Buscar

LUDICIDADE OBJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LUDICIDADE
 
1)  Leia o seguinte trecho do artigo:
‘’ Divergindo de outros países, o Brasil introduz a brinquedoteca como alternativa para dispor de brinquedos, mas acaba destruindo a riqueza do lúdico ao trabalhar em sala ambiente com pouco uso, como vitrine decorativa ou espaço para demonstração de atividade didática ‘’
De acordo com o livro – base  A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA, marque a alternativa que identifica corretamente o papel da brinquedoteca...
B-  A brinquedoteca tem o papel de estimular nas crianças o brincar, a partir do acesso a uma variedade de brinquedos.
 
2)  Leia a seguinte afirmativa:
‘’ Do ponto de vista social, jogar é um convite á descentração, quando se tratam de jogos regrados, pois a regra é um regulador das ações, algo previsto, portanto, compartilhavel’’
A ludicidade , na área da Educação , segundo o livro- base
A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA, define – se entre conceitos de jogo. Marque a alternativa que apresenta corretamente a função dos jogos na educação infantil:
B-  A prática dos jogos educativos na educação infantil tem função de desenvolver saberes, conhecimentos e apreensão de mundo.
 
3)   Leia o seguinte texto:
 O cavalo sacode a crina
E nas verdes ervas atira
Sua branca vida.
Seu relincho estremece as raízes
e ele ensina aos ventos
a alegria de sentir livres
seus movimentos.
Trabalhou todo dia, tanto !
Desde a madrugada !
Descansa entre as flores, cavalinho branco
de crina dourada ! De acordo com o livro – base  A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA, o movimento e o controle do corpo são bases para a aula ...
Sobre essa temática, marque a alternativa correta:
E-  O jogo é um impulso lúdico do próprio ser humano, e favorece o desenvolvimento dos movimentos do corpo, principalmente nos períodos chamados por Piaget de ‘’sensório – motor’’
 
4)        Leia o seguinte trecho de artigo:
‘’No decorrer da história, os primeiros questionamentos sobre o brincar não estavam  relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas focavam a cultura. Wallon, Piaget e Vygotsky buscam compreender como os pequenos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura. Wallon pontuou que diversão deve ter fins em si mesma, possibilitando as crianças o despertar de capacidades, como a articulação com os colegas, sem preocupação didática’’.
O livro – base A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA aborda a afirmação do lúdico como forma de resgatar a cultura da infância ... a respeito da cultura lúdica:
 
A-       A cultura lúdica pode ser resgatada através de jogos tradicionais de um pais. Por exemplo, no Brasil temos os jogos de mãe cola, lenço atrás, morto vivo, estátua, entre outros.
 
5)  Para levar informação e desmistificar o ‘’ juridiquês’’ com a criançada,  a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação Magistrados do Amazonas (Amazon),nesta terça – feira (05), ás 9h, a aCartilha Cidadania e Justiça, uma publicação especial com informações em formato gibi sobre vários temas que envolvem o judiciário’’
Segundo o livro – base A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA , para a criança, a brincadeira de faz de conta é:
 B-     Uma forma de agir e enfrentar desafios, organizar o pensamento  e elaborar regras.
 
6)   Leia o seguinte extrato de texto:
‘’ Uma educação lúdica tem na sua base uma compreensão de que o ser humano  é um ser em movimento, permanentemente construtivo de si mesmo... foge ao entendimento de que o ser humano é um ser dado pronto e que deve , no decorrer, da existência , ‘’ salvar a sua alma’’, visão sobre a qual está assentada a pedagogia tradicional ’’.
Segundo o livro – base A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA , a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz ... e social. Sobre a ludicidade desenvolvida em sala de aula, marque V ou F :
             (     ) O jogo é uma atividade livre e alegre, com grande valor social , oferecendo inúmeras  possibilidades educacionais.
           (     ) Para que a ludicidade se faça presente no ambiente escolar, é preciso que os professores sejam preparados em sua formação inicial.
          (     )  É preciso deixar o jogo á margem da atividade educativa, pois o interessante é que o professor avalie o processo através da espontaneidade das crianças.
         (     ) Ao inserir contos, lendas, brinquedos e brincadeiras nas ações pedagógicas, o foco da aprendizagem será desviado.
   Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A)   V – F – V – V
 B)  F – V – V – V
C)  V – V – V – F
 
7)  Leia a seguinte afirmação:
Os mediadores  – brinquedistas devem ter:  (a) conhecimento dos princípios gerais do desenvolvimento infantil e profunda compreensão da realidade a qual está interagindo;   (b)  capacidade para criar relações empáticas e não autoritárias;
(c) conhecimento de recursos mediacionais, e sua importância para o desenvolvimento infantil;
 Segundo o livro – base A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA , marque a alternativa correta a respeito da brinquedoteca:
E-   É desejável que o professor participe das brincadeiras, sendo mediador e ajudando as crianças a brincar, porém sempre respeitando suas imaginações.
 
8)  Observe a imagem:
 (A imagem está na página 54) Esse quebra – cabeça pode ser utilizado em diversos jogos com intencionalidade pedagógica. Conforme o livro – base
 A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA ,  marque a alternativa correta sobre a concepção do pensador Piaget a respeito dos jogos:
 
A-  Para Piaget, o jogo é fundamental para o desenvolvimento da criança, na medida em que este jogo seja direcionado para atividades...
D-  Existem, segundo Piaget, quatro sucessivos sistemas de jogos: o jogo de exercício, o jogo simbólico, o jogo de regras  e o jogo de construção.
 
9)  Leia o seguinte extrato de texto:
‘’A brincadeira  do faz de conta  ou também  conhecida como jogo simbólico é uma atividade lúdica importante para as crianças desenvolverem sua autonomia,  ...   pessoas e objetos do seu meio que elas têm oportunidades de expressar suas aprendizagens, porque não estarão apenas brincando, mas sim desenvolvendo ... controlando as suas ansiedades e medos’’ .
O faz de conta, é uma forma de brincadeira que pode ser direcionada para um fim pedagógico, como, por exemplo o desenvolvimento da linguagem. Sobre esse assunto de acordo com o livro – base A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA , é correto afirmar que:
A-  O faz de conta é uma forma de dramatização, que desenvolve a capacidade de representação da criança, com recursos gestuais intencionais.
 
10)             Considere a seguinte afirmação:
‘’No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo – se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ... este mundo é que se chama da brincadeira‘’.
Sobre os conceitos de brincadeira, brinquedo e jogo abordados no livro – base  A LUDICIDADDE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE  PEDAGÓGICA , assinale V ou F :
(    )  O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizem as ações dos sujeitos envolvidos. (V )  A brincadeira caracteriza – se por iniciar pela imaginação e despir – se de intencionalidade na ação
(  F )  A regra não se faz necessária no decorrer da brincadeira.
(  V  ) Os brinquedos nada mais são do que a imaginação  colocada em prática.
 
B)   V – V – F – V
1)   ‘’ Defendendo a literatura infantil como agente formador , por excelência , chega- se á conclusão de que o professor precisa estar “ sintonizado’’  com as transformações do exercício ... reorganizar seu próprio conhecimento ou consciência de mundo, orientado em três direções principais: da  literatura (como leitor atento) , da realidade social que o cerca (como cidadão com ... da “ geleia geral’’  dominante e de suas possíveis causas)  e da docência (como profissional competente) ‘’
Apartir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base METODOLOGIA  DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL, no que diz respeito ás habilidades e competências ... professor para trabalhar  o texto literário em sala de aula, analise as sentenças a seguir  e marque V ou F :
             (   ) O conhecimento que o professor deve ter do acervo literário não precisa ser amplo, desde que conheça obras canônicas e representativas da literatura  infantil brasileira, até mesmo porque são essas obras que serviram de referência para os autores contemporâneos.
           (  ) O professor deve dominar o conhecimento técnico sobre o texto literário e sobre julgar e reconhecer obras esteticamente bem desenvolvidas, o que possibilita a seleção de obras literárias  ... de valor.
          (   ) É esperado do professor que trabalha com a literatura ter o conhecimento  e a capacidade  de desenvolver junto aos seus alunos técnicas e métodos de ensino que promova desenvolvimento do leitor em formação , bem como estimular a continuidade desse processo.
Agora , marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
C)      F- V – V 
 
