuição das atividades desenvolvidas representando a função de cada cargo, respeitando-se os níveis hierárquicos e de subordinação. Conforme Aula 4 – Tema “Tipos e técnicas de representação gráfica do organograma”, no organograma funcional, encontramos a distribuição das atividades desenvolvidas representando a função de cada cargo, respeitando-se os níveis hierárquicos e de subordinação. Portanto afirmativa correta.
iii) Diferentemente de como ocorre nos fluxogramas, os organogramas podem ser encontrados elaborados sob diversas formas e tipos, a depender dos elementos e variáveis que os constituem assim como em razão dos objetivos para os quais estão sendo elaborados. Conforme Aula 4 – Tema “Tipos e técnicas de representação gráfica do organograma”, assim como ocorre nos fluxogramas, os organogramas podem ser encontrados elaborados sob diversas formas e tipos, a depender dos elementos e variáveis que os constituem assim como em razão dos objetivos para os quais estão sendo elaborados. Portanto afirmativa incorreta.
	
	D
	Apenas a afirmativa II
	
	E
	Apenas a afirmativa I
Questão 5/5
Uma das formas mais usuais de se analisar uma organização é por meio de seu organograma. Sobre organogramas e organizações, analise as afirmativas a seguir:
I) Há na literatura apenas dois tipos de organograma: estrutural e clássico.
II) Um organograma pode ser definido como um gráfico representativo da estrutura informal da organização
III) Um objetivo de um organograma é demonstrar a relação de superior-subordinado.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II
	
	D
	Apenas a afirmativa II
	
	E
	Apenas a afirmativa III
Você acertou!
i) Há na literatura apenas dois tipos de organograma: estrutural e clássico. Conforme Aula 4 – Tema “Tipos e técnicas de representação gráfica do organograma” existem os seguintes tipos de organogramas: “clássico, em bandeira, vertical, lâmbda e circular, horizontal, radial e misto, em linha, em linha e estado-maior, comitê, horizontal, hierárquico, hierárquicoconsultivo, hierárquico-funcional,
escalar, linear e militar”, portanto afirmativa incorreta.
ii) Um organograma pode ser definido como um gráfico representativo da estrutura informal da organização. Conforme Aula 4 – Tema “Organograma”, o organograma pode ser definido como “gráfico representativo da estrutura formal da organização, portanto afirmativa incorreta.
iii) Um objetivo de um organograma é demonstrar a relação de superior-subordinado. Conforme Aula 4 – Tema “Organograma”, um dos objetivos de elaborar organogramas é a demonstrar a relação superior subordinado, o que deixa implícito os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade, portanto afirmativa correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais