Buscar

osm apol 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - OSM e o Design Organizacional
Sobre as formas de representação gráfica, além dos organogramas e fluxogramas, de uso diário nas organizações, é possível se trabalhar com outras formas de representação gráfica, como o Eventograma, Infograma e o Funcionograma. Sobre essas representações gráficas e as organizações, analise as afirmativas a seguir.
 I) Um infograma pode ser considerado como uma representação de um conjunto de atividades que possibilitem a coleta de dados, sua análise e conclusão adequada sobre elas, que busquem assegurar os princípios de confiabilidade sobre estes dados obtidos e sua correta utilização, tendo em vista a análise apropriada aos fatos e eventos envolvidos, eliminando eventuais desvios de avaliação.
II) O funcionograma propõe alternativas para organização e elaboração de maneira formal e descritiva os papéis, tarefas e responsabilidades funcionais de cada cargo, porém ignora as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das suas atividades.
III) Um eventograma trata apenas de eventos de natureza formais e burocráticas.
 
Estão corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III
	
	C
	Apenas as afirmativas I. II e II
	
	D
	Apenas a afirmativa II
	
	E
	Apenas a afirmativa I
Você acertou!
Um infograma pode ser considerado como uma representação um conjunto de atividades que possibilitem a coleta de dados, sua análise e conclusão adequada sobre elas, que busquem assegurar os princípios de confiabilidade sobre estes dados obtidos e sua correta utilização, tendo em vista a análise apropriada aos fatos e eventos envolvidos, eliminando eventuais desvios de avaliação. Conforme Aula 6 – Tema “Eventograma, Infograma e Funcionograma”, o infograma é entendido como o resultado de um conjunto de atividades que possibilitem a coleta de dados, sua análise e conclusão adequada sobre elas, que busquem assegurar os princípios de confiabilidade sobre estes dados obtidos e sua correta utilização, tendo em vista a análise apropriada aos fatos e eventos envolvidos, eliminando eventuais desvios de avaliação. Portanto, afirmativa correta.
O funciograma propõe alternativas para organização e elaboração de maneira formal e descritiva os papéis, tarefas e responsabilidades funcionais de cada cargo, porém ignora as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das suas atividades. Conforme Aula 6 – Tema “Eventograma, Infograma e Funcionograma”, o funciograma propõe alternativas para organizarmos e passar a elaborar de maneira formal e descritiva quais são os papéis, tarefas e responsabilidades funcionais de cada cargo, especificando, inclusive, as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das suas atividades. Portanto, afirmativa incorreta.
Um eventograma trata apenas de eventos de natureza formais e burocráticas.  Conforme Aula 6 – Tema “Eventograma, Infograma e Funcionograma”, um eventograma se relaciona à realização de algum evento, de algum acontecimento, de algum fato que precisa ser previamente preparado para que se minimizem riscos de que ocorram erros durante sua efetivação. Os eventos a que se referem podem se constituir de fatos e acontecimentos das mais diversas e variadas formas, desde uma reunião de trabalho, assim como uma festa, um encontro festivo, ou de qualquer outra natureza, que demande uma preparação,  portanto alternativa incorreta.
 
Alternativa correta: E
Questão 2/5 - OSM e o Design Organizacional
O fluxograma, assim como o organograma é utilizado como uma ferramenta pelos profissionais para se analisar as organizações. Sobre o fluxograma e as organizações, analise as afirmativas a seguir.
 
I - O fluxograma, de maneira geral, procura apresentar o processo de forma global, sendo o organograma responsável pela demonstração do processo passo a passo, ação por ação.
II - Um dos objetivos que um fluxograma tem é o de padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos.
III - Todo fluxograma serve apenas para demonstrar rotina de trabalho ou administrativo. Processos são demonstrados por meio de infográficos apenas.
 
Estão corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III
	
	C
	Apenas as afirmativas I. II e II
	
	D
	Apenas a afirmativa II
Você acertou!
O fluxograma, de maneira geral, procura apresentar o processo de forma global, sendo organograma responsável pela demonstração do processo passo a passo, ação por ação. Conforme Aula 6 – Tema “Aplicação e Análise de Técnicas para Construção de Fluxogramas”, O fluxograma, de maneira geral, procura apresentar o processo passo a passo, ação por ação. Portanto alternativa incorreta.
Um objetivo que um fluxograma tem é de padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos. Conforme Aula 6 – Tema “Aplicação e Análise de Técnicas para Construção de Fluxogramas”, um fluxograma tem como um dos objetivos padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos. Portanto alternativa correta.
Todo fluxograma serve apenas para demonstrar rotina de trabalho ou administrativo. Processos são demonstrados por meio de infográficos apenas. Conforme Aula 6 – Tema “Aplicação e Análise de Técnicas para Construção de Fluxogramas”, fluxogramas podem demonstrar tanto rotinas de trabalho ou administrativo como processos, portanto alternativa incorreta.
Alternativa correta: D
	
	E
	Apenas a afirmativa I
Questão 3/5 - OSM e o Design Organizacional
Lars estava estudando para uma prova de Organização, Sistemas e Métodos e se deparou com as seguintes sentenças: 
“Esta técnica é sem dúvida, uma das representações gráficas mais utilizadas nas empresas e com ela se busca traduzir e mostrar de forma diferenciada, não apenas textual, as diversas formas e maneiras que traduzem como as coisas acontecem dentro de uma organização. Tem por objetivo padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos, assim como dar uma maior rapidez na descrição dos métodos administrativos”. 
“Propõe alternativas para elaborar de maneira formal e descrita os papeis, tarefas e responsabilidades funcionais de cada cargo, especificando, inclusive, as competências e habilidades necessárias para desenvolver suas atividades”.
 
A respeito desses trechos destacados por Lars, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As duas definições estão corretas e são definições sobre organograma.
	
	B
	As duas definições estão incorretas.
	
	C
	As duas definições estão corretas, porém a primeira diz respeito ao fluxograma e a segunda ao infograma.
	
	D
	As duas definições estão corretas, porém a primeira diz respeito ao fluxograma e a segunda ao funcionograma.
Você acertou!
Conforme Aula 6 – Temas “Aplicação e Análise de Técnicas para Construção de Fluxogramas” e “Eventograma, Infograma e Funcionograma”, um fluxograma é, sem dúvidas, uma das representações gráficas mais utilizadas nas empresas e com ela se busca traduzir e mostrar de forma diferenciada, não apenas textual, as diversas formas e maneiras que traduzem como as coisas acontecem dentro de uma organização. Tem por objetivo padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos, assim como dar uma maior rapidez na descrição dos métodos administrativos. Ainda os autores dizem que o funcionograma  propõe alternativas para elaborar de maneira formal e descrita os papeis, tarefas e responsabilidades funcionais de cada cargo, especificando, inclusive, as competências e habilidades necessárias para desenvolver suas atividades.”. Portanto alternativa correta: D
Alternativa correta: D
	
	E
	As duas definições estão corretas, porém a primeira diz respeito ao organograma e a segunda ao fluxograma.
Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Após a execução do mapeamento são identificadas as melhorias a serem implementadas no processo para que este se torne mais eficaz e eficiente.
Uma ferramenta de gestão utilizada para a análise de processo é o ciclo PDCA, sigla do termo em inglês PLAN - DO - CHECK - ACT.
Sobre esta ferramenta, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ciclo deve parar no primeiro giro uma vez que é o tempo suficiente para a detecção e solução de problemas.
( ) Está vinculada à filosofa kaizen que tem como objetivo principal a departamentalização.
( ) Possui como característica o controle e a melhoria de processos de uma forma contínua.
( ) Não permite a análise otimizada e contínua dos processos da organização por se tratar de um ciclo produtivo.
 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	V, F, V, F
	
	D
	V, F, F, F
	
	E
	F, F, V, F
Você acertou!
A opção correta é a letra E em que apenas a afirmativa III é verdadeira. A afirmativa I é falsa porque o ciclo deve girar até que se tenha a real solução do problema. A afirmativa II também é falsa porque a filosofia kaizen não se refere à departamentalização, mas à melhoria contínua e é um dos pilares da administração da qualidade. E, a afirmativa IV é falsa por se referir ao ciclo apenas produtivo, sendo que na realidade, ele se aplica aos diversos processos da organização.  
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Ao realizar a análise do processo encontra-se a possibilidade de melhoria, que pode ser identificada por um gatilho (um direcionador da análise). Dentre estes gatilhos há duas categorias de análise que são:
Nota: 20.0
	
	A
	Variabilidade dos indicadores e interações humanas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a. As demais alternativas não se relacionam ao mapeamento de processo.
	
	B
	Análise de lucro e viabilidade de projeto.
	
	C
	Média e desvio padrão.
	
	D
	Cliente e demanda por bens de capital.
	
	E
	Custo fixo e minimização dos custos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais