Buscar

Prova discursiva Mercado de Capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (338702)
Mercado de Capitais (CON51)
Prova: 4586049
QUESTÃO:
1. O Governo Federal é o detentor da administração das políticas brasileiras. Tem o objetivo de manter a economia estável, controlando os aspectos básicos das políticas econômicas do país através do controle inflacionário, estabilidade de preços e empregos, distribuição de rendas, estímulo no crescimento econômico através da produção. Com relação às políticas aduaneiras envolvendo exportadores e importadores, quais são as ações do governo com relação à política cambial?
RESPOSTA ESPERADA: 
Toda comercialização de moedas estrangerias acontece através do mercado de câmbio. Esta política refere-se a ações governamentais sobre o controle da moeda estrangeira, saída e entrada de mercadorias, taxas de câmbio formadas pelo mercado cambial e operações cambiais, saídas e entradas de capitais estrangeiros. Quando as importações são maiores que as exportações, temos saídas de divisas, havendo um desequilíbrio na balança comercial chamado de déficit. Quando o governo não possui recursos suficientes em moeda estrangeira, tem dificuldade no pagamento das dívidas em dólar. Para haver um impacto monetário, as exportações deverão ser maiores que as importações, trazendo, assim, o ingresso da moeda estrangeira.
QUESTÃO:
2. As aplicações e os investimentos diários têm uma grande influência no mercado financeiro, afetando ou estabilizando a economia do país. No entanto, para haver uma estabilidade econômica, o governo deverá fazer sua parte mantendo as contas públicas positivas. Quando o governo gasta mais do que arrecada, gerando um déficit nas contas públicas, o governo acaba lançando títulos públicos para financiar o déficit. O que são títulos públicos e qual sua finalidade?
RESPOSTA ESPERADA: 
Com a finalidade de arrecadar dinheiro, o Governo Federal, estadual ou municipal lança Títulos Públicos para serem adquiridos por investidores. Estes recursos captados pelo governo têm a finalidade de cobrir a dívida pública e investir na saúde e educação. Estes títulos possuem características, como prazos, rentabilidade, vencimentos e são de baixo risco. As emissões dos títulos são feitas pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central com duração de curto, médio e longo prazo.
QUESTÃO:
3. O país depende de vários fatores para que seja desenvolvido, como justiça social, envolvendo a distribuição de renda, eliminação da miséria, aumento da produção e produtividade, empregabilidade controlada, crescimento econômico, entre outros, para se tornar rico e desenvolvido. Contudo, para que o desenvolvimento econômico seja favorável, é preciso a formação de financiamentos e investimentos privados, onde o mercado de capitais tem papel fundamental para o desenvolvimento empresarial e prosperidade do país. Descreva quais são os fatores predominantes para que o mercado acionário de um país permaneça forte.
RESPOSTA ESPERADA: 
Para que o país se desenvolva economicamente e tenha confiança econômica perante outros países e a própria população, é preciso que o mercado acionário seja forte e com credibilidade. O governo deve proteger o mercado controlando a inflação e ter estabilidade política, manter o mercado acionário, ofertando títulos e outros papéis aos investidores, proporcionado que o mercado secundário permaneça ativo

Outros materiais