Buscar

fundamentos de marketing av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCA0553_AV_201301155471 » FUNDAMENTOS DE MARKETING
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301155471 - LETICIA EVARISTO FRANCA
	Professor:
	REGINA RIANELLI DE BRITO
EDSON SEITI MIYATA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 05/11/2013 16:30:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201301277358)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	(Kotler - 2006) O estágio de ____________ do produto é caracterizado por um período de rápida aceitação do mercado e melhoria substancial dos lucros.
		
	
	introdução
	
	saturação
	
	maturidade
	 
	crescimento
	
	declínio
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301183468)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma das formas de aferir e mensurar a população brasileira é a realização do censo populacional. Entre outras coisas, são avaliadas nesta pesquisa as variáveis demográficas da população. Isto quer dizer que entre as variáveis abaixo, NÃO são verificados neste segmento dados de:
		
	
	idade.
	
	sexo.
	 
	estilo de vida.
	
	tamanho das famílias.
	
	raça.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301329045)
	Pontos: 0,5  / 0,8
	Os serviços são considerados produtos intangíveis, ou seja, serviços são produtos que normalmente não podem ser vistos, tocados, cheirados, ouvidos ou provados antes da compra. Em outras palavras, o serviço é um produto imaterial. Além da intangibilidade, as seguintes características também moldam a essência dos serviços: a VARIABILIDADE, a INSEPARABILIDADE e a PERECIBILIDADE. Escolha UMA destas características e explique-a.
		
	
Resposta: VARIABILIDADE - oferecimento de um leque de serviços de uma determinada empresa a exemplo disto é uma empresa de seguros, esta empresa pode oferecer dentro do seu ramo - seguros - seguro para veiculos, residencial, pessoal, seguro para mulher dentre outros.
	
Gabarito: VARIABILIDADE: os serviços dependem dos atos produzidos pelas pessoas, e as pessoas são naturalmente diversificadas. Logo, um mesmo tipo de ato pode variar de acordo com cada pessoa, dependendo do humor, da personalidade ou do grau de motivação. / INSEPARABILIDADE: os serviços são, em primeiro lugar, vendidos e depois serão consumidos. Logo, a produção do fornecedor ocorre ao mesmo tempo que o cliente recebe e consome o serviço. / PERECIBILIDADE: serviços são produtos intangíveis e, portanto, não podem ser estocados. Logo, o serviço deve ser entregue e consumido no momento que o cliente o recebe.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301277164)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	(Kotler - 2006) O argumento do marketing _____________ é que ele cria um mercado potencial maior, o que gera custos mais baixos, que por sua vez levam a preços mais baixos ou a margens mais altas.
		
	
	micro
	
	diferenciado
	
	de nicho
	 
	de massa
	
	macro
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301350849)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Sobre o processo de posicionamento do produto, marque a alternativa FALSA:
		
	 
	Reposicionamento de produto consiste em identificar novas aplicações e, por conseguinte, ocupar novo espaço na mente do consumidor.
	 
	O mapa de posicionamento consiste em um diagrama que ilustra a percepção dos consumidores em relação a produtos concorrentes em setores diferentes.
	 
	Pelo mapa de posicionamento o profissional de marketing verifica a necessidade de ajustar a posição do produto no mercado.
	 
	Pelo mapa de posicionamento o consumidor deve perceber quanto e como um produto se assemelha ou se diferencia de outro.
	 
	O posicionamento do produto constitui o primeiro passo para qualquer decisão, seja ela estratégica ou operacional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301180675)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O Marketing de Relacionamento é uma filosofia mercadológica que intui a superação da satisfação do cliente, buscando fidelizá-lo e impulsioná-lo a uma recompra em função da oferta do valor desejado pelo mesmo. Com base nesta afirmação, é correto pontuar que:
		
	
	O Marketing de Relacionamento pode ser aplicado exclusivamente por empresas que trabalham com produtos de baixo preço em função do gasto excessivo acarretado pelas ações de relacionamento.
	
	O Marketing de Relacionamento defende a máxima "devo tratar meu cliente da maneira como eu gostaria de ser tratado, custe o que custar".
	
	O Marketing de Relacionamento suporta-se pela máxima de que captar um novo cliente é sempre mais barato do que manter o atual comprador.
	
