Buscar

Obrigações Modais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Obrigações Modais:
Conceito:
Obrigação modal, ou encargo, é um elemento acidental (tem por função alterar ou determinar alguma consequência ao negócio jurídico) que é acessório ao negócio jurídico principal e que impõe um onus ou prestação ao beneficiário.
Para que exista uma obrigação modal é necessário que a obrigação principal seja uma liberalidade, ou seja, que não impõe pagamentos ou prestações a nenhuma das partes. (ex: Testamentos e doações). Trazer exemplos reais e praticos.
Nas palavras de Gonçalves: “modo é, assim, o encargo imposto àquele em cujo proveito se constitui um direito por ato de mera liberalidade. Nele, a pessoa que promete a outrem alguma coisa limita sua promessa, determinando a forma por que deve ser usada.”
Código:
Art. 136, primeira parte, CC: “o encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito(...)” determina quanto a efetivação do negócio jurídico que, mesmo que haja encargo, ele será prontamente executado, com a condição de que se realize a obrigação modal por ele imposta sob pena de possibilidade de revogação do contrato.
De acordo com a segunda parte do 136 o encargo terá característica de condição suspensiva caso esteja expresso no contrato.
Art. 533, 1938, 1949, 562, 137, CC. Também tratam do assunto.
Buscar exemplos práticos sobre os assuntos dos mesmos.
Detalhes: 
O único que pode pedir a revogação das liberalidades em caso de não cumprimento do encargo é o instituidor do contrato, ou seja, o contrato não se extingue pelo mero descumprimento do encargo, é necessário que haja um interesse de revogá-lo, interesse que só pode ser requirido pelo instituidor. Caso haja terceiros beneficiários ou o beneficiário seja o ministério público e o assunto seja de interesse geral, os mesmos só podem pedir a execução do encargo já que seu único interesse está na execução do encargo.
Trazer algum exemplo desa situação específica.
Diferenciações:
De acordo com Venosa o encargo é coercitivo, enquanto que as condições não, pois ninguém é obrigado a cumpri-la, uma vez que é um acontecimento futuro e incerto, e o encargo é a obrigação que já está imposta ao beneficiário na realização do negócio jurídico.
Da condição suspensiva: o não cumprimento da ação suspensiva já impede a aquisição de direito, ela tem como característica a conjunção “se” indicando que é a condição para o acontecimento da prestação; enquanto a obrigação modal estabelece uma finalidade para a aquisição do direito, caracterizada pelas expressões “para que” “afim de” “com a obrigação de”, e a mesma não impede a aquisição e exercício de um direito.
Da condição resolutiva: a condição resolutiva por si só revoga o direito adquirido em caso de não cumprimento, o encargo não tem o mesmo efeito, a menos que seja da vontade do instituidor que então pode entrar com uma ação revocatória.

Outros materiais