Buscar

Lei Geral da Copa

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ
Disciplina: Teoria Geral do Estado
Professor: Hugo César Gusmão
Aluno: Vanildo Barbosa Torres Segundo Almeida
Atividade sobre a relação: Lei Geral da Copa X Vulnerabilidade de uma Nação
1) 	Segundo Cláudia Lima Marques, vulnerabilidade é uma situação permanente ou provisória, individual ou coletiva, que fragiliza, enfraquece o sujeito de direitos, desequilibrando a relação de consumo. Vulnerabilidade é uma característica, um estado do sujeito mais fraco, um sinal de necessidade de proteção.
Diante do conceito de vulnerabilidade e em atenção do conteúdo do texto de Roberto DaMatta, e da preparação e execução da Copa do Mundo de Futebol de 2014, responda de forma fundamentada: uma nação inteira pode ser vulnerável?
Uma nação inteira pode sim ser vulnerável. Para dar iniciar é importante ressaltar que devido à isenção fiscal concedida a FIFA em 2014 para a Copa do Mundo no Brasil, a Procuradoria Geral da República encaminhou uma ação direta de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal, em que colocava em xeque justamente esses “benefícios”. Ao ter conhecimento de que realização da Copa do mundo no Brasil não foi uma imposição da Fifa, mas sim fruto de uma vontade do próprio país, que segundo a Procuradoria Geral da República agiu com a intenção de fazer um benefício de maneira ilegítima, indo contra os artigos 3º e 150, II, da Constituição da República. Além disso tem por exemplo a exigência do pagamento de uma parcela em dinheiro para os jogadores das Copas do Mundo de 1959, 1962, 1970, citado nos artigos 37 a 47 da Lei Geral, que vai contra o artigo 5 da Constituição, de maneira que relativiza a “igualdade”, já que o prêmio só é dado para aqueles que venceram a competição, deixando de lado todo o esforço feito por outros jogadores em outros anos.
No capítulo sobre Cidadania do livro “A casa e a rua” de Roberto Damatta, ele trata sobre a universalidade do cidadão e da ideia de cidadania como um papel universal que contribui para que seja liquidada a ideia das leis particulares e privilégios, e compensar as diferenciações e hierarquizações. Mas que essas diferenciações e hierarquizações acontecem de qualquer forma. E ele enfatiza que em nossa sociedade, um exemplo de como isso ocorre é com a supervalorização do que vem exterior, do estrangeiro. O que podemos associar com essa Lei Geral da Copa, algo que apesar do consentimento do país para sediar o evento, foi imposto por uma organização que tem seu estamento próprio e que cobrou do Brasil coisas, sem se preocupar com as relações internas do país. Os brasileiros em questão e até as instituições nacionais podem ser vistas como menos importantes e de menor valor, em relação a algo de fora, como a FIFA. E uma vez que o Estado se torna vulnerável a alguma entidade ou a algo de fora, colocando então, toda a nação em uma situação de vulnerabilidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes