Apol 5 Teoria geral da administração e administração da produção de materiais
3 pág.

Apol 5 Teoria geral da administração e administração da produção de materiais

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Teoria Geral da Administração
A era moderna da gestão da qualidade foi anunciada por alguns novos pensadores, que trabalhavam para ajudar as empresas na elaboração de programas para melhoria da qualidade. Além disso, outros fatores também contribuíram para a melhoria da qualidade de produtos e serviços, tais como: Sistema Just in Time (JIT), Padronização do produto, Equipamento automatizado, Manutenção preventiva, Gerência da Qualidade Total (TQM) e Círculos da qualidade.   A qual destes fatores corresponde o texto a seguir?   \u201cCorrespondem a pequenos grupos de funcionários que se reúnem voluntariamente e com regularidade para discutir projetos relacionados ao trabalho e que façam a empresa avançar e melhorar, sempre utilizando os princípios da qualidade.\u201d
Nota: 20.0
	
	A
	Círculos da qualidade.
Você acertou!
Círculos da qualidade: correspondem a pequenos grupos de funcionários que se reúnem voluntariamente e com regularidade para discutir projetos relacionados ao trabalho e que façam a empresa avançar e melhorar, sempre utilizando os princípios da qualidade. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 06 - P. 09)
	
	B
	Padronização do produto.
	
	C
	Sistema Just in Time (JIT).
	
	D
	Gerência da Qualidade Total (TQM).
Questão 2/5 - Administração da Produção de Materiais
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar a produção JIT ou a produção enxuta. As categorias de desperdícios incluídas nesse sistema são: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processo, inventários, movimento e produtos defeituosos. De acordo com os sete desperdícios da Toyota, assinale a alternativa que apresenta a categoria de desperdício que corresponde ao trecho a seguir.   \u201cUm dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro.\u201d
Nota: 20.0
	
	A
	Excesso de produção.
Você acertou!
Excesso de produção: um dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro. Segundo Paranhos (2007, p. 180).
	
	B
	Tempo de espera.
	
	C
	Transporte.
	
	D
	Processo.
Questão 3/5 - Administração da Produção de Materiais
O chamado 5Ss é uma técnica japonesa que se tornou realidade em muitas empresas, sendo ela constituída das iniciais de cinco palavras iniciadas por S, que em japonês significam várias atitudes em relação ao trabalho, tal técnica vem sendo aplicada em muitos processos de educação e treinamento, sendo utilizada pela maioria dos consultores, quase sempre como ponto de partida para programas de implantação de qualidade. As cinco palavras são: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Assinale a alternativa que apresenta qual dos 5Ss corresponde ao trecho a seguir.   \u201cCorresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Nesse contexto, alguns procedimentos a realizar são: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho; padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como informações; instituir códigos de ações, etiquetas ou avisos para maior facilidade na ordenação, atentando para os riscos da poluição visual. As vantagens desse processo estão no fato de que, ao praticar o senso de ordenação, fica muito mais fácil encontrar o material guardado, além de haver utilização racional do espaço, o que propicia a redução do cansaço físico e mental, além de ocorrer a melhoria na comunicação e maior produtividade.\u201d
Nota: 20.0
	
	A
	Seiri.
	
	B
	Seiton.
Você acertou!
Seiton: corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Nesse contexto, alguns procedimentos a realizar são: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho; padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como informações; instituir códigos de ações, etiquetas ou avisos para maior facilidade na ordenação, atentando para os riscos da poluição visual. As vantagens desse processo estão no fato de que, ao praticar o senso de ordenação, fica muito mais fácil encontrar o material guardado, além de haver utilização racional do espaço, o que propicia a redução do cansaço físico e mental, além de ocorrer a melhoria na comunicação e maior produtividade. Segundo Paranhos (2007, p. 185).
	
	C
	Seisou.
	
	D
	Seiketsu.
Questão 4/5 - Administração da Produção de Materiais
O chamado 5Ss é uma técnica japonesa que se tornou realidade em muitas empresas, sendo ela constituída das iniciais de cinco palavras iniciadas por S, que em japonês significam várias atitudes em relação ao trabalho, tal técnica vem sendo aplicada em muitos processos de educação e treinamento, sendo utilizada pela maioria dos consultores, quase sempre como ponto de partida para programas de implantação de qualidade. As cinco palavras são: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Assinale a alternativa que apresenta qual dos 5Ss corresponde ao trecho a seguir. "Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar de cada peça. Feito isso, devemos retirar do ambiente tudo o que não precise estar ali. A vantagem é que são eliminados os desperdícios \u2013 o espaço físico é liberado -, ao descartarmos informações e controles desnecessários ou ultrapassados, e criarmos facilidades de trânsito interno, melhor organização, economia e aumento de produtividade."
Nota: 20.0
	
	A
	Seiri.
Você acertou!
Seiri: consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar de cada peça. Feito isso, devemos retirar do ambiente tudo o que não precise estar ali. A vantagem é que são eliminados os desperdícios \u2013 o espaço físico é liberado -, ao descartarmos informações e controles desnecessários ou ultrapassados, e criarmos facilidades de trânsito interno, melhor organização, economia e aumento de produtividade. Segundo Paranhos (2007, p. 185).
	
	B
	Seiton.
	
	C
	Seisou.
	
	D
	Seiketsu.
Questão 5/5 - Teoria Geral da Administração
A qualidade pode ser definida como a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que propiciam a habilidade de satisfazer dadas necessidades. Uma questão-chave refere-se a como obter qualidade. São necessárias várias atividades ou realizações. Acerca destas atividades, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A qualidade do design pressupõe que os produtos e serviços devem ser elaborados para exibir os atributos necessários para atender às expectativas dos clientes.
Você acertou!
\u2022 Qualidade do design: os produtos e serviços devem ser elaborados para exibir os atributos necessários para atender às expectativas dos clientes. \u2022 Capacidade de qualidade dos processos de produção: desenvolvidos para produzir produtos com os atributos desejados pelos clientes. \u2022 Qualidade de conformidade: os locais de produção devem ser operados para produzir produtos e serviços que atendem às especificações de design e de desempenho