Buscar

Avaliação 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação 4
	
		1.
		A inclusão e a participação de surdos em escolas regulares aumenta cada vez mais, a realidade é inegável e deve acontecer. Nessa perspectiva, a Educação conta com uma nova categoria de profissionais nas salas de aulas inclusivas, para a acessibilidade comunicativas dos surdos. Nesse novo cenário educacional, a que categoria de profissionais o enunciado se refere:
		
	
	
	
	
	Ledores de Braille.
	
	 
	Intérpretes de LIBRAS.
	
	
	Tutores de surdos.
	
	
	Intérpretes de Braille.
	
	
	Cuidadores de surdos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A família é a base de formação do sujeito, é o primeiro ambiente de interação e comunicação, onde valores são apreendidos e construídos, mas as crianças surdas enfrentam grandes dificuldades comunicativas em seus lares. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA sobre interação linguística em relação às famílias em que há surdos:
		
	
	
	
	 
	A maioria das crianças surdas nasce em lares ouvintes, por falarem línguas diferentes a comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos fica comprometida, trazendo grandes prejuízos à criança.
	
	
	A família deve interagir sempre em Língua Portuguesa com as crianças surdas, pois essas devem dominar a língua majoritária.
	
	
	Não há necessidade de interação com as crianças surdas, porque elas não são capazes de aprender, nem de assimilar conceitos.
	
	
	A falta da audição limita por completo a criança surda, impedindo-a de se comunicar e interagir.
	
	 
	Quando uma família é formada somente por pessoas surdas, fica impossível a comunicação entre eles, pois não usam a língua oral.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No caso de alunos surdos que já dominam a LIBRAS e que estudam em escolas regulares, a presença do intérprete de LIBRAS garante a eles o direito à acessibilidade na comunicação através de sua própria língua. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde à atuação ética do intérprete de LIBRAS em sala de aula:
		
	
	
	
	
	O intérprete de LIBRAS deve atender as demandas da sala de aula, seja a pedido do professor, seja a pedido dos alunos ouvintes e surdos, para que haja comunicação entre todos.
	
	 
	O intérprete de LIBRAS deve se conscientizar que ele não é o professor e em situações pedagógicas não poderá resolver as dúvidas dos alunos surdos, limitando-se às funções interpretativas.
	
	
	Sua conduta ética deve orientar o intérprete de LIBRAS a sempre garantir o melhor processo de trocas discursivas (diálogos) entre professores e alunos surdos.
	
	 
	O intérprete de LIBRAS permitirá que seu contato pessoal com os surdos, que é maior do que a do professor que não domina a LIBRAS, interfira em sua atuação na sala de aula e na escola, favorecendo-o sempre que for necessário.
	
	
	O intérprete de LIBRAS manterá a imparcialidade de sua profissão e deve desenvolver uma relação sadia com os surdos e o corpo docente.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por:
		
	
	
	
	
	Presidente Getúlio Vargas.
	
	
	Jesuítas.
	
	
	Dom Pedro I.
	
	 
	Ernest Huet.
	
	 
	Presidente Fernando Henrique Cardoso.
	
	
	
		5.
		As novas concepções acerca da surdez vêm contribuindo para o desenvolvimento e para a inclusão social das pessoas surdas. Diferente da visão clínica, a perspectiva socioantropológica da surdez insere esses sujeitos em uma nova ótica, diferenciada da visão tradicional. Segundo essa nova perspectiva, podemos encarar a surdez da seguinte forma:
		
	
	
	
	
	Como uma característica que torna o indivíduo especial neste mundo.
	
	
	Como uma deficiência que precisa ser tratada e curada.
	
	
	Como uma incapacidade humana que causa a mudez.
	
	 
	Como uma diferença humana que precisa ter caráter linguístico.
	
	
	Como uma diferença que precisa ser tratada por meio de terapia.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação:
		
	
	
	
	
	Provoca uma corrida à escola, para que a criança aprenda LIBRAS o mais rápido possível.
	
	 
	Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
	
	
	Provoca uma rejeição, por ser uma criança deficiente.
	
	
	Provoca um desespero, pois a criança precisará de cuidados especiais.
	
	
	Provoca a exclusão familiar e a necessidade de adoção medidas de inclusão familiar.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Sabendo que a surdez é a ausência de audição, pode-se dividir as pessoas com surdez em dois grupos: Deficientes Auditivos e Surdos. Considerando que há diferenças entre os dois grupos sociais, leia as alternativas e marque a única INCORRETA acerca de suas representações culturais.
		
	
	
	
	
	Os surdos são aqueles que participam da cultura e comunidade surda, constituem sua identidade social a partir da experiência visual e das inter-relações sociais com outros surdos usuários da LIBRAS e têm esse idioma como língua natural e de expressão de ideias, pensamentos e outros.
	
	
	Os surdos são pessoas que utilizam a comunicação espaço-visual como principal meio de conhecer e interpretar o mundo, em substituição à audição e à fala. Eles são usuários da língua de sinais; sua audição não é funcional na vida comum. Para o hipoacústico (deficiente auditivo), a audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
	
	
	Para os surdos, as crianças surdas devem ter como modelo linguístico, surdos adultos. Não se veem como deficientes, mas sim como diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria.
	
	 
	O Deficiente Auditivo rechaça o uso da LIBRAS, nega a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicarem. Geralmente usam próteses auditivas.
	
	 
	Não há diferenças entre Deficiente Auditivo e Surdo, é só uma questão de nomenclatura e a forma correta de se referir às pessoas com surdez é Deficiente Auditivo, enfatizando assim a sua limitação.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O termo sujeito sinalizante, usado nesta disciplina, faz referência:
		
	
	
	
	
	Aos surdos que aprenderam a língua de sinais em casa.
	
	
	Aos surdos, suas famílias e a alguns surdos oralizados.
	
	
	A toda e qualquer pessoa surda.
	
	
	Aos professores que usam LIBRAS.
	
	 
	A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.

Outros materiais