	O Marketing de Relacionamento objetiva prioritariamente a captação de novos clientes em detrimento da manutenção da atual carteira de compradores.
	 
	O Marketing de Relacionamento objetiva prioritariamente oferecer uma solução ampliada, de acordo com os valores almejados por um público seleto, visando primeiramente a manutenção da carteira de clientes e, como conseqüência, a possível ampliação desta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301274952)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Todos os itens a seguir seriam considerados indicadores de marketing externos, EXCETO ________.
		
	 
	satisfação relativa dos funcionários
	
	participação de mercado
	
	preço relativo
	
	qualidade relativa percebida
	
	número de reclamações
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301230998)
	DESCARTADA
	(CAXIAS/RS) "São as ações de marketing direcionadas para a criação de uma imagem favorável de uma determinada organização ou empresa. A imagem da empresa, juntamente com a dos produtos, são importantes fatores que influenciam a decisão de compra dos clientes." Essa é a definição de:
		
	
	Marketing pessoal.
	
	Marketing internacional.
	 
	Marketing interativo.
	
	Marketing institucional.
	 
	Marketing social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301186757)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Acerca dos conceitos sobre concorrência em marketing, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	pitbull e pastores alemães são concorrentes diretos na decisão sobre a compra de um cachorro.
	 
	cinema e teatro são concorrentes indiretos quando o assunto é lazer e entretenimento;
	
	profissionais de educação física concorrem indiretamente com nutricionistas quando o interesse é emagrecer;
	
	uma empresa de circuito fechado de TV e uma empresa de vigilância são concorrentes indiretos quando o assunto é segurança patrimonial;
	 
	carros e motocicletas são concorrentes diretos quando o assunto é transporte particular;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301186966)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Uma empresa com orientação de mercado em vendas é uma empresa focada em:
I) Investir e garantir a produção.
II) Desenvolver e ampliar seu produto.
III) Garantir sua distribuição e melhorar sua logística de entregas.
IV) Uma vez combinando I e III, oferecer o produto sempre disponível ao consumidor e com melhores preços que a concorrência.
V) Manter sempre em dia pesquisas sobre expectativas e tendências do mercado, seus consumidores e ações da concorrência a fim de orientar suas estratégias de comunicação.
Quais itens podem ser combinados para formar um conceito correto e capaz de explicar o foco de uma empresa orientada em vendas?
		
	
	I, II e V.
	 
	Nenhum dos itens.
	
	II, III e IV.
	
	II e V.
	 
	I, II e III.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301372355)
	Pontos: 0,5  / 0,8
	Ricardo, gerente de marketing de uma empresa de cosméticos, após a realização de um estudo de mercado decide ampliar o portfólio de produtos da sua empresa. Vai atuar na categoria de xampu, voltado para o segmento infantil. Após a escolha do segmento a ser explorado, Ricardo decide o posicionamento a ser trabalhado para a nova linha de xampu e condicionador infantil. Neste sentido, explore o conceito de posicionamento  e a sua importância no planejamento  estratégico.
		
	
Resposta: dentre os produtosinfantis oferecidos, ricado tem que avaliar como sera o seu produto, qual a maneira que ele vai introduzir este produto no mercado, pois já existe dentro do mercado algumas marcas que ofertam xampu e condicionador infantil, expor um produto que chame a atenção do consumidor juntamente com um marketing poderoso, e adicionar um diferencial em seu produto.
	
Gabarito: O conceito de posicionamento refere-se à criação de uma posição ou imagem para a marca na mente do consumidor que seja diferenciada em relação às marcas da concorrência, a fim de obter vantagem competitiva. Posicionar uma marca significa conseguir que um produto ocupe um lugar claro, distinto e desejável na mente  dos consumidores-alvo  em relação aos concorrentes.  O posicionamento faz com que o consumidor se identifique com determinada marca de produto, optando por comprá-lo. Quanto mais diferente e desejável uma marca consegue ser, mais claro será o seu posicionamento na mente do consumidor. Quando uma marca possui um forte posicionamento, os consumidores tendem a lembrar dessa marca com mais frequência e, normalmente, em primeiro lugar.

Outros materiais