Buscar

Doenças Degenerativas TRABALHO DE JOSÉ ALDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Doenças Degenerativas
By: José Aldo
CSE- COLEGIO SANTO EXPEDITO
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA CLÍNICA MÉDICA
PROFESSORA HAYLLA TORRES
TURMA DO SÁBADO SALA 08
TRABALHO APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO
TEMA: DOENÇAS DEGENERATIVAS
MONTEIRO-PB/2016
O QUE É?
Doença degenerativa é toda aquela doença que altera o funcionamento normal de uma célula, tecido ou órgão. Elas provocam a degeneração de todo o organismo, envolvendo vasos sanguíneos, tecidos, ossos, visão, órgãos internos e cérebro.
As principais doenças:
Arteriosclerose, Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, entre outras.
As doenças degenerativas crônicas são as maiores responsáveis por mortes e por invalidez no mundo todo. A artrose, osteoartrose ou artrite degenerativa é uma doença que acomete a cartilagem das articulações.
A “Artrose”
A artrose está mais freqüente nas mulheres do que nos homens. Alguns fatores predispõem o aparecimento da osteoartrose, são eles: fatores genéticos, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, vida sedentária, entre outros. A artrose é uma doença progressiva e que ainda não existe cura, por isso o diagnóstico precoce e o inicio do tratamento imediato com o médico melhora a qualidade de vida do paciente.
As causas das doenças degenerativas:
São devidas a fatores genéticos e são incentivadas por fatores externos como erros alimentares ou uma vida sedentária
As doenças degenerativas são as causas mais importantes em países desenvolvidos.
Perguntas e suas respostas!
1. Como o médico diagnostica as doenças degenerativas?
Cada uma das doenças degenerativas demanda exames complementares diferentes, mas grande número delas já pode ser diagnosticada por meio de uma detida história clínica e um exame físico bem conduzido.
2. Como o médico trata as doenças degenerativas?
As doenças degenerativas não têm tratamento específico e não têm cura. Os tratamentos se limitam a reduzir a velocidade da evolução da doença e minorar ou eliminar seus eventuais sintomas.
3. Como prevenir as doenças degenerativas?
Na maioria dos casos, não há como prevenir as doenças degenerativas. Algumas poucas podem resultar da exposição a certos agentes nocivos, como metais pesados; nesses casos, deve-se evitar o contato com esses agentes.
4. Como evoluem as doenças degenerativas?
Grande parte das doenças degenerativas evolui para uma piora progressiva. Algumas, como a doença de Alzheimer, por exemplo, não implicam diretamente na morte, mas outras terminam nela.
As doenças degenerativas são crônicas, não transmissíveis e algumas não têm causa conhecida. Sabe-se, no entanto, que muitas delas são multifatoriais, ou seja, causadas por um grupo de fatores, como tabagismo, excesso de peso corporal, má alimentação, vida sedentária, predisposição genética e alcoolismo. A Medicina moderna já dispõe de tratamentos, porém, a cura para tais enfermidades ainda não existe.
Exemplo de Doenças Degenerativas
O câncer é uma doença causada pela proliferação desordenada de células que sofreram mutações genéticas.
As células, então, aglomeram-se, formando um tumor, que é considerado maligno quando causa danos ao organismo.
Quando não combatido de forma adequada e, de preferência, precoce, o câncer pode levar o indivíduo à morte.
Além das doenças mais conhecidas como DEGENERATIVAS, ainda há as doenças NEURODEGENERATIVAS, que são acometidas por algumas doenças estudadas e encontradas no contexto das doenças degenerativas(sendo elas as mais comuns).
Doença NEURODEGENERATIVA
As doenças neurogenerativas se caracterizam pela morte precoce, excessiva e progressiva de neurônios em determinadas áreas do cérebro. Por afetar as células do sistema nervoso, os portadores dessas doenças perdem suas capacidades cognitivas (linguagem, memória, raciocínio, atenção, percepção) bem como suas funções motoras e fisiológicas.
Exemplo de Doença Neurodegenerativa: Mal de Alzheimer
Doença Neurodegenerativa mais comum, afeta mais mulheres do que homens. Pessoas acometidas pela doença perdem neurônios encefálicos, assim, ao passo que o distúrbio progride, o encéfalo se torna menor e mais leve.
Os portadores da doença apresentam perda temporária de memória e se tornam incapazes de tomar decisões.
Coreia de Huntington
Doença hereditária provocada por uma mutação gênica autossômica dominante. Os principais sintomas da doença são demência, rigidez do corpo e movimentos corporais descompensados. É muito mais rara dos que os males de Alzheimer e Parkinson.
CONCLUSÃO
Uma ótima maneira de prevenir o desenvolvimento de determinadas doenças degenerativas é manter hábitos saudáveis de vida, principalmente:
Adotar uma dieta equilibrada, sem excessos de açúcares, gorduras saturadas e outros compostos que trazem prejuízos ao organismo.
Praticar atividades físicas diária e regularmente.
Evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.
Referências
ABCMED, 2015. Conhecendo melhor as doenças degenerativas. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/756377/conhecendo-melhor-as-doencas-degenerativas.htm>. 
AMABIS, José Mariano, MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia volume 2. São Paulo: Moderna, 2004. http://www.maeterra.com.br/site/biblioteca/Obesidade-OPAS.pdf
Farmácia, https://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/14305/doenca-degenerativa
Mayara Lopes Cardoso. www.coladaweb.com/doencas/doencas-degenerativas
Revitalle Brasil, http://www.revitallebrasil.com.br/areas-de-atuacao/disturbios-afetivos-e-doencas-degenerativas/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais