Buscar

PROVA DISCURSIVA GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO DE MICRO E PEQ. EMPRESAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MARLENE SUDARIO GUIMARAES - 
Nota: 80
Disciplina(s):
Gestão da Qualidade
Gestão de Micro e Pequenas Empresas
	Data de início:
	15/09/2016 18:12
	Prazo máximo entrega:
	15/09/2016 19:12
	Data de entrega:
	15/09/2016 19:06
Questão 1/5
O estudo e o planejamento é o diferencial para o sucesso ou insucesso de um empreendimento, por isso os empreendedores devem seguir alguns passos para o desenvolvimento da ideia do negócio – decisão, ideia, estudo, plano e ação. Explique esses passos.
Nota: 20.0
	O processo decisório para a caminhada empreendedora envolve cinco passos: 1. Decisão: partir para a caminhada empreendedora requer uma autoanálise profunda. Aspectos como automotivação para empreender, conhecimentos técnicos, disponibilidade de informações e novas habilidades a serem desenvolvidas são perguntas e dúvidas a serem respondidas pelo empreendedor, que refletirá no seu modo de empreender. 2. Ideia: o processo de geração de ideias de negócio envolve criatividade, percepção de necessidades dos clientes e transformação dessas necessidades em oportunidades de negócio.(...) . 3. Estudo: é importante estudar o mercado para avaliar a ideia, verificando se existem restrições legais à entrada na área de negócio pretendida, (...) além de forte concorrência (...). 4. Plano: deve ser a ferramenta de gerenciamento da ideia a ser desenvolvida. 5. Ação: nada acontecerá com o plano, cm a ideia ou com os estudos realizados se não houver ação. (...).(SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 79-80).
Resposta:- Decisão: partir para a caminhada empreendedora requer uma autoanálise profunda. Aspectos como automotivação para empreender, conhecimentos técnicos, disponibilidade de informações e novas habilidades a serem desenvolvidas. -Ideia: o processo de geração de ideias de negócio envolve criatividade, percepção de necessidades dos clientes e transformação dessas necessidades em oportunidades de negócio. -Estudo: é importante estudar o mercado para avaliar a ideia, verificando se existem restrições legais à entrada na área de negócio pretendida. -Plano: deve ser a ferramenta de gerenciamento da ideia a ser desenvolvida. O plano somente tem sentido quando usado para gerenciar ações e, mesmo que muito do que se planeja não aconteça, o simples fato de fazê-lo indica que muita reflexão foi desenvolvida no início das atividades do negócio. -Ação: nada acontecerá com o plano, com a ideia ou com os estudos realizados se não houver ação. Essa ação pode ser inclusive a de não investir no negócio. O processo decisório do empreendedor é sistêmico em sua natureza, concepção e prática.
Questão 2/5
TEMA: NORMAS SÉRIE ISO
Leia a situação descrita:
Roberto gerente de produção orientou seus funcionários para que cumpram com as normas da ISO, porque, segundo ele, a ISO impôs as normas e se as mesmas não forem cumpridas à fábrica será interditada pelo governo.
A parti disso, justifique se a orientação dada por Roberto é legal (no sentido do direito).  
Nota: 0.0
	Não, a ISO não tem autoridade sobre qualquer país para impor suas normas, visto que é uma entidade não governamental. Nesse sentido, a adoção de suas normas é realizada voluntariamente pelos governos e pelos mercados, os quais optam por aceitar suas exigências. (SELEME; STADLER, 2012, p. 137).
Resposta:
Questão 3/5
TEMA: GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
O PDCA é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis.
Explique a segunda etapa do Ciclo PDCA, etapa do FAZER.
Nota: 20.0
	D – Do – Fazer, Executar: É a realização da educação e dos treinamentos necessários à execução das atividades que servirão para se atingirem os objetivos e efetivamente a execução das atividades que compõem os processos e a realização da manutenção e das medições da qualidade. (SELEME; STADLER, 2012, p. 28).
Resposta:É a realização da educação e dos treinamentos necessários à execução das atividades que servirão para se atingirem os objetivos e efetivamente a execução das atividades que compõem os processos e a realização da manutenção e das medições da qualidade.
Questão 4/5
Para Young, Wendy e Fischer (2002) citados por Schneider e Branco (2012), o empreendedor pode ser classificado em quatro tipos: artesão, tecnológico, oportunista e estilo de vida. Explique o empreendedor artesão e o oportunista.
Nota: 20.0
	Artesão – possui habilidade técnica superior (marceneiro, alfaiate) e pouco conhecimento de negócios.
Oportunista - Alia o conhecimento técnico com o administrativo, o econômico, o legislativo ou o em línguas, e está constantemente atualizado. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 33).
Resposta:-Empreendedor artesão: possui habilidade técnica superior (marceneiro, alfaiate) e pouco conhecimento de negócios. Pensa e decide em curto prazo, não faz planejamento; o negócio é sua principal fonte de capital. O marketing do negócio tem como base o preço, o relacionamento pessoal, a personalização de produtos e a reputação. -Empreendedor oportunista: alia o conhecimento técnico com o administrativo, o econômico, o legislativo ou o em línguas, e está constantemente atualizado. Toma decisões em curto, médio e longo prazos, usa estratégias de marketing e esforços de venda variados de acordo com cada cliente e mercado. Preza pelo trabalho em equipe, orçamento e, principalmente, pequisas de mercado para o lançamento de novos produtos e para medir a satisfação de clientes. 
Questão 5/5
Em termos de conceito, o Desenvolvimento Local Sustentado é considerado uma estratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade. A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser classificada em três esferas. Cite as três esferas da sustentabilidade.
Nota: 20.0
	A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser assim classificada: economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 104-105).
 
Resposta:-Economicamente viável -Socialmente justa -Ambientalmente correta

Outros materiais

Outros materiais