Buscar

Prova! ANALISES ORGANIZACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 12/05/2016 a 23/05/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 21/05/2016.
	
	
		1.
		A estrutura informal traduz relações que não aparecem no organograma. São comportamentos sociais que não documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros da organização, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. Nesse tipo de estrutura surge a liderança informal que tem entre suas características: (Ref.: 201511701624)
		1 ponto
	
	
	
	
	Fluir, na maioria das vezes, de maneira ascendente ou horizontal, ser mais um privilégio que um direito e ser, geralmente, mais instável que a autoridade formal.
	
	
	Dar mais ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade.
	
	
	Deve ser sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.
	
	
	Por ser uma estrutura planejada, o fluxo de autoridade é descendente e mais estável.
	
	
	Estabelecer uma posição hierárquica claramente definida, já que se apoia em normas e regulamentos específicos.
	
	
		2.
		A estrutura formal confere a organização estabilidade, já que cada um dos profissionais que a compõe tem papéis bem definidos e formalizados por meio de regulamentos, identificando claramente qual a responsabilidade de cada pessoa na organização, assim como os fluxos de comunicação formais, estabelecidos pelos canais determinados pela organização. Aponte uma desvantagem da estrutura formal quando mal aplicada. (Ref.: 201511822090)
		1 ponto
	
	
	
	
	Reconhecida juridicamente.
	
	
	Podem levar ao conformismo e acomodação.
	
	
	Tem clara representação no organograma da empresa.
	
	
	Baseada em técnica e profissionalismo.
	
	
	É estruturada e organizada.
	
	
		3.
		Explica a localização e distribuição do poder de decisão e autoridade na organização. Essa distribuição caracteriza-se pela:  (Ref.: 201511822186)
		1 ponto
	
	
	
	
	Centralização.
	
	
	Diferenciação.
	
	
	Coordenação.
	
	
	Formalização.
	
	
	Integração.
	
	
		4.
		Descreve a divisão e organização do trabalho, diferenciando os cargos e funções que se espalham por toda a organização, bem como define como serão divididas as responsabilidades pelas atividades da organização, normalmente acontece por meio da especialização vertical, ou seja, hierarquia, ou ainda pela especialização horizontal, ou seja, departamentalização. Marque a opção correta.  (Ref.: 201511822111)
		1 ponto
	
	
	
	
	Estrutura vertical.
	
	
	Estrutura das organizações.
	
	
	Estrutura horizontal.
	
	
	Estrutura operacional.
	
	
	Estrutura básica.
	
	
		5.
		Tendo em vista que a departamentalização é um agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir os objetivos organizacionais, a melhor forma de departamentalização quando há necessidade de especialização dos colaboradores é a: (Ref.: 201511765152)
		1 ponto
	
	
	
	
	Geográfica;
	
	
	Por clientes;
	
	
	Funcional;
	
	
	Por Serviços.
	
	
	Por produtos;
	
	
		6.
		Em muitas organizações, várias formas de departamentalizações podem ocorrer simultaneamente. A organização matricial é uma forma híbrida de organização em que as formas funcional e por produto se sobrepõem. Essa estrutura apresenta muitas vantagens EXCETO: (Ref.: 201511825867)
		1 ponto
	
	
	
	
	Pode haver monopolização de recursos.
	
	
	O processo de decisão é descentralizado.
	
	
	Redes de comunicações extensas auxiliam a processar grandes quantidades de informação.
	
	
	Com as decisões são delegadas em níveis apropriados, os níveis mais altos da administração não são sobrecarregados com decisões operacionais.
	
	
	A utilização de recursos é eficiente, porque os recursos-chave são compartilhados por importantes programas ou produtos simultaneamente.
	
	
	
		7.
		As organizações bem-sucedidas na era da globalização, estão substituindo os seus tradicionais departamentos funcionais pelas estruturas em redes.As redes podem conter unidades organizacionais ou equipes multifuncionais e interdisciplinares. Enquanto os departamentos tradicionais são definitivos,as redes são mais ágeis.Com base nessas informações, podemos apontar algumas características da estrutura de redes , são elas: (Ref.: 201511109860)
		1 ponto
	
	
	
	
	coordenação própria , baixa flexibilidade e elevada mobilidade
	
	
	Elevada flexibilidade,mobilidade,conectividade, coordenação própria e autonomia
	
	
	Elevada flexibilidade mas pouca mobilidade
	
	
	Auto-suficiência e mobilidade
	
	
	Coordenação lenta e pouca autonomia
	
	
		8.
		Cargos administrativos em que os funcionários são obrigados a "bater ponto" às nove da manhã e seguir um conjunto de procedimentos precisos ditados pela administração são:  (Ref.: 201511093741)
		1 ponto
	
	
	
	
	Altamente especializado.
	
	
	Altamente departamentalizados.
	
	
	Altamente formalizados.
	
	
	Altamente comandados
	
	
	Descentralizados.
	
	
		9.
		A departamentalização surge à medida que as empresas tornam-se maiores e envolvem atividades mais diversificadas; forçando-as a dividir as principais atividades e tarefas organizacionais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais. Os diferentes tipos de departamentalização definem os critérios usados para agrupar as pessoas em unidades organizacionais, para que possam ser mais bem administradas. A respeito do exposto marque assertiva relacionada a departamentalização funcional. (Ref.: 201511694905)
		1 ponto
	
	
	
	
	O profissional deve ter conhecimentos administrativos apenas.
	
	
	O profissional apenas deve entender de globalização.
	
	
	O profissional deve ter conhecimentos genéricos.
	
	
	O profissional deve ter conhecimentos específicos.
	
	
	O profissional deve ter conhecimentos divisionais.
	
	
		10.
		Departamentalização, como já foi salientado, é o processo através do qual as unidades são agrupadas em unidades maiores e assim sucessivamente até o topo da organização, dando origem aos diversos níveis hierárquicos. Diante do exposto marque a alternativa correta que corresponde aos 8 tipos de departamentalização mais comuns utilizadas na estrutura organizacional.  (Ref.: 201511864150)
		1 ponto
	
	
	
	
	departamentalização não funcional; departamentalização por zona; departamentalização por modelo; departamentalização por clientes; departamentalização por processos; departamentalização por projetos; departamentalização matricial; e departamentalização mista.
	
	
	departamentalização funcional; departamentalização territorial ou por localização geográfica; departamentalização por produtos ou serviços; departamentalização por clientes; departamentalização por processos; departamentalização por projetos; departamentalização matricial; e departamentalização mista.
	
	
	departamentalização funcional; departamentalização por zona; departamentalização modelo; departamentalização por clientes; departamentalização por processos; departamentalização por projetos; departamentalização matricial; e departamentalização mista.
	
	
	departamentalização não funcional; departamentalização por zona; departamentalização por produtos ou serviços; departamentalização por clientes; departamentalizaçãopor processos; departamentalização por projetos; departamentalização matricial; e departamentalização mista.
	
	
	departamentalização funcional; departamentalização por zona; departamentalização por produtos ou serviços; departamentalização por faixa etária; departamentalização por processos; departamentalização por projetos; departamentalização matricial; e departamentalização mista.

Outros materiais