Buscar

Questionário de investigação de Campo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

# Lista de Exercícios de Investigação de Campo #
1. Constitui-se em pré-requisito para projetos geotécnicos seguros e econômicos ? 
R: O reconhecimento das condições do solo
2. Quanto aos riscos, aspectos relacionados à investigação de campo as características do subsolo são as causas mais frequentes de problemas de fundações. Por que ? 
R: A investigação insufiente ou mal interpretação dos resultados obtidos podem ocasionar erros de projeto e gastos com remediação após a construção. É muito arriscado construir sem conhecer o solo em questão.
3. Investigação geotécnica insuficiente e interpretação inadequada de resultados contribuem para que ?
R: Erros de projeto, atrasos no cronograma, custos com alterações construtivas, necessidade de jazidas adicionais para materiais de empréstimo, impactos ambientais, gasto em remediação pós construtivas, e riscos de colapso da estrutura e litigio subsequente.
4. A abrangência de uma campanha de investigação depende de que fatores ? 
Características do meio físico, complexibilidade da obra e riscos envolvidos
5. Segundo Peck (1969), categoriza os programas de investigação em três métodos que servem de orientação preliminar. Descreva os métodos supra mencionados. ? 
R:
Metodo I – Executar uma investigação geotécnica limitada e adotar uma abordagem conservativa no projeto, com altos fatores de segurança.
Metodo II – Executar uma investigação geotécnica limitada e projetar recomendações baseadas em prática regional.
Método III – Executar uma investigação geotécnica detalhada.
6. Internacionalmente a caracterização geotécnica deve ser precedida de uma classificação preliminar da estrutura, dividida em três categorias. Descreva as mesmas. 
R:
Categoria I – Estruturas simples e de pequeno porte, nas quais o projeto é baseado em experiência e investigação geotécnica qualitativa.
Categoria II – Estruturas convencionais que não envolvem riscos exepcionais, em condições geotécnicas normais e cargas dentro de padrões conhecidos.
Categoria III – Estruturas que não pertencem às categorias I e II, incluindo estruturas de grande porte associadas a risco elevado, dificuldades geotécnicas excepcionais, cargas elevadas e eventos císmicos.
7. A gênese do solo; geomorfologia, hidrogeologia, sismicidade presença de solo moles, colapsáveis ou expansivos, ocorrência de substâncias agressivas, cavidades subterrâneas, entre outros fatores. Referem-se a que aspectos ? 
R: Aspectos geológicos.
8. O planejamento de uma campanha de investigação geotécnica deve ser, portanto, concebido por engenheiro geotécnico experiente, que possa ponderar os custos e características da obra com base nas complexidades geológica e geotécnica do local de implantação. 
9. Independentemente da abordagem, projetos geotécnicos de qualquer natureza são, em geral, executados com base em ensaios de campo, cujas medidas permitem uma definição satisfatória da estratigrafia do solo e uma estimativa realista das propriedades de comportamento dos materiais envolvidos. 
10. No que se refere à complexidade da obra, consideram-se aspectos como? 
R: Tamanho, cargas, topografia, escavações, rebaixamento do nível freático, obras vizinhas, canalizações, etc...
11. Dada a natureza predominantemente investigativa da atividade geotécnica, alguns ensaios são realizados visando somente à identificação da estratigrafia do subsolo e dos materiais que compõem as diferentes camadas ( Falso ) ou (Verdadeiro ) ? 
R: Verdadeiro
12. Métodos diretos de natureza empírica ou semi-empírica, têm fundamentação estatística, a partir da qual as medidas de ensaio são correlacionadas diretamente ao desempenho de obras geotécnicas. O SPT constitui-se no mais conhecido exemplo brasileiro de uso de métodos diretos de previsão, aplicado tanto à estimativa de recalques quanto à capacidade de carga de fundações. ( Falso ) ou (Verdadeiro ) ? 
R: Verdadeiro
13. Métodos indiretos: os resultados de ensaios são aplicados à previsão de propriedades constitutivas de solos, possibilitando a adoção de conceitos e formulações clássicas de Mecânica dos Solos como abordagem de projeto. ( Falso ) ou (Verdadeiro ) ? 
R: Verdadeiro
14. A escolha da abordagem de investigação (direta ou indireta) depende do quê ? 
R: A escolha da abordagem depende da técnica de ensaio utilizada, do tipo de solo investigado, de normas e códigos específicos, bem como de práticas regionais.
15. Projeto geotécnico. Em decorrência da diversidade de equipamentos e procedimentos disponíveis no mercado brasileiro, o estabelecimento de um plano racional de investigação constitui-se na etapa crítica de projeto. Conhecimento, experiência, normas e práticas regionais devem ser considerados durante o processo de "julgamento geotécnico" de seleção dos critérios necessários à solução do problema. As recomendações quanto às etapas que compõem um plano de investigação racional devem ser listadas a seguir. 
R: Projeto conceitual, projeto básico e projeto executivo
16. Associe com PC (Projeto Conceitual), PB (Projeto Básico) e PE (Projeto Executivo). 
a. (PC ) Alternativas e necessidades destinadas a produzir soluções de engenharia viável técnica e economicamente são atributos de um projeto conceitual. 
b. (PC )Constitui no primeiro passo do projeto, no qual se definem os princípios envolvidos com base em pressupostos técnicos e legais. 
c. ( PC )Levantamento de escritório para reconhecimento hidrogeológico e geotécnico da área; 
d. ( PC )Sondagens geotécnicas esparsas para a caracterização do subsolo. 
e. ( PB ) Consiste em um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, destinados a assegurar a viabilidade técnica do empreendimento e seu adequado tratamento ambiental bem como possibilitar a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução. 
f. (PB) Implica o desenvolvimento de solução técnica concebida na fase de projeto conceitual, de forma a fornecer uma visão global da obra e a identificar todos os seus elementos construtivos. 
g. (PB)Deve caracterizar todas as unidades que compõem o meio físico e as propriedades do subsolo dessas unidades, compatibilizando a investigação com as particularidades da obra presença de materiais compressíveis, fundações submetidas a grandes carregamentos, existência de obras de arte, taludes e escavações, entre outras.
h. (PE) O nível de abrangência do programa de investigação deve ser definido em função das características da superestrutura e das condições do subsolo. 
i. (PB) Na ocorrência de solos compressíveis, de baixa resistência, a solução deve ser produzida com base em informações de diferentes técnicas de ensaio, visando caracterizar de forma adequada e representativa as características do solo. 
j. (PE) Consiste na orientação para análise, cálculo e indicação de métodos de execução dos serviços relacionados à Mecânica dos Solos e obras de terra, incluindo desmonte e escavação, rebaixamento do nível freático, aterros, estabilidade de taludes naturais, estruturas de contenções e ancoragens, drenagem superficial e profunda, e injeções no terreno. 
k. (PE) Na engenharia de fundações, inclui a escolha do tipo de fundação, cota de assentamento (caso de fundação rasa ou especial), comprimento dos elementos (caso de fundação profunda ou especial), taxas e cargas admissíveis pelo terreno para a fundação. 
l. (PE) A programação de sondagens deve satisfazer a exigências mínimas que garantam o reconhecimento detalhado das condições do subsolo. Normas específicas devem ser observadas para projetos de diferentes naturezas. m. Em casos de estudos de viabilidade ou de escolha do local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 100 m, com um mínimo de três sondagens. 
17. Não é recomendável e economicamente viável determinar todas as informações ambientais em uma única etapa, mas subdividira campanha de investigação em três fases distintas. Quais as fases que estamos falando ? Quais os objetivos de cada uma delas ? 
R: Investigação preliminar, visa buscar elementos para a elaboração do projeto básico. Investigação complementar, que tem como objetivo determinar os parâmetros construtivos necessários ao dimensionamento da obra e Investigação de verificação, que serve para confirmar as premissas adotadas em projeto.
18. Um programa de investigação bem concebido, que resulte na avaliação precisa dos parâmetros constitutivos do solo, pode resultar na otimização da relação custo/benefício da obra. Por que ? 
R: Porque quanto mais extensivo o programa de investigação, menores as incertezas de projeto e menor o fator de segurança adotado.

Outros materiais