 
2)   Atente para a seguinte afirmação :
 “ Só  o fato de que as perspectivas do texto sejam dadas ao ponto de vista do leitor por segmentos, mostra que a coerência do texto se cumpre pelos atos de representação do leitor. Se os vazios dos textos ficcionais os orientam contra o pano de fundo da linguagem pragmática ,contribuindo para a desautomatizaçao  das expectativas habituais do leitor, então esse precisa reformular para o texto formulado, a fim de ser capaz de recebe- lo”
Levando em consideração  a leitura do texto dado como reflexão  e os conteúdos abordados ao livro – base METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL  em relação ás habilidades necessárias ao leitor para converter a linguagem escrita  da literatura em sentido, analise as seguintes afirmações:
          I.   A capacidade de apreensão do sentido depende do modo como o leitor utiliza o repertório de suas vivências  e experiências para converter a linguagem escrita em sentido.
 II.  A compreensão  do leitor em relação á linguagem  escrita da literatura se desenvolve na medida em que ele se exercita na leitura do texto literário apenas, pois a função em outras linguagens artísticas não atinge a especificação necessária  para  a apreensão da linguagem literária.
III.     Ao exercitar a leitura da escrita literária , o leitor ,devolve a comunidade de leitores a sua experiência de leitura por meio dos sentidos que conseguiu produzir, contribuindo para a ampliação do ciclo da leitura.Agora, assinale a alternativa que apresente a(s) afirmativa(s) correta(s) :
C)   I e III apenas 
LUDICIDADE
1)    Considere a seguinte passagem de texto:
‘’ No contexto atual da educação infantil os brinquedos tem dois usos com significações distintas: educadores que valorizam a socialização adotam o ... livre, e os visam á escolarização ou aquisição de conteúdos escolares, o brincar dirigido e os jogos educativos ‘’.
O brinquedo é um objeto que dá suporte ao jogo e á brincadeira , de acordo com o livro – base  A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA . Se assim, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 Brinquedo
 Brincadeira
 Jogos educativos
(      )  Momento de interação espontânea da criança com o outro,     sozinha ou com a natureza.
(      )  É um objeto em que a criança atribui diversos sentidos e significados e dá suporte á brincadeira.
(      )  Recursos pedagógicos que favorecem a construção do conhecimento dos alunos, em todos os seus sentidos.
Agora, marque a sequência correta:
B)  2 – 1 – 3
 
2)   Leia o texto a seguir:
  ‘’O ano de 2006 representa, seguramente, um marco na história das políticas públicas em relação á infância das crianças brasileiras e ás suas experiências de escolarização. Trata – se do momento em que se oficializou uma mudança de grande importância para o sistema escolar:  a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos’’.   
Segundo o livro – base  A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA , o ensino fundamental de 9 anos deve primar pelas diferentes linguagens. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas:
       Quando o aluno do ensino fundamental apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem, o professor deve repetir o método de ensino.
       As diferentes linguagens que devem ser utilizadas com alunos do ensino fundamental são em síntese: corporal, oral e escrita.
      Os jogos no ensino fundamental são ferramentas pedagógicas para desenvolver autoconhecimento e autonomia nos educandos.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
A-    Apenas  as afirmativas II e III estão corretas.
 
3)   Leia o seguinte trecho de artigo:
‘’ A atitude imitativa assegura o elo com os iguais, facilitando a identificação com parceiros. Essa atitude, inicialmente intuitiva, apenas segui o fluxo rítmico dos movimentos do outro, que logo transbordarão, porém, para níveis de cognição mais elevados, ampliando sua aprendizagem. A imitação, a principio vinculante – afetiva, propicia a passagem ao cognitivo. Ela é um instrumento de aprendizagem social’’.
Os jogos simbólicos favorecem a imitação  de papéis, a resolução de conflitos, entre outros aspectos, de acordo com o livro – base
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA.
Sobre jogos simbólicos, marque a alternativa correta:
 
B-  Os jogos simbólicos se caracterizam pelas possibilidades de alteração da realidade, de acordo com as necessidades da criança.
 
4)   Leia o seguinte trecho de artigo:
‘’ Bruner (1986) aponta cinco funções da brincadeira:
1) Redução das consequências de erros e fracassos, sendo uma atividade que se justifica por si mesma;  
A brinquedoteca é um lugar privilegiado para o desenvolvimento de brincadeiras espontâneas, de acordo com o livro – base  A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA . Nesse sentido, é correto afirmar:
 
E-   A brinquedoteca deve oferecer um espaço seguro e acolhedor para a criança, contando com brinquedos que estimulam  todos os seus sentidos.
2)“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:
I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem.
III. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente.
IV. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
São corretas as afirmativas:
	
	B
	I, II apenas.5) Leia a seguinte passagem de texto: 
 '' Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua importancia , pois promovem situaçoes de ensino - aprendizaem ... do conhecimento , introduzindo atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciaçao e a açao ativa e motivadora...Conforme o livro - base A LUDICIDADE NA EDUCAÇAO : UMA ATITUDE PEDAGÓGICA, marque a alternativa correta a respeito dos jogos
B- Os jogos, quando usados como recurso pedagógico, sao situaçoes lúdicas elaboradas pelos adultos(professores)... aprendizagem especificas.

Outros materiais