Buscar

Prova discursiva Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (349717)
Planejamento Estratégico (ADM23)
Prova: 4827991
QUESTÃO:
1. A centralização de funções gera concentração de responsabilidades nos altos mandos, enquanto os funcionários só aguardam ordens e as cumprem. Nesse tipo de gestão, a iniciativa e inovação tendem a perder força. É por esse motivo que as empresas, muitas vezes, procuram descentralizar e delegar funções imediatas por meio de uma repartição de responsabilidades funcionais sem a quebra da hierarquia organizacional. Nessa perspectiva de descentralização, explique como isso pode ajudar em uma gestão dinâmica do planejamento estratégico.
RESPOSTA ESPERADA: 
Em uma perspectiva de planejamento estratégico, a gestão descentralizada ajuda os funcionários a participar de maneira proativa, aproximando-se dos gestores tomadores de decisão, gerando uma motivação geral em participar dos processos de planejamento, para que os funcionários estejam sempre dispostos a realizar suas atividades. Isto gera uma participação proativa em aspectos de execução, orçamento, avaliação e controle, questões chaves para um planejamento de sucesso.
QUESTÃO:
2. Quando há a necessidade de diversificar, ou seja, ampliar o campo de ação dos negócios, uma empresa pode adotar diversos tipos de estratégias. Neste sentido, suponha que uma empresa que produz camisetas e outras roupas de algodão deseja ampliar seus negócios comprando uma empresa que produz malhas de algodão. Qual seria o tipo de estratégia, de diversificação horizontal ou de diversificação vertical? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA: 
A situação exposta é de uma estratégia de diversificação vertical. Por meio deste tipo de estratégia, uma empresa realiza investimentos em ampliação em negócios, incorporando ao negócio fornecedores ou distribuidores dentro do contexto da cadeia produtiva dos produtos ofertados.
Considerando o exemplo, a empresa, ao invés de incorporar o negócio a um dos fornecedores, considera comprar o negócio de um dos distribuidores, incorporando, assim, a cadeia de distribuição da roupa de algodão aos processos da empresa.
QUESTÃO:
3. Existem algumas ferramentas que visam analisar e relacionar o posicionamento dos diversos produtos que uma empresa oferta ao mercado. A matriz BCG é uma dessas ferramentas, da sigla em inglês Boston Consulting Group. A matriz BCG procura, por meio de uma matriz, colocar em quatro posições a situação estratégica dos produtos que estão sendo ofertados ao mercado, como mostra o quadro a seguir. Levando em consideração a matriz BCG, qual seria o posicionamento de um produto que possui alta participação no mercado, mas apresenta sintomas de crescimento baixo de vendas, pois é um mercado com taxas relativamente baixas de desenvolvimento? Em que parte da matriz BCG este produto se encaixa? Justifique sua resposta e exponha qual a necessidade de caixa nesta situação, assim como a estratégia a ser seguida.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2015/03/matriz-bcg-conceito-e-fundamentos.html>. Acesso em: 8 jul. 2016.
RESPOSTA ESPERADA: 
A situação exposta se encaixa no quadrante Vaca Leiteira da matriz BCG. Este produto possui uma participação alta no mercado, mas com um crescimento baixo. Com relação ao posicionamento do produto, são gerados o lucro e o caixa (liquidez), pois há bastante venda, pouca demanda de recursos produtivos para sua manutenção e pouca necessidade de investimentos fortes. Aqui a estratégia é a exploração máxima de geração de caixa para bancar, entre outras coisas, a manutenção dos produtos que estão em outros posicionamentos dentro da matriz BCG.

Outros materiais