Buscar

resenha critica 5 décadas de marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Artigo: Cinco décadas de Marketing - Sérgio Ricardo Góes Oliveira FGV-EAESP
Cinco décadas de marketing artigo escrito e publicado por Sérgio Ricardo Góes Oliveira, tendo como temática a evolução do marketing no Brasil; Trazendo em discursão como foi sua chegada e como se desenvolveu, mostrando sua importância para uma sociedade, que até então não possuía conhecimento critico e um comércio sem preparo algum para atender seu publico, além de abordar também, o que se esperar para os próximos anos do marketing no país.
O artigo contem sete paginas, que decorre por seus capítulos, desenvolvendo cada década separadamente, desde a sua chegada ate os momentos atuais, mostrando como foi e os desafios enfrentados.
A principio é abordado como o marketing chegou ao Brasil, isso por volta de 1954 quando um grupo de professores chegaram ao país. E as décadas de cinquenta e sessenta foram muito parecidas, com poucos avanços e muitos desafios a serem superados, isso porque o mercado era muito defasado, nesse momento o mais importante era traduzir tudo o que sabiam para a realidade local. Nessa época era o setor agrícola e de comercio que dominavam, desta forma o consumidor não estava preparado para os produtos industrializados, absorvendo qualquer tipo de mercadoria; depois de Juscelino Kubitschek que implantou a ideia dos cinquenta anos em cinco, foi que a industrialização tomou impulso, com isso foi aumentado à concorrência e o foco começou a se voltar para os clientes, contudo o consumidor ainda era obsoleto, isto é, ao ver algo novo o associava a status e não media esforços para adquiri-lo, ficando frequentemente endividados.
As décadas seguintes de setenta e oitenta, também trouxeram seus desafios, mas também tiveram sua importância. A década de setenta foi marcada por um inicio de relativo equilíbrio, e com a politica de afrouxamento fiscal o poder de aquisição começou a crescer. Nesse momento os consumidores passaram a se tornar mais consciente, preocupando-se mais com o custo beneficio do produto e atentando-se mais ao orçamento familiar. Com o aumento das tecnologias a publicidade começou a se tornar mais efetivas, criativas e importantes. A década de oitenta, devido à crise econômica foi considerada a “década perdida”, mais não foi de todo ruim, porque foi nesse momento que os consumidores se tornaram mais críticos, seletivos e econômicos, obrigando as empresas a se tornarem mais preparadas.
A década noventa foram marcados por profundas transformações no cenário politico e econômico, foi quando a democracia se consolidou e as fronteiras econômicas foram abertas. Na década de noventa foi também o momento em que o marketing passou a ser considero peça fundamental para organização, mas também foi a partir desse ponto que o marketing passou a enfrentar seus maiores desafios e em um ritmo maior que nas décadas anteriores. Os desafios atuais são muitos, a trilha para o futuro reserva grandes desafios para os profissionais dessa área que deve estar cada vez mais preparados, isto é, as estratégias organizacionais passam pela área de marketing, sem contar que o Brasil é um país muito populoso, e entender esse publico esta se tornando um verdadeiro desafio, é necessário esta pronto e saber se adaptar.
Desta forma, o texto cinco décadas de marketing procura explorar e demonstrar como o marketing chegou ao Brasil à importância e o impacto que gerou na sociedade brasileira, que até então não era completamente despreparada, do ponto de vista industrial. Resultando em varias mudanças tanto para as indústrias, que passaram oferecer produtos mais atraentes e mais bem elaborados, quanto para os consumidores que se tornaram mais críticos, seletivos e racionais, sabedor discernir melhor o que é bom para si ou não. Outro ponto importante foi as fazes que o marketing enfrentou, passando pela era do produto, era de vendas e por fim, a era de marketing, demonstrando como ele teve sua evolução. Um ponto interessante, foi como o texto foi estruturado, dando a sensação de como se fosse a maturação de um produto, desde sua criação até sua maturação no mercado. 
Nesse contexto, o artigo é pertinente para quem estuda sobre marketing ou para que trabalha na área, já que ele mostra as dificuldades enfrentadas até o momento atual e as dificuldades que advém. Tornando tanto estudantes quanto profissionais, mais preparados.

Outros materiais