Buscar

História da Cultura e da Sociedade No Mundo Contemporâneo - Teste de Conhecimento 10 - 2016.02 – Alvaro Artur Guedes De Melo

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	
	 Retornar
	
	
		  HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0028_EX_A10_ 
	Matrícula:  
	Aluno(a): 
	Data: 11/10/2016 14:17:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608502793)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	São países que compõem o Mercosul:
		
	
	Porto Rico, Caribe, Argentina e Chile
	 
	Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai
	
	Chile, México, Paraguai e Venezuela
	
	Uruguai, Chile, Bolívia e Colômbia
	
	Colômbia, Equador, Chile e Argentina
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608502787)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como consequências do ataque terrorista ocorrido em 11 de setembro de 2001, podemos apontar:
		
	
	Fortalecimento do neoliberalismo
	
	Ampliação do capitalismo
	
	Intervenções na Colômbia
	 
	Intervenções no Afeganistão
	
	Aumento de grupos neofascistas
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608503201)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Após os ataques de 11 de setembro, quais medidas forma adotadas pelos EUA para evitar que outras ações terroristas como aquelas acontecessem?
		
	
	Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de West Point em Porto Rico.
	
	Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de West Point, em Washington.
	
	Foram enviadas tropas à Palestina, o Paquistão foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
	
	Foram enviadas tropas ao Iran, a Coreia do Norte foi atacada e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
	 
	Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608502556)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir da década de 1990, as novas tecnologias de comunicação e de transportes permitem uma expansão comercial e industrial nunca vista, dentro do fenômeno da globalização. A concorrência que surge a partir daí leva à criação de áreas de livre comércio, que envolvem vários países mas geralmente beneficiando apenas um deles. Nesse processo, os EUA afirmam-se como única potência mundial, incrementando a exportação da sua cultura, do seu modelo político e econômico, o que vai gerar reações, principalmente em países cujas condições não permitem que se beneficiem da economia globalizada. Assinale, abaixo, a opção correta que indica como essas reações se materializaram.
		
	 
	As reações se materializam com a criação de grupos de extrema-direita, ligados ou não a ideologias religiosas, cuja visão de mundo é completamente diferente daquela expressa na cultura e no modelo político e econômico exportado pelos EUA.
	
	As reações se materializaram através de barreiras comerciais impostas por países em desenvolvimento aos produtos norte-americanos.
	
	As reações se materializaram pelo rompimento de relações diplomáticas de vários países em desenvolvimento com os EUA.
	
	As reações se materializam através de grandes manifestações de rua nas principais cidades do mundo.
	
	As reações se materializam através de protestos que as nações em desenvolvimento apresentaram em assembleias realizadas na Organização das Nações Unidas (ONU).
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608502565)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como vimos, a partir do final da União Soviética, o mundo deixa de ser bipolar e passa a ser multipolar, com o surgimento de vários blocos econômicos sendo que um deles foi o NAFTA. Assinale, a seguir, a opção correta que define o que é o NAFTA.
		
	
	Um tratado de comércio que envolve os países asiáticos.
	
	Um tratado de comércio que envolve todos os países da América do Sul.
	
	Um tratado de comércio que envolve os países da Europa ocidental.
	 
	Um tratado de comércio que envolve os EUA, Canadá e México.
	
	Um tratado de comércio que envolve os países que compõem o Reino Unido.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608503199)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os atentados terroristas de 11/09 deram início a uma ampla discussão sobre o terrorismo nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Políticos, jornalistas e o público em geral começaram um debate para tentar entender quais eram as motivações dos terroristas e o que os levou a cometer atos extremos contra populações civis. Assinale a melhor justificativa para o terrorismo no mundo atual.
		
	 
	Interesses políticos, econômicos e religiosos passaram a se misturar e a serem defendidos de forma extrema na forma de ataques à bomba, sequestro de aviões, exterminações em massa são os maiores responsáveis pelo crescimento do número de atentados terroristas no mundo atual.
	
	O desrespeito aos direitos humanos na China e nos países de maioria muçulmana são as maiores responsáveis pelo crescimento do número de atentados terroristas no mundo atual.
	
	Pobreza e ignorância são as maiores responsáveis pelo crescimento do número de atentados terroristas no mundo atual.
	
	Governantes como Hugo Chaves e Fidel Castro são os maiores responsáveis pelo crescimento do número de atentados terroristas no mundo atual.
	
	A Aids e as doenças no continente africano são as maiores responsáveis pelo crescimento do número de atentados terroristas no mundo atual.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608502631)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir de 1990 a supremacia político-econômica dos EUA tornou-se cada vez mais evidente. Selecione, dentre as alternativas abaixo, aquela que explica melhor as razões para essa supremacia.
		
	 
	O fim da URSS, combalida econômica e politicamente, deixando os EUA, que antes dividiam a supremacia mundial com os soviéticos, isolado como país mais poderoso nos âmbitos econômico, político e militar.
	
	Os diversos conflitos regionais que enfraquecem vários países e blocos econômicos.
	
	As diversas crises econômicas que assolaram blocos e países, como a crise dos Tigres Asiáticos e a crise da Rússia, afetando a saúde econômico-financeira dos credores desses países.
	
	Essa supremacia deveu-se somente aos resultados positivos alcançados pelas políticas neoliberais implementadas pelo presidente George Bush.
	
	O fracasso dos blocos econômicos regionais, incluindo o MERCOSUL e o NAFTA, e o enfraquecimento econômico da União Europeia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608258214)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante a Guerra Fria o enfrentamento indireto era realizado através da espionagem e do terrorismo. Já no século XXI o mundo presenciou um dos atentados mais intensos, o ataque ao World Trade Center em 11 de Setembro de 2001. Sobre o atentado terrorista podemos afirmar:
		
	 
	Ataque realizado pela Al Qaeda, organização liderada por Osama Bin Laden que era apoiada pelo Afeganistão.
	
	Foi realizado pela Al Qaeda, organização liderada por Osama Bin Laden que mantinha suas bases no Irã.
	
	Conseqüência da insatisfação de setores árabes locais como protesto contra as duras leis para imigrantes.Foi realizado por organizações palestinas em protesto contra o apoio norte-americano ao Estado de Israel.
	
	O ataque foi realizado por organizações iraquianas insatisfeitas com as leis de imigração e preconceito.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Retornar
